EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Marcos Arbaitman, o prefeito paulista João Dória, Johannes Guagnin, Fernando Lottenberg, Ariel Cohen Sabban, Berta Zatz, Clarice J.Jozsef, Rosa Helena Roizen, Julieta Tabacnik, Mario Fleck, Regina P.Markus, prof. Israel Bar-Joseph, deputada Bruna Furlan, Embaixador Yossi Shelley, Senadora Ana Amélia, Ester Proveller, Sonia Sales, Thomas Venetianer, Heitor Férrer, Mauricio Szporer, Mary Del Priore e o médico Marcelo Tamura, dentre outros.


MARCOS ARBAITMAN SERÁ HOMENAGEADO NA NOITE DE INSPIRAÇÃO

290_first_5_1

Dedicada ao Rebe de Lubavitch, Rabi Menachem M. Schneerson, a já tradicional Noite de Inspiração comandada pelo rabino Dovi Goldberg acontecerá no próximo dia 12 de junho, às 19h, na Sinagoga do Morumbi, em São Paulo, tendo como convidado especial João Doria, Prefeito da capital paulista.. O grande homenageado será Marcos Arbaitman, pessoa das mais queridas e destacadas da nossa comunidade. Convites com Regina pelo fone (11) 3031-4555.


KKL REPRESENTA ISRAEL NO 12º FÓRUM ANUAL DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE FLORESTAS

290_first_5_2

Johannes Guagnin, coordenador de pesquisa e relações externas no departamento florestal do KKL-JNF, representou Israel durante a 12a convenção do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas (UNFF), que aconteceu em Nova Iorque de 1 a 5 de maio. O UNFF é um fórum internacional para a política florestal, que inclui todos os Estados membros das Nações Unidas, observadores, além de diversas organizações relacionadas à silvicultura. Esta edição, foi centrada na implementação do Plano Estratégico das Nações Unidas para as Florestas e enfatizou o alívio da pobreza, na garantia da segurança alimentar e igualdade de gênero.Trinta por cento da superfície da Terra é coberta por florestas que fornecem alimento e ar puro para os habitantes do planeta. No entanto, as florestas estão sob a ameaça de práticas insustentáveis, como o impacto das mudanças climáticas e a urbanização.

A Agência de Israel para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Mashav) tem trabalhado com muitos países em todo o mundo para compartilhar o know-how de Israel em agricultura, silvicultura e segurança alimentar em face das mudanças climáticas. O KKL também compartilha suas experiências em combater a desertificação, o manejo integrado de pragas e de bacias hidrográficas, bem como o reflorestamento, com muitos países, tais como: Montenegro, Malta, Alemanha, Cazaquistão, África do Sul, Timor Leste e Turquia.


REINICIADO O PROJETO TIKUN OLAM DA B’NAI B’RITH PARANÁ

290_first_5_3

Voluntários da B’nai B’rith Paraná reiniciaram o Projeto Tikum para as crianças internas no Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. A primeira atividade deste ano foi a pintura e decoração de pequenas caixas de papelão, que serviram para presentes no Dia das Mães. Foi um sucesso entre a criançada. O Projeto Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é uma ação em homenagem à memória do médico pediatra Ismar Strachman Z”L, que pertenceu à B’nai B’rith e atuava no Hospital Pequeno Príncipe. A próxima etapa do projeto acontecerá no dia 25 de maio e qualquer pessoa interessada pode participar como voluntário.


OBRA SOBRE SOLDADOS BRASILEIROS JUDEUS NA 2ª G.M. É LANÇADA NA ARGENTINA

290_first_5_4Fernando Lottenberg, Ariel Cohen Sabban e Sérgio Danese. Foto: Divulgação.

