PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

295_história_3_1

Um dos obstáculos para se alcançar a felicidade e a satisfação na vida é a busca incessante de status social, que tantas pessoas perseguem. Mas eu tenho boas notícias! Podemos encontrar a solução para isso na Parashá desta semana:

Bilam, um profeta gentio