POR QUE OS JUDEUS LAVAM AS MÃOS RITUALMENTE? – RABINO ARIEH RAICHMAN

288_histotia_1_1Cada parte do corpo tem um componente espiritual, mas nenhuma parte é tão única quanto as mãos.


Aflito com a comissão de um pecado, Moises vai a seu rabino, “Rabino, na semana passada eu não lavei as mãos antes de comer, e estou muito chateado com isso”.

“Bem, esse não é o pecado mais grave do mundo, mas por que você não disse a bênção?” Pergunta o rabino.

“Bem, a comida em si não era kasher.”

“Você comeu comida não kasher, isso é muito mais sério, por que você faria uma coisa dessas?”

“Bem rabino, não tem comida kasher em um restaurante não kasher.”

“Você não podia encontrar um restaurante kasher para ir?” – pergunta o rabino incrédulo.

– Como? Em Yom Kipur?

Preparação da Mitsvá

Leva apenas um minuto para acender as velas do Shabat a tempo. Demora menos de cinco minutos para colocar tefillin em si mesmo. E leva menos de meia hora para comer uma refeição de Shabat. No entanto, todas as mitsvot exigem muita preparação com antecedência. No judaísmo, as atividades preparatórias são tão importantes, se não mais do que a própria ação. Os Kohanim (sacerdotes) executavam várias atividades por todo o Templo, cumprindo assim muitas mitsvot. No entanto, como ato preparatório para começar seu trabalho, lavavam as mãos e os pés no kior, uma espécie de torneira.

O Kior é o último artigo listado na Torá a ser construído, mas era o primeiro a ser usado no serviço diário do Templo. Às vezes, o que é mais importante é colocado por último, como nossos sábios ensinaram que o que vem por último é muito precioso perante D-us. Nos olhos de D-us, nosso esforço que é precioso. O esforço está em nosso controle, enquanto que os resultados estão nas mãos de D-us.

Grande Potencial

Cada parte do corpo tem um componente espiritual, mas nenhuma parte é tão única quanto as mãos. Quando acordamos pela manhã, nossas mãos precisam ser lavadas da impureza que lhes sobreveio. A Cabalá explica que as forças demoníacas gostam de encontrar-se onde há um potencial para uma grande elevação espiritual. As mãos carregam esse potencial e, portanto, precisam ser lavadas antes de qualquer forma de serviço espiritual. Se alguém for orar, comer uma refeição, manter relações matrimoniais, ou entrar em uma sinagoga, as mãos devem ser lavadas.

A maioria das mitsvot que fazemos são com nossas mãos, enfatizando assim seu grande potencial. Quando os Kohanim abençoam a nação, eles esticam suas mãos em uma maneira especial. Mesmo na mitsvá de dizer a bênção sobre a chalá, podemos ver o poder das mãos. O mais sagrado dos nomes divinos é soletrado Yud-Heh-Vav-Heh. É este nome que formamos na chalá. O pequeno corte tem a forma de um Yud, uma pequena linha. Os cinco dedos em cada uma de nossas duas mãos que seguram a chalá são os dois Hehs (cujo valor numérico é 5). E a chalá em si tem a forma de um Vav, uma linha reta entre os dois Hehs. Assim, ao segurarmos a chalá formamos o nome sagrado de D-us.

Lavar as mãos em todos os casos acima mencionados é para elevar nosso estado espiritual. Que mereçamos através de nosso ato de lavar as mãos e a mitsvá a seguir, a reconstrução do Templo. Quando veremos o Kohen lavar as mãos no Kior original.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20