MARCOS ARBAITMAN – O VOLUNTARIADO COMO PARTE INTEGRANTE DA VIDA – POR RAQUEL BUDOW

281_FIRST_1_1

Marcos Arbaitman assumiu nova função em 2016 para colaborar com um mundo melhor e mais feliz.


281_FIRST_1_2Aos 14 anos, Marcos Arbaitman assumiu o primeiro trabalho voluntário que foi convidado a desempenhar. Jogador de futebol juvenil do Círculo Macabi, aceitou o desafio de trabalhar no Departamento de Esportes do clube. Assim começou a trajetória deste empresário e advogado, atualmente presidente do Grupo Arbaitman (Maringá Turismo, Central de Eventos e Lemontech), que sempre conseguiu conciliar a vida pessoal e profissional à de ativista e líder comunitário.

“Meu pai, que foi rabino, me ensinou a importância de ajudar os outros, a comunidade e a sociedade para ajudar a si mesmo”, comenta. “Eu agradeço a todas as oportunidades que tive até agora.”

Dedicação e empenho

A lista de cargos já ocupados por Arbaitman, tanto a nível nacional como internacional, impressiona. São mais de trinta posições, entre elas, exemplos das que realiza hoje em dia, como ser membro do Conselho da Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior (Amem), da qual foi fundador há 18 anos; do Conselho de Ex-Presidentes da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, da qual foi presidente do Executivo por três vezes e do seu Conselho também por três vezes, e da Associação dos Clubes Esportivos Sociais e Culturais de São Paulo (Acesc), da qual também responde pela fundação.

281_FIRST_1_3No final de maio do ano passado ele assumiu seu mais novo compromisso nesta bonita trajetória: está à frente da Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb). Na Presidência, vai colaborar na divulgação das atividades de natureza cultural, educacional, de comunicação social, de preservação do meio ambiente e de assistência social desenvolvidas pelo Exército Brasileiro, na promoção dos valores centrais das instituições militares brasileiras e no interrelacionamento entre militares, suas famílias e os diferentes segmentos da sociedade em geral, por intermédio de projetos e atividades cívicas e culturais.

Fora do Brasil, cabe destacar a atuação como diretor do Board The Metropolitan Opera, membro do Conselho The Metropolitan Opera e integrante do Conselho Internacional da Fundação do Teatro Real de Madrid.

Para exercer tantos cargos, Arbaitman conta que, antes de aceitar um convite, sempre se certifica que o trabalho está relacionado com os setores pelos quais tem verdadeira paixão e/ou capacitação e experiência. “Sempre fui um apaixonado pelos esportes, cultura e turismo e por essas áreas continuo trabalhando”, pontua.

E por que fazer trabalho voluntário? “É uma forma de retribuir tanta coisa que recebi e recebo em minha vida; é uma forma de agradecer tudo que deu certo”, avalia. “É claro que tenho de ajudar, já que posso contribuir para uma vida melhor e de mais qualidade para a população em geral.”

Às novas gerações, um recado simples: “Fazer trabalho voluntário é aprendizado. Um jovem pode desenvolver as atividades do seu dia a dia e somar a elas uma ação voluntária. Com dedicação, a experiência adquirida será de importância na construção de uma consciência própria e de sua vida como um todo”.

Arbaitman foi secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, nos governos Mário Covas e Geraldo Alckmin.

Turismo, eventos e tecnologia

Quanto ao setor profissional, com um cenário econômico bem complicado nos últimos tempos, ele afirma que é preciso trabalhar com seriedade, cumprimento de compromissos e respeito ao cliente. Das três empresas do grupo, a Maringá é praticamente uma senhora. Completou 50 anos em 2014.


*Raquel Budow é jornalista e assessora de imprensa.

bdwcomunica@gmail.com

20
20