ESGRIMA – A MAIS NOVA MODALIDADE OFERECIDA PELA HEBRAICA

288_hebraica_4_1Esgrima é a mais nova modalidade oferecida pela Hebraica, ministrada pelos russos Siarhei Kavalioy e Alkhas Lakerbai, que treinaram a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio.

Para divulgar o curso iniciado em fevereiro, foi organizada uma aula aberta junto à Praça Carmel no segundo domingo de março. Crianças manejaram o sabre, os equipamentos utilizados pelos esgrimistas e conheceram atletas da seleção como o jovem Bruno Pekelman, 16 anos, recém-chegado do Campeonato Pan- Americano de Cuba, onde conquistou o terceiro lugar. Como Siarhei e Alkhas, ele se especializou no sabre, que junto com o florete e a espada compõem esse esporte olímpico.

“Cada arma tem regras e condutas diferentes. Quem joga sabre, dificilmente sabe empunhar as outras”, explicou Bruno.

Aos iniciantes, o jovem recomenda perseverança. “O corpo não está habituado a fazer certos movimentos da esgrima e passada a fase de adaptação, descobre- se que é um esporte muito desafiador, especialmente quando orientado pelo Siarhei e pelo Alkhas”, completou.

Siarhei é formado em educação física pela Universidade de Minsk e conquistou um bronze na Copa Mundial de Esgrima Juvenil em Budapeste, e integrou a equipe ofi cial da Belarus entre 1990 e 1997. Hoje, Siarhei e Alkhas Lakerbai, técnico
Oficial da modalidade pelo Comitê Olímpico Brasileiro, dirigem a Academia Paulista de Esgrima.

Otimista, Siarhei orienta os primeiros alunos inscritos no curso na Hebraica. “A modalidade evoluiu muito em relação à década de 1990, quando havia muito poucos bons esgrimistas nas Américas. Hoje os esgrimistas brasileiros se destacam no cenário internacional”, comenta.

Segundo ele, é impossível prever qual vai ser o futuro de um aluno iniciante no esporte. “Além do exercício físico, a esgrima exige boa coordenação, velocidade de movimentos e de raciocínio e talento. Ainda assim, e com todas essas características, há atletas que não evoluem na modalidade. Muitos dos jogadores que chegaram aos níveis mais altos do esporte nasceram para praticar esse esporte e encontraram o local certo para praticá-lo no momento apropriado da vida”, argumenta. “Enquanto não descobrem seu destino no esporte, os alunos se divertem”, pondera.

As aulas de esgrima são realizadas em três horários, às segundas e sextas-feiras, das 14 às 15h30, e às segundas e quartas, das 17h30 às 19 horas e das 19 às 20h30, e se destinam a sócios de todas as idades. Mais informações e inscrições pelos telefones 3818-8911/8912. (M. B.)

Sabres em punho


Fonte: Revista da Hebraica – Abril/2017

20
20