OS PERIGOS DA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

Nutricionista do Spa Sorocaba afirma que os suplementos disponíveis no mercado são indicados para apenas dois tipos de pessoas

Procurados principalmente para ganho de massa muscular e emagrecimento, os suplementos alimentares podem se apresentar de diversas formas. Entre os principais disponíveis no mercado estão os repositores energéticos, hipercalóricos, vitamínicos, termogênicos e pré-hormonais.

O que poucos sabem, é que o ganho de massa muscular pode ser alcançado sem a utilização do suplemento, baseado apenas e dieta muito bem equilibrada e com proteínas, leguminosas, leite, queijos, castanhas e, principalmente, disciplina.

Em 2016 a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) divulgou uma pesquisa que demonstrou que os suplementos então presentes em 54% dos lares brasileiros. Nessas casas, ao menos um indivíduo afirmou consumir suplementos, como cápsulas de Ômega 3 ou de minerais como cálcio ou ferro.

Segundo Mirian Lacerda, nutricionista do SPA Sorocaba, apenas dois tipos de pessoas têm indicação de uso para os suplementos e, ainda assim, essa utilização deve ter o acompanhamento adequado de um profissional. “O suplemento é indicado para atletas de alto nível e pacientes críticos que não conseguem atingir, dentro de uma dieta, as calorias necessárias e os nutrientes que seu corpo precisa”, explica a profissional.

O grande apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para o uso incorreto desses suplementos, que podem provocar alterações na função renal e hepática, disfunções metabólicas e problemas cardiovasculares. “A utilização incorreta desses produtos pode também acarretar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, insônia, cansaço, aumento da desidratação e do peso, e alteração da percepção de dor”, completa Mirian.

A dica da nutricionista é que os consumidores desconfiem caso o produto prometa resultados milagrosos. “Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável. Alimentação balanceada e exercícios é sempre o melhor caminho”, finaliza. Sobre as diversas receitas de suplementos caseiros, Mirian não indica e afirma que prefere desenvolver uma dieta personalizada para cada paciente.

Sobre o SPA Sorocaba

290_life_3_1

O SPA Sorocaba é referência no segmento graças à sua infraestrutura e aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, tanto para aqueles que buscam tratamentos para problemas de saúde, como obesidade, sobrepeso, estresse e reabilitação cardiovascular, quanto para aqueles que buscam por momentos de lazer e tranquilidade. Dirigido por médicos sobre a responsabilidade técnica do médico cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, cardiologista, clínico geral e cirurgião, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, além de toda a estrutura para garantir a melhor estadia aos visitantes.

Informações: http://www.spasorocaba.com.br

20
20