Com a presença de Fernando Lottenberg, presidente da Conib – Confederação Israelita do Brasil, foi lançado no dia 8 de maio na Embaixada do Brasil em Buenos Aires o livro “Soldados que vinieron de lejos: los 42 héroes brasileños judíos de la Segunda Guerra Mundial”, de Israel Blajberg. Publicada em 2008 e já lançada em diversas capitais brasileiras, a obra conta a história dos 42 combatentes brasileiros judeus na Segunda Guerra Mundial. Traz uma minibiografia de todos os combatentes e é fartamente ilustrada. A edição em espanhol foi publicada por iniciativa da DAIA e apoio da Conib. O prefácio foi escrito pelo presidente da Conib.

Fernando Lottenberg, que em Assembleia realizada em Nova York no mês de abril foi eleito vice-presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, falou em Português, agradecendo a Embaixada Brasileira e a Ariel Cohen Sabban e Ariel Blufstein pela iniciativa, salientando que a obra se constituiu em um registro minucioso, ressaltando ainda que a vitória dos Aliados foi o triunfo da democracia sobre o totalitarismo.

Estiveram presentes os embaixadores de Israel, Ilan Sztulman, e do Brasil, Sérgio Danese, e o presidente da DAIA- Delegación de Asociaciones Israelitas Argentinas, Ariel Cohen Sabban.


NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO COMEMORA O YOM HAATZMAUT

290_first_5_5Alexandre Calencautcy e Henry Gherson da Fisesp, são recebidos por Berta Zatz, Clarice J.Jozsef, Rosa Helena Roizen e Julieta Tabacnik

A Na’amat Pioneiras São Paulo comemorou em sua Sede o Yom Haatzmaut (Dia da Independência de Israel), com a presença de Henry Gherson, assessor executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Henry iniciou sua apresentação com um rápido vídeo mostrando como diversos equipamentos e aplicativos desenvolvidos em Israel fazem parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. Ele destacou alguns momentos que vivenciou nas viagens que fez a Israel, entre eles a incrível mudança que acontece entre os dias de Yom Hazicaron, quando Israel chora seus soldados mortos e Yom Haatzmaut, quando todo o país se enche de alegria para comemorar sua independência.


VICE-PRESIDENTE DO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS PARTICIPA DE EVENTOS EM SP

290_first_5_6Mario Fleck e Regina P.Markus recebem o prof. Israel Bar-Joseph e os alunos bolsistas

Na última semana de abril, o professor Israel Bar – Joseph, vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências, visitou o Brasil acompanhado de Dany Schmit, CEO das Relações Exteriores para a América Latina. Em São Paulo, o professor Bar- Joseph participou de um encontro com os Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, organizado pelo presidente do grupo no Brasil, Mario Fleck, onde teve a oportunidade de conhecer pessoalmente os projetos dos alunos premiados com bolsa integral para o 49o International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, que acontecerá durante o mês de julho, na cidade de Rehovot, Israel.

No dia seguinte, o professor ministrou a palestra “The Weizmann Institute: From basic research to high impact technologies” (O Instituto Weizmann: da pesquisa básica às tecnologias de alto impacto), no Cubo Network, durante a qual destacou o desafio de criar ciência de alto impacto. O evento contou com a presença de Flavio Pripas, diretor do Cubo, que fez a abertura do evento juntamente com o professor José Luiz Goldfarb, representando o Grupo de Amigos do Weizmann.


CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

290_first_5_7Bruna Furlan, Embaixador Yossi Shelley e Ana Amélia. Foto: Divulgação.

Em Sessão Solene realizada dia 10 de maio, no Plenário Ulysses Guimarães, a Câmara dos Deputados homenageou a Criação do Estado de Israel, quecompletou neste mês 69 anos. Estiveram presentes o embaixador de Israel, Yossi Shelley, o presidente da Associação Cultural Israelita de Brasilia, Hermano Wrobel, que representou a Conib, além da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que visitaram recentemente Israel, em missão organizada pela Conib, Fisesp e Project Interchange.


