MURANO, MERCADO DE CRISTAIS – POR FELIPE DAIELLO

290_life_4_1


290_viver_1

Apesar da concorrência chinesa, com produtos baratos e de qualidade duvidosa, a arte do trabalho no vidro e no cristal surge esplendorosa em Murano. Trazida da Síria pelos mercadores venezianos, as primeiras fundições instaladas na ilha principal, por precaução, devido aos incêndios, por ordem do Dodge foram transferidas para Murano e Burano.

290_life

Agora, os mais renomados artesões, as fábricas principais, as exposições, estão distantes de Veneza. Use o vaporeto ou a lancha rápida para fazer a visita e a provável compra. Aproveite o deslocamento para aquele piquenique. Não esqueça o vinho.

290_life_4_4

Obras de arte surgem nas vitrines, peças clássicas, projetos modernos, aparecem em dourados ofuscantes, em prateados deslumbrantes, as cores do arco íris estão presentes em adornos, em lustres; peças para decoração para todos os ambientes.

290_life_2

– Não há problema no transporte. Embalamos e remetemos para qualquer lugar do Mundo. O seguro já está calculado – o argumento do nosso vendedor era convincente.

Quem chega de avião tem vista área global da laguna escondida com suas ilhas perdidas entre pântanos e o Mar Adriático. Para conhecer os mistérios das ilhas e das lagunas reserve pelo menos 3 dias.Comprar passe para 3 dias , usando o vaporeto é sugestão econômica e adequada.Melhor maneira de conhecer a Veneza de Marco Polo não existe. Por sinal , o aventureiro está sepultado na Igreja de San Lorenzo, Momento de recordar umas das suas frases :

” Não escrevi nem metade do que vi nas minhas viagens.”

290_life_4_6

Murano e Burano, minúsculas no tamanho, também apresentam visão menor da famosa Veneza. Nome mágico que atrai celebridades até hoje. Impossível morrer sem conhecer Veneza e suas ilhas. Ainda há tempo.

Mesmo as igrejas de Murano, desconhecidas dos turistas, apresentam quadros de pintores famosos da época dourada, quando Veneza, com suas naves dominavam as rotas comerciais do Mediterrâneo e do Adriático. Momento de descontração, de descanso e de ter obras de arte ao nosso alcance.

290_life_4_7

Lustres para residências, para hotéis, para palácios e mesquitas; taças para banquetes reais, vasos coloridos na arte, palhaços, miniaturas, peças para coleção , incluindo desenhos de mestres como Picasso, a variedade é imensa; até réplicas de estátuas e de monumentos incluindo cavalos; sempre algo para nos tentar está à nossa mão. Difícil resistir.


FELIPE DAIELLO – Autor de “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.
www.daiello.com.br

20
20