RESPONDENDO AO GRAFFITI – RABINO ARIEH RAICHMAN

281_historia_4_1

Alguns ainda temem mostrar o orgulho judaico, pensam que ao viver como um judeu causará aumento no antissemitismo.


Muitos anos atrás, em uma pequena cidade na Grécia, chegou um rabino para ser o líder espiritual. Algumas pessoas não gostaram da presença do rabino, e ficaram muito preocupados com o que seria. No entanto, com o tempo elas perceberam que o Rabino rejuvenesceu a comunidade e só trouxe bem. Esses oponentes anteriores realmente se tornaram apoiadores e parceiros nas atividades religiosas. Um dia, um deles veio pedir perdão ao Rabino por havê-lo julgado prematuramente. O rabino disse que não se ofendera, mas sim o seu professor, o que o enviou para lá.

Como ofender o mestre de outra pessoa?

Na semana passada, graffitis foram pintados na parede de uma sinagoga local. As palavras “Viva -Palestina”, juntamente com um sinal comunista, e “EUA” riscado. Os autores de tal ato ofensivo não só humilharam uma sinagoga em Manaus, mas também humilharam o nosso D’us. Como diz o versículo: “Eu habitarei no meio dos filhos de Israel e Eu serei o seu D-us”.

Quando Jacob começou sua jornada de regresso a Israel, a Torá diz: “E Jacó prosseguiu o seu caminho, e os anjos de D-us o encontraram“. A Cabalá explica que o nome de Jacob descreve o conceito de servo. É um estágio espiritual onde a pessoa não tem desejos ou ambições próprias, mas somente as de seu mestre. Uma vez que a pessoa atinge este nível, então um ato ofensivo para ele, é sentido como um ato para seu mestre. É por isso que o rabino disse que seu professor estava ofendido, e por que D-us foi ofendido pelos graffiti.

Nossa Resposta

O versículo continua “seguiu seu caminho”, significa que uma pessoa não pode estar estagnada em seu judaísmo. Ela precisa continuar se movendo e crescendo. Com objetos materiais, sempre queremos mais, assim também deve ser o desejo com espiritualidade. O judaísmo também não deve ser limitado a “lugares santos” apenas, mas mesmo quando alguém se encontra na rua e deseja beber água, uma bênção deve ser dita. Ninguém vai saber e nem ouvir, mas o mestre, D’us, sabe de tudo.

Alguns ainda temem mostrar o orgulho judaico, pensam que ao viver como um judeu causará aumento no antissemitismo. No entanto, a Torá mantém-se diferente, como o versículo continua – “E os anjos de D-us o encontraram”. Para concluir, se a pessoa serve a D-us como Jacob, enquanto continua crescendo em seu Judaísmo, tanto na sinagoga como fora dela, então os anjos de D-us a ajudará e protegerá.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20