ESTER PROVELLER VISITOU O WORLD CENTER DA B’NAI B’RITH EM JERUSALÉM

290_first_5_8Alan Schneider, do Word Center da B’nai B’rith em Jerusalém, recebeu Ester Proveller

A presidente da Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná, Ester Proveller, foi recebida em abril no World Center da B’nai B’rith, em Jerusalém, pelo diretor da instituição, o advogado Alan Schneider. Proveller esteve acompanhada pela curitibana Patrícia Hannemann, que recentemente fez alyah. O diretor do B’nai B’rith World Center explicou que através de programas educacionais e ações de relações diplomáticas com líderes políticos e instituições acadêmicas, o World Center tem estreitado as relações de Israel com a Diáspora, reforçando a soberania sobre Jerusalém e implementando o desenvolvimento do Estado de Israel junto aos seus apoiadores.
A instituição iniciou suas atividades em Israel em 1.888, quase dez anos antes do Primeiro Congresso Sionista na Basileia, promovido por Theodor Hertzl. “Durante décadas foi o principal elo entre Israel e os membros da B’nai B’rith de todo mundo”, observou Schneider. O estabelecimento do World Center da B’nai B’rith em Jerusalém foi uma resposta, em agosto de 1.980, ao Conselho de Segurança da ONU, que pediu às embaixadas e aos escritórios de representantes das missões internacionais para que se mudassem para Tel Aviv.


“MÉRITO CULTURAL CARLOS GOMES” PARA A ESCRITORA SONIA SALES

A Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino vai outorgar à já consagrada escritora Sonia Sales a mais elevada condecoração da entidade, o “Mérito Cultural Carlos Gomes”. A láurea será entregue no próximo dia 7 de junho, durante jantar no Restaurante Molinos, do Terraço Itália, em São Paulo.


VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO SÃO HOMENAGEADAS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Com a presença do presidente da Associação dos Sobreviventes do Holocausto no Brasil (Sherit Hapleitá), Thomas Venetianer, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou em 11 de maio uma sessão solene em memória às vítimas do Holocausto, por iniciativa do deputado Heitor Férrer (PSB). No hall de entrada do Plenário foi aberta também exposição de fotografia sobre o tema. A Conib foi representada por seu diretor Mauricio Szporer.

O deputado Roberto Mesquita (PSD) presidiu a sessão e leu mensagem deixada pelo deputado Heitor Férrer, que não pôde comparecer ao evento por motivos de saúde: “É mister a permanente lembrança da morte para celebrar a vida, mantendo a determinação de escrevermos em todas as legendas da história da linha do tempo, que a tentativa mais cruel da extinção das liberdades públicas, em hipótese alguma, deve ser esquecida pelas gerações afora”.

Em seu pronunciamento, Szporer falou sobre a necessidade da convivência com a diversidade: “O mundo silenciou enquanto seis milhões de judeus eram friamente assassinados, cobrindo deliberadamente seus ouvidos para não escutarem os gritos de terror, o choro e a dor. Para evitar um novo Holocausto, não adianta proteger a comunidade judaica, mas somente uma sociedade democrática entende a necessidade da convivência com a diversidade; a democracia transcende a decisão da maioria e só é verdadeira quando as diversas minorias se sentem seguras e respeitadas”.

O presidente da Associação dos Sobreviventes do Holocausto no Brasil (Sherit Hapleitá), Thomas Venetianer, relatou sua experiência nos campos de concentração, com sete anos de idade, e destacou a necessidade de aprender com a História a fim de evitar novos genocídios.

O presidente da Sociedade Israelita do Ceará, Pablo Schejtman, falou sobre a sombra do Holocausto em nossa cultura: “O Holocausto virou símbolo do quão opressivo e autoritário um governo pode ser; de como o poder público pode naturalizar o assassinato massivo de cidadãos; de como o Estado alienado pode queimar livros e negar a ciência; de quão desumano um Estado pode ser e fazer com que aconteçam desaparecimentos e, por fim, eliminar toda e qualquer dissidência”.

