FAZER O BEM FAZ BEM – PARTICIPE DO GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DA CHEVRA

284_life_1_1Clara Kochen e Claudio Hirschheimer

A Chevra Kadisha está formando um grupo de voluntários para atuar nos cemitérios israelitas junto às pessoas que perdem um familiar ou amigo.
“Pretendemos oferecer um tratamento mais humano naquele momento difícil enfrentado pelas famílias”, diz o presidente Claudio Hirschheimer.
Os candidatos selecionados vão receber preparo psicológico para lidar com pessoas em luto.
“Além de vontade, é necessário ter uma boa formação, conhecimentos básicos da religião judaica e disponibilidade para se dedicar algumas horas a essa boa ação”, afirma Clara Kochen, coordenadora do grupo.

Interessados em prestar apoio emocional devem escrever para o e-mail: faleconosco@chevrakadisha.org.br


Chevra zela pelos rituais judaicos de sepultamento

A Chevra Kadisha – Associação Cemitério Israelita de São Paulo zela pelos rituais judaicos de sepultamento e pela manutenção de quatro cemitérios judaicos no Estado: Butantã, Embu, Vila Mariana e Cubatão.

Foi fundada em 1923 por um grupo de imigrantes judeus para atender o preceito judaico de que enterrar os mortos é uma obrigação religiosa e comunitária.

Por isso, cumpre também a função assistencial, assumindo integralmente o sepultamento daqueles cujos familiares comprovam não ter condições financeiras de arcar com as respectivas despesas. Apenas em 2015, a Chevra custeou 14% dos enterros realizados nos cemitérios israelitas do Butantã e do Embu.

Sua gestão é feita por diretores voluntários eleitos por um Conselho Deliberativo. A atual diretoria tem à frente Claudio Hirschheimer, presidente, e os vice-presidentes Mauro Zaitz, David Klüger e Boris Ber.

Crédito da foto: Cláudia Mifano

20
20