EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Rachel Mizrahi, Leonor Szymonowicz, Klara Kielmanowicz, Anita Nisenbaum, Embaixador Yossi Sheli, Claudio Epelman, Hana Markovits, Berta Zatz, Sara Wulkan, Julieta Tabacnik, rabino Guershon Kwasniewski, Israel Naslavsky, Saulo Jacobovitz Bogater, Jáder Tachlitsky, rabino Joseph Edelheit, Herry Rosenberg, Paulo Maltz, Carlos Roberto Schlesinger, Arnon Velmovitsky, Flora Strozenberg, Jacksohn Grossman e Daniel Douek, dentre outros.


PRÉ PESSACH COM A PROFESSORA RACHEL MIZRAHI NA SEDE DA NA’AMAT PIONEIRAS SP

288_first_5_1Rachel Mizrahi, a presidente Leonor Szymonowicz e a chaverá Klara Kielmanowicz

Autora do livro “Imigrantes Judeus do Oriente Médio”, Rachel Mizrahi foi a convidada especial do Pré Pessach realizado na sede da Na’amat Pioneiras SP. Ela traçou um panorama geral sobre a Inquisição destacando a presença dos cristãos novos (designação dada em Portugal, Espanha e Brasil aos judeus e muçulmanos convertidos ao cristianismo durante a época da Inquisição) no Brasil desde o período colonial. Ela também falou sobre a primeira comunidade judaica no Recife, bem como a entrada dos imigrantes a partir do século XIX.


ANITA NISENBAUM EM ISRAEL

288_first_5_2Em merecida temporada de férias, a paulista Anita Nisenbaum esteve em Israel visitando parentes, de onde, do alto da Masada, nos enviou esta foto.


YOSSI SHELI, EMBAIXADOR DE ISRAEL VISITA A COMUNIDADE JUDAICA PAULISTA

288_first_5_3Embaixador Yossi Sheli com as diretorias da Fisesp e da Conib

O novo Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheli, esteve em São Paulo conhecendo a comunidade judaica local.
Formado em Direito e Engenharia Civil, Yossi Sheli recebeu aprovação formal em 17 de janeiro de 2017. Ele substitui o embaixador Reda Mansour, que voltou a Israel no final de 2015 por motivos familiares.

Acompanhado de Dori Goren, cônsul geral de Israel no Brasil, ele visitou a sede da Federação Israelita do Estado de São Paulo onde se reuniu com as diretorias da Fisesp e Conib e participou de um encontro com a mídia judaica.

Sheli também esteve na Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, no Hospital Albert Einstein, na Hebraica, Fundo Comunitário, Israel Bonds, CIP e Escola Beit Yaacov.


LÍDERES JUDEUS E CATÓLICOS REUNIRAM-SE NA COLÔMBIA

288_first_5_4Representantes do Congresso Judaico Latino-Americano e do Conselho Episcopal Latino-Americano participaram de um encontro, realizado entre os dias 4 e 6 de abril, em Bogotá. O objetivo foi o de fortalecer os laços entre ambas as religiões. Em uma declaração conjunta, as duas organizações reconheceram como “uma benção” o modelo de convivência inter-religiosa da região.

“Dia a dia vemos matanças e perseguições em diversas partes do mundo, somente por pensarem de modos distintos. Nesse sentido, nossa região é um exemplo de convivência e acreditamos que essa mensagem deve ultrapassar as fronteiras da América”, afirmou Claudio Epelman, diretor executivo do CJL.


OS 97 ANOS DE HANA MARKOVITS

288_first_5_5Rodeada pelos familiares, amigos e em plena forma no auge dos seus 97 anos, Hana Markovits comemorou aniversário no último dia 26 de março em São Paulo. De Israel vieram Zahava e David Moran, filho da aniversariante e com quem está na foto.


NA’AMAT PIONEIRAS SP COMEMORA SUCESSO DO ALMOÇO DA MULHER

288_first_5_6Berta Zatz, Sara Wulkan, Julieta Tabacnik e Leonor Szymonowicz

Com todos os convites esgotados a Na’amat Pioneiras São Paulo comemorou o sucesso do seu tradicional “Almoço da Mulher”, que lotou o Buffet França. A agradável tarde, que contou com a presença da presidente da Na’amat Brasil, Clarice S. Jozsef, teve início com o almoço, seguido de sorteio de brindes e chá da tarde.

Durante o evento também foi comemorado o aniversário da chaverá Raquel Brand, juntamente com as demais aniversariantes do mês de março.


