PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

288_histotia_5_1Para haver um relacionamento saudável, precisamos do terceiro parceiro. D’us deve também estar presente no casamento.


288_histotia_5_2288_histotia_5_3

Caros amigos,

Para D’us, unir um homem e uma mulher é tão difícil quanto a abertura do mar, diz o Talmud.

“Homens são de Marte e mulheres são de Vênus”, esta frase famosa deve ter sido inspirada nos ensinamentos judaicos. De acordo com a Cabala, há diferenças definidas e inerentes entre as forças masculina e feminina do universo, de modo que homens e mulheres se originam de diferentes manifestações Divinas.

Assim como dois olhos tornam nossa visão mais precisa, enxergar as coisas nas duas diferentes perspectivas, masculina e feminina, torna a nossa compreensão da vida mais completa.

O Talmud afirma que em um casamento há três parceiros: o homem, a mulher e D’us:

A palavra homem em hebraico, Ish, se soletra alef-yud-shin e mulher, Isha, alef-shin-hei. Ambos os termos contêm as letras alef e shin, que formam Esh, fogo. Isso se refere à paixão ardente da relação entre marido e mulher, mas este mesmo fogo pode ser transformado em um fogo de destruição.

Para haver um relacionamento saudável, precisamos do terceiro parceiro. D’us deve também estar presente no casamento. Este é o significado da letra yud, de ish (homem), combinada com a letra hei da isha (mulher), formando o próprio nome de D`us.

Este é o significado cabalístico da Chuppah sobre as cabeças dos noivos na cerimônia do casamento judaico. Ela remete à nuvem Divina, o terceiro sócio, que pairava sobre a tenda do primeiro casal judeu, Avraham e Sara.

Fomos realmente criados tão diferentes, o fato de esta união funcionar é como a travessia do mar. Inclua o terceiro sócio em seu lar, você terá milagres!

20
20