É O DEDO DE D-US – RABINO ARIEH RAICHMAN

290_histótia_1_3Na vida, muitas vezes somos colocados em situações difíceis sem entender a razão por trás delas.


– A que horas abre a biblioteca? – perguntou o homem no telefone.

“Nove horas da manhã” veio a resposta. “E por que me liga em casa no meio da noite para fazer uma pergunta como essa?”

“Não abre até às nove da manhã?” – perguntou o homem com uma voz decepcionada.

“Não, até às nove da manhã”! O bibliotecário disse. – Por que você quer entrar antes das nove da manhã?

“Quem disse que eu quero entrar?”- O homem suspirou tristemente. “Eu quero sair.”

Na vida, muitas vezes somos colocados em situações difíceis sem entender a razão por trás delas. No entanto, através da análise da praga de piolhos podemos compreender melhor nossas situações.

Piolhos como punição

Há duas razões pelas quais D-us enviou as pragas sobre os egípcios. O primeiro motivo foi para puni-los pelo sofrimento que causaram ao povo judeu. Com relação à praga de piolhos, o Yalkut Shimoni explica que Faraó queria destruir a moral do povo judeu. Por conseguinte, mandou que os homens limpassem o lixo e os banheiros das mulheres, enquanto que as mulheres limpavam os dos homens. Como parte da limpeza, eles varriam e limpavam toda a poeira. D-us fez essa poeira se transformar em piolho para que não houvesse mais poeira (trabalho) para o povo judeu fazer.

Outra razão para essa praga é que os judeus foram proibidos de tomar banho e usar o rio. Isso causava fedor e pior de tudo, impedia as mulheres de usar a Mikve. Se uma mulher não usa a Mikve então ela não pode conviver com seu marido. Este foi um método de tentar parar o rápido crescimento do povo judeu. Em consequência, a sujeira deixou os judeus e foi sobre os egípcios na forma de piolhos.

D-us está presente

A segunda razão para as pragas foi para fazer conhecido o nome de D-us. Os magos egípcios foram chamados a imitar a praga de piolhos, como fizeram nas duas pragas anteriores: sangue e sapos. Como a praga de sangue requeria transformar um líquido (água) em outro (sangue), eles puderam fazê-la. A segunda praga fez os sapos sair da água, que é seu habitat natural. Isso também eles puderam fazer. No entanto, na terceira praga, carecia fazer piolhos da poeira. Eles não podiam fazer tal criação.

Os magos declararam que esta praga é do dedo de D-us. Usando a terminologia do dedo, insinuaram que D-us era capaz de administrar uma praga muito mais poderosa. Após esse incidente, Faraó não os chamou de volta. Todos sabiam que as pragas eram de um poder muito maior do que o deles.

A lição

Tudo o que nos acontece é providência divina. O bom, o mau (nos nossos olhos), o bonito e o feio (também aos olhos dos outros) são todos controlados e dirigidos por D-us. É nosso trabalho reconhecer isso e abraçar todas as situações da melhor maneira possível.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

20
20