SEDER DE PESSACH NA CATEDRAL METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

288_first_5_7Rabino e cardeal confraternizam em Porto Alegre. Foto: Divulgação.

O presidente Michel Temer elogiou o Seder de Pessach realizado em 11 de abril SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, em evento inter-religioso inédito no país.

Cerca de 300 pessoas participaram do jantar, entre os quais o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, padres, bispos auxiliares, e seminaristas.

“Eventos únicos devem ser abençoados. É, frequentemente, fácil falar de ecumenismo e de tolerância religiosa sem efetivamente praticá-los. Muitos discursos não se traduzem por atos efetivos. Eis por que a Arquidiocese de Porto Alegre e a SIBRA (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência) estão efetivamente de parabéns. Estão dando um exemplo não só para o país, mas para o mundo”, escreve Temer, em mensagem enviada à SIBRA e à Arquidiocese de Porto Alegre”, disse o Presidente Temer.

O rabino Guershon Kwasniewski falou sobre a maturidade das duas comunidades: “Depois de séculos de inimizade e perseguição, neste ato, entramos para a história para mudar a história. Para dizer que católicos e judeus podem conviver em paz, sem ódio, sem perseguição e sem rancores, tendo maturidade com relação ao passado”, disse ao jornal Zero Hora.

O arcebispo afirmou que a grande repercussão gerada pelo evento não era prevista, e acredita que está relacionada a um resgate de elementos de humanidade: “Tenho a impressão de que, hoje, na sociedade, estamos marcados com uma espécie de medo do diferente. E essa é uma ceia onde homens e mulheres se decidem por algo tão simples”.

Veja reportagens da TV Globo e da Band


COMUNIDADE JUDAICA É HOMENAGEADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO

288_first_5_8O dia 18 de março foi instituído por lei federal como o Dia Nacional da Imigração Judaica. Por iniciativa do deputado Bispo Ossesio Silva, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, promoveu no dia 30 de março, uma sessão especial alusiva à data. O deputado preside a Comissão de Relações Internacionais da Assembleia.

A comunidade judaica foi representada pelo vice-presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Israel Naslavsky; presidente do Centro Israelita de Pernambuco, Saulo Jacobovitz Bogater; presidente do Colégio Israelita Moysés Chvarts, Bela Ludmer e pelo coordenador de Comunicação da FIPE, Jáder Tachlitsky. Também participou do evento o rabino Joseph Edelheit, que estava em visita à cidade.

A homenagem contou com a entrega de flores a Bela Ludmer e de uma placa comemorativa a Israel Naslavsky, em nome da FIPE. Ao final, a apresentação da cantora Geni Katz e do músico Marcos Tadeu, com canções em ladino, idishe e hebraico, teve muitos aplausos.


CONIB E FIERJ DEBATEM PAUTA PARA ORIENTAR AÇÕES DA COMUNIDADE DO RIO

288_first_5_9Participantes do encontro no Rio

O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Herry Rosenberg promoveu em 9 de abril uma reunião com a Conib e líderes comunitários locais, para debater, entre outros temas, os acontecimentos envolvendo a palestra do deputado Jair Bolsonaro, na Hebraica, e a elaboração de uma pauta para orientar as ações políticas internas e externas da entidade. Estiveram presentes Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Milton Seligman, diretor; os ex-presidentes do Executivo da Fierj Paulo Maltz (atual vice-presidente da Conib), Sarita Schaffel, Lea Lozinsky, Osias Wurman, Jayme Salomão, Ronaldo Gomlevsky e Sergio Niskier, além de outras lideranças da comunidade judaica do Rio. A implementação de diversas ações, pelo Executivo da Fierj, contou com apoio irrestrito de seus ex-presidentes.


IAB REJEITA PARECER INTERNO QUE QUESTIONA A CRIAÇÃO DE ISRAEL

288_first_5_10Paulo Maltz (direita) recebe o prêmio do CEDINE

Por esmagadora maioria de 38 votos a cinco, o IAB-Instituto dos Advogados Brasileiros rejeitou parecer de sua própria Comissão de Direito Internacional que, por requerimento de um sócio, havia questionado a criação do Estado de Israel.

A votação deveu-se a um pedido de vista do sócio-diretor do IAB, Carlos Roberto Schlesinger, que considerou completamente equivocados os argumentos apresentados no texto da Comissão.