Na ocasião, foram agraciados com placas alusivas o primeiro presidente da Sociedade Israelita do Ceará, Robert Kleinberg (in memoriam); Pablo Schejtman; Thomas Venetianer, Zsuzsanna Takacs Venetianer e Maurício Szporer.


A B’NAI B’RITH DO PARANÁ PROMOVE PALESTRA COM MARY DEL PRIORE

O ciclo de palestras “Pensando o Brasil” série 2017, foi reaberto em abril por uma das mais renomadas historiadoras brasileiras, a escritora Mary Del Priore, que lotou os salões do Graciosa Country Club, em Curitiba. Ela falou sobre “Histórias Públicas e Privadas do Império Brasileiro”. O evento foi uma parceria bem sucedida com a B’nai B’rith Paraná, com o UniBrasil Centro Universitário, Solar do Rosário, Casillo Advogados, Cultura Inglesa de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), além do Graciosa Country Club. Mary Del Priore é autora de 45 livros e a maioria tem como tema a história do Brasil. Ela está entre os autores que mais vendem em todo o país porque escreve de forma acessível a todos os leitores, numa linguagem simples, interessante e cativante, sem complicados floreios ou termos rebuscados. É vencedora de mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais.

Após a palestra, Mary Del Priore autografou os livros “História da Gente Brasileira”, volumes I e II, best-sellers da atualidade, e parte dos quais ela abordou durante em sua exposição. “É preciso democratizar o conhecimento e a gente não faz isso falando difícil e discutindo teorias herméticas numa torre de marfim”, disse ela, acrescentando que “o leitor quer ter o prazer na leitura e é por isso que torno meus livros acessíveis, agradáveis e democráticos, mas escritos de maneira séria. Tais obras – observou – talvez não tenham a complacência dos acadêmicos, mas ajudam a entender quem somos, por que somos e o que somos”


EINSTEIN MANTÉM PIONEIRISMO EM CIRURGIA ROBÓTICA E LANÇA DOIS ATLAS INÉDITOS

O Hospital Israelita Albert Einstein reforça mais uma vez o pioneirismo em cirurgia minimamente invasiva e robótica, desta vez com o lançamento de dois atlas inéditos. As duas obras, que abordam cirurgias ginecológica e gastrointestinal, foram lançadas no último dia 29 de abril, durante o V Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, em São Paulo.

O médico Marcelo Tamura, um dos autores do livro de cirurgia ginecológica, destaca que os atlas são didáticos, ilustrados e trazem as experiências de cirurgiões renomados.

“O atlas não discute doenças, mas traz dicas diretas e práticas para o dia a dia do médico. Aborda técnicas de cirurgias e os cuidados para se obter bons resultados, com segurança”, diz Tamura. O médico Renato Moretti Marques é o segundo autor do atlas de cirurgia ginecológica.

O atlas de cirurgia gastrointestinal, segundo o cirurgião Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, um dos autores, reúne conteúdo de um grande número de professores brasileiros, do grupo cirúrgico do Einstein, além de cirurgiões internacionais, como o médico italiano Pier Cristoforo Giulianotti, um dos pioneiros da técnica e que participou do simpósio.

“Esse atlas, com o crescimento da robótica, vai ser um grande pilar de ensino, sem dúvida, um marco na cirurgia robótica brasileira. Foi um trabalho de cinco anos”, conta Macedo, que assina a obra junto com o também cirurgião Vladimir Schraibman.

Neste ano, o Centro de Excelência em Cirurgia Robótica do Einstein tornou-se o primeiro serviço da América Latina a receber a certificação da Surgical Review Corporation (SRC). A organização americana desenvolve e administra programas de acreditação para cirurgiões e hospitais de todo o mundo com foco na melhoria da segurança, qualidade dos cuidados prestados e redução dos custos globais associados ao sucesso do tratamento cirúrgico.

20
20