TESOURO NAZISTA É ACHADO EM QUARTO SECRETO NA ARGENTINA

Atrás de uma porta oculta numa parede falsa, um quarto secreto, e dentro dele a maior coleção de objetos da Alemanha nazista já encontrada até hoje na Argentina: 75 peças que, segundo o Governo, são originais e provavelmente pertenceram a líderes do regime de Adolf Hitler. Entre as relíquias se encontram um busto do ditador nazista, uma escultura de uma águia imperial com uma suástica, uma lupa que supostamente foi usada pelo próprio Hitler e um macabro utensílio médico utilizado para medir tamanho da cabeça e demonstrar que alguém não era da raça ariana.

As peças estavam escondidas em um cômodo ao qual se tinha acesso através de um passadiço situado detrás de uma biblioteca, no domicílio de um colecionador e comerciante de antiguidades em Béccar, um subúrbio ao norte da capital argentina. A polícia não identificou o colecionador, que está em liberdade, mas sob investigação de um tribunal federal.

Segundo o jornal La Nación, o tesouro foi encontrado como parte da chamada Operação Oriente Médio, que começou em outubro passado, após a descoberta, numa galeria da zona norte de Buenos Aires, de obras de arte de procedência ilícita, que estavam na Lista Vermelha de Objetos Culturais Chineses, emitida pela Unesco, ou sob o amparo da Lei de Proteção do Patrimônio Arqueológico e Paleontológico.

Agentes da Interpol e da seção de Crimes Culturais da Polícia Federal argentina monitoraram os movimentos do colecionador e realizaram buscas na sua casa em 8 de junho. Lá, uma estante de livros chamou a atenção dos investigadores, que tiveram uma incrível surpresa ao retirá-la.

A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou que as peças são originais, e seriam vendidas no mercado negro. A pasta agora investiga como os itens entraram na Argentina, e suspeita-se que eles tenham sido trazidos por algum líder nazista que tenha se refugiado no país após o fim da Segunda Guerra.

Embora as imagens não tenham sido publicadas, por causa de sua relevância para a investigação, também foram encontradas fotos de Hitler usando alguns dos objetos que estavam na casa.

O dono da coleção não foi preso, mas está sendo investigado por autoridades federais. As peças serão levadas para o Museu do Holocausto em Buenos Aires.

293_fique_4_1

293_fique_4_2

293_fique_4_3

293_fique_4_4

293_fique_4_5

Fonte: www.brasil.elpais.com

20
20