SESC SANTO ANDRÉ RECEBE EXPOSIÇÃO QUE PERCORRE A TRAJETÓRIA DE LASAR SEGALL

288_fique_3_1Obras do pintor e gravurista lituano ficam em cartaz na unidade até o dia 10 de junho

288_histotia_3_2Xilogravura “Viúva e Filho”, de Lasar Segall
(crédito: divulgação)

O SESC Santo André está apresentando, até o próximo dia 10 de junho, na galeria da unidade, 35 obras do pintor e gravurista Lasar Segall (1891-1957). A exposição A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras produzidas pelo artista entre os anos de 1913 e 1930, que também marcou passagem pelos movimentos impressionista e expressionista.

Embora nascido na Lituânia, foi no Brasil que ele ganhou destaque no cenário da arte moderna, sendo um dos primeiros artistas do Modernismo a expor no país. Conhecido por retratar figuras e sentimentos humanos – onde se destaca, principalmente, o sofrimento –, a mostra pretende narrar sua trajetória por meio de matrizes originais que foram especialmente reimpressas pelo Museu Lasar Segall, local onde era situada sua antiga casa, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

Atendimentos a grupos agendados com visita monitorada: agendamento@santoandre.sescsp.org.br

E até o dia 30 de abril, o acervo da biblioteca terá uma estante reservada para os livros que abordam a biografia de artistas e escritores que dialogam com os trabalhos de Segall, desde o expressionismo alemão até o modernismo brasileiro, além de publicações que revelam o panorama das obras do próprio artista.


SERVIÇO

EXPOSIÇÃO

A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte

Organizada a partir de matrizes originais de Lasar Segall, especialmente reimpressas pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo, a Mostra reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras realizadas pelo artista entre 1913 e 1930. Essas obras permitem observar um duplo movimento do trabalho de Segall: de um lado a preocupação e as diversas abordagens que a figura humana ganha em seus trabalhos e de outro a importância e a presença crucial da gráfica em sua trajetória. Atendimentos a grupos agendados com visita monitorada: agendamento@santoandre.sescsp.org.br .

Quando: Até 10 de junho (quarta, das 20h às 21h30), 9/3 a 10/6 (terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30)
Local: Sesc Santo André – Galeria
Endereço: R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André – SP, 09071-130
Ingresso: Grátis
Livre

BIBLIOTECA

Uma biblioteca em cada canto – Lasar Segall – arte e literatura

A estante temática destaca livros do acervo da Biblioteca que abordam o percurso e a obra de artistas e escritores, do expressionismo alemão e do modernismo brasileiro, que dialogam com os trabalhos de Lasar Segall, entre outras publicações, que revelam a trajetória do próprio artista.

Quando: Até 30 de abril (terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados e domingos, das 10h às 18h30)
Local: Em diversos espaços da unidade
Ingresso: Grátis
Livre

20
20