PROMESSAS DE ANO NOVO – POR AKIM ROHULA NETO

281_ESPECIAL_2_1

O fato de iniciar uma mudança de comportamento em janeiro ou outubro não tem influência na energia disponível para a aquisição de novos hábitos. A virada de ano é um evento psicológico, o ano novo é arbitrariamente escolhido por nós, portanto, a “virada” não “vira” nada em nós.


Você já fez ou conhece alguém que faz promessas de começo de ano, mas nunca as cumpre? Essas promessas possuem um problema específico em sua realização. Há uma crença inconsciente que faz com que as promessas de ano novo sejam mais fáceis de serem rompidas do que as outras, entenda melhor isso para começar com suas metas da forma certa.

Há uma dependência em relação ao ano novo. Acredita-se que o fato do “reset” no calendário terá algum efeito mágico sobre a disposição da pessoa em se manter em suas propostas. Porém o efeito não vem e, rapidamente, a pessoa vê-se diante do mesmo dilema de sempre: vou investir energia nessa proposta ou não?

O fato de iniciar uma mudança de comportamento em janeiro ou outubro não tem influência na energia disponível para a aquisição de novos hábitos. A virada de ano é um evento psicológico, o ano novo é arbitrariamente escolhido por nós, portanto, a “virada” não “vira” nada em nós. As promessas de ano novo seguirão o mesmo rumo dado às promessas feitas ao longo do ano.

Quando meus clientes me dizem que decidiram realizar uma mudança de comportamento, em geral colocam uma data futura para isso. O cuidado que tomo é que a data tenha a ver com a disposição interna da pessoa e não com uma determinação social. Em geral as dietas iniciadas na segunda, terminam na quinta. As que começam quando a pessoa escolhe tendem a perdurar mais.

O problema é quando o foco está no tempo e não na mudança. As promessas de ano novo estão profundamente vinculadas ao tempo, sendo assim é ele o responsável pela mudança. Acredita-se que o tempo fará a diferença e não a atitude.

Mudanças focadas no comportamento em si, entendem o tempo como um fator a ser considerado para as decisões sobre como mudar. Nesse cenário, no entanto, o tempo não é o ator principal e sim a sua resolução. Se o responsável é a pessoa, então ela não precisa da virada para fazer o que precisa fazer, ela inicia assim que se dá novas metas.

Assim sendo uma dica interessante para as resoluções de ano novo é iniciá-las antes do começo do ano. Realizar a famosa lista, verificar o que é necessário e começar. É como se o fim do ano servisse como um acelerador do processo de mudança. Entrar no ano novo já com o novo comportamento é muito mais interessante e responsável do que esperar por ele para começar.

Assuma a responsabilidade pelo que você quer, mantenha seu desejo firme e esqueça o ano novo, comece já a buscar a sua felicidade!


AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano Psicologia Clínica e Centro de Estudos e em Programação Neurolingüística. Saiba mais.

akimrohula@gmail.com

20
20