NA’AMAT, KKL BRASIL E A HEBRAICA SE UNEM PARA A COMEMORAÇÃO DE TU BISHVAT – O ANO NOVO DAS ÁRVORES

A ligação do povo judeu com a ecologia vem dos tempos bíblicos e a comemoração de Tu Bishvat é milenar. Para marcar esta importante data, a Na’amat Pioneiras São Paulo em parceria com o KKL Brasil e a A Hebraica, se uniram para a comemorar o Ano Novo das Árvores, no dia 12 de fevereiro.

O evento teve início com uma cerimônia na Sinagoga do Clube e contou com apresentações da jovem Margot Kullock e das quatro irmãs Grabarz, que encantaram a todos os presentes.

Leonor Szymonowicz, presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil, Avi Gelberg, presidente de A Hebraica e os secretários Floriano Pesaro (representando o governador Geraldo Alckmin), Daniel Annenberg (representando o prefeito João Doria) e Gilberto Natalini, discursaram durante o evento e destacaram a importância do cuidado com a terra e a sustentabilidade, para que o verde possa fazer parte da vida das futuras gerações.

Também prestigiaram a comemoração os vice-cônsules de Israel, Fares Saeb e do México, Luis Gerardo Hernandes Madrigal, além de Aldo Valentim, da Secretaria da Cultura do Estado.

A cerimônia foi seguida de um kidush com mesa de frutas, do plantio de árvores na Praça Carmel, e de atividades para as crianças com a equipe da ONG Árvores Vivas.

Saiba mais sobre Tu Bishvat

Tu Bishvat é o dia que assinala o início do “Ano Novo das Árvores”. Essa é a estação na qual as primeiras árvores a brotar na Terra de Israel emergem do seu sono de inverno e iniciam um novo ciclo de produção de frutas.
Celebramos Tu Bishvat comendo frutas, especialmente as espécies que são destacadas na Torá em seus louvores à fartura da Terra Santa: uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Nesse dia lembramos que “o homem é uma árvore do campo” e refletimos sobre as lições que podemos extrair

FOTOS:

284_first_1_1Gaby Milevsky, Eduardo El Kobbi, Ana Rosa Rojtenberg, Clarice Jozsef, Leonor Szymonowicz, Avi Gelberg, Floriano Pesaro e Daniel Annenberg

284_first_1_2Gilberto Natalini e Daniel Annenberg com representantes da Na’amat e do KKL Brasil

284_first_1_4 Criança participa de atividade promovida pela ONG Árvores Vivas

284_first_1_6Margot Kullock e meninasGrabarz com equipe da Na’amat, KKL Brasil e A Hebraica

284_first_1_7Crianças fazem bombas de sementes

284_first_1_8Equipe do KKL Brasil

284_FC_1

Representantes do KKL Brasil e da Na’amat com Gilberto Natalini

284_first_1_10Avi Gelberg, Leonor Szymonowicz, Clarice S. Jozsef, Eduardo El Kobbi e José Luiz Goldfarb

284_first_1_11Vista geral da Sinagoga na cerimônia antes do plantio de árvores pelo clube.

20
20