“A Comissão pretende envolver o Brasil em um debate maior a respeito do conflito Israel-Palestina, de forma que o país exerça papel relevante em negociações futuras e colabore com ‘algo concreto’. Sugere-se para isso uma iniciativa (?) por parte do Ministério de Relações Exteriores e um incitamento à conscientização do problema da Palestina já no ‘início do ensino jurídico’”, escreveu Schlesinger.

“Confesso minha imensa dificuldade em compreender qual seria o papel do Instituto dos Advogados Brasileiros no caso e considero estranha a devoção do Indicante e da Comissão de Direito Internacional ao tema, já trazido pela terceira vez, em absoluto descaso e detrimento de relevantes questões como a da análise da guerra civil na Síria à luz do Direito Internacional, da legalidade do massacre das minorias no Sudão, discriminação contra as mulheres e minorias religiosas em países de administração teocrata”, prossegue .

“Concluí que a indicação não tem interesse em examinar qualquer assunto legal na esfera do Direito Internacional. O que se pretende é que este Instituto aprove o que se encontra no CORPO do parecer, um libelo contra uma nação legalmente instituída e que aqui se procura deslegitimar, na esteira de algumas campanhas internacionais notórias sobre o tema”, completa.

Vários sócios do IAB apresentaram argumentos contra o parecer, entre eles Paulo Maltz, vice-presidente da Conib, Arnon Velmovitsky, Flora Strozenberg, além do diretor-secretário Jacksohn Grossman.

Nesta semana, Maltz recebeu no Rio de Janeiro o prêmio “Dialogando com o Racismo”, do CEDINE – Conselho Estadual de Defesa do Negro.


ALUNOS BRASILEIROS GANHAM BOLSAS PARA ESTUDAR NO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS DE ISRAEL

O grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil proporcionará a cinco alunos brasileiros, bolsa integral para participar do 49o International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, que acontecerá durante o mês de julho, na cidade de Rehovot, Israel.

São eles: Giovanna Lemos, de São Paulo, premiada na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia realizada anualmente na Universidade de São Paulo – USP), Vinicius Muller Silveira, do Rio Grande do Sul, selecionado na MOSTRATEC (Feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato em Nova Hamburgo – RS), Daniel Burghart e Maria Eduarda Santos de Almeida, ambos do Rio Grande do Sul e Luiz Fernando da Silva Borges, de Mato Grosso do Sul, selecionados através do concurso dos Amigos do Weizmann aberto a estudantes de todo o Brasil.

“O Brasil tem encaminhado alunos desde 1983 e muitos dos que passaram pelo Instituto tiveram suas vidas acadêmicas e profissionais positivamente influenciadas por esta experiência”, destacou o presidente dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, Mario Fleck.

O International Summer Science Institute acontecerá de 04 a 30 de julho de 2017, período em que o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para os futuros cientistas. Trabalho de bancada e seminários de área serão o foco durante as primeiras semanas e em seguida o grupo realizará trabalho de campo próximo ao Mar Morto. Neste ecossistema único e peculiar os estudantes terão a oportunidade de pesquisar em tópicos multidisciplinares incluindo biologia, geografia, história e arqueologia.


JOVEM REBATE AUTOR QUE QUER ENSINAR AOS JUDEUS COMO DEVEM SE COMPORTAR

O jovem cientista social Daniel Douek respondeu em 7 de abril a um texto publicado no blog Justificando, em que o autor critica os judeus que se opuseram à palestra do deputado Jair Bolsonaro no clube A Hebraica do Rio de Janeiro.

“O advogado Roberto Tardelli achou por bem utilizar o espaço de que dispõe para ensinar como os judeus devem se comportar. Para dizer o que devem fazer ou deixar de fazer. Para indicar de que forma devem resistir ao fascismo, que vai ganhando terreno na sociedade brasileira”, escreve Douek.

“O autor vai além. Despreza os judeus que resistiram. Os coloca do mesmo lado daqueles que riram. Afirma que sua contribuição foi a de ‘elevar ainda mais o tom do genocida palestrante’”, prossegue.

“Quer dizer que as baboseiras criminosas que o inominável deputado vomitava para uma plateia de gente preconceituosa são de responsabilidade dos judeus, e só dos judeus? Que os judeus que resistiam ‘nada mais faziam do que sua obrigação’? Que os judeus ‘deveriam ter invadido o recinto e esmurrado’ aquela gente?”, completa Douek.

Leia o texto completo.

20
20