PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

285_história_2_1Aos homens devemos lembrar que não estão sozinhos, mas têm parceiras que lutarão e defenderão os seus direitos. Go women, go!


Caros amigos,
Nas últimas décadas, homens e especialmente mulheres jovens se questionam sobre a sua identidade e papel na sociedade moderna. Movimentos que se autodenominam “empoderamento feminino”, ironicamente, advogam que a mulher seja exatamente igual ao homem…
O Rebe sempre teve um olhar abrangente e uma posição à frente de seu tempo e da oratória destes movimentos. Já no idos dos anos 1950-60, ele foi o primeiro líder judeu da história a fazer discursos exclusivamente para mulheres, regularmente. Eu me lembro de estar do lado de fora da Sinagoga, acompanhando estes discursos que eram também transmitidos por auto-falantes externos para os homens. Estas cenas me vieram como um “flashback”, neste último final de semana, quando assisti à Conferência anual das Shluchot (as emissárias do Chabad) pela internet.
A paz e a tranquilidade interior que estas mulheres demonstram são o resultado da clareza de visão sobre sua missão e papel na vida. Elas entendem que parceiros em pé de igualdade não significa papeis ou personalidades iguais!
Quando o Rebe enviava um casal de emissários, a esposa não viajava apenas como “primeira-dama”. Ambos eram encarregados da missão de servir sua comunidade, fundar instituições e dirigi-las, igualmente como parceiros. Faça uma pesquisa na internet e você encontrará que, em 99% dos casos, em qualquer cidade ou país do mundo, o Rabino e a Rebetzin são co-diretores dos Beit Chabad.
Aos homens devemos lembrar que não estão sozinhos, mas têm parceiras que lutarão e defenderão os seus direitos. Go women, go!
Um abraço e Shalom.


RABINO DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – SP

20
20