CONSISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO – RABINO NISSIM KATRI

290_histótia_1_2Mesmo a sabedoria não é o bastante. É necessário consistência. Se o sábio vacila, a confusão resultante negará esta sabedoria.

Isto é especialmente importante na educação dos filhos. Pais que são inconsistentes na criação de seus filhos causam que eles sejam confusos e que não saibam distinguir o certo do errado.

Um pai pode ser permissivo uma vez e restritivo na outra. Mas com este comportamento, seus filhos ficam sem padrões firmes. Eles não têm jeito de saber o que resultará num elogio e o que levará a uma bronca.

Se tivermos um padrão definido no qual operamos, então é possível até sermos flexíveis. Consistência não significa rigidez. O início do livro de Kohelet (Eclesiastes) de Salomão atesta que os alcances terrenos do homem são vãos e só suas aquisições espirituais são de valor duradouro. No final deste mesmo livro, Salomão atesta que o objetivo da vida humana é reverenciar D’us e observar seus Preceitos. Com tal padrão, mesmo ideias conflitantes não são realmente inconsistentes.

Pais devem estabelecer um senso de propósito para a família e viver com ele. Se os filhos sabem que a meta na vida é serem espirituais através da reverencia à D’us e observância de seus Preceitos, eles não ficarão confusos pelas aparentes inconsistências.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.
www.chabadbhz.com.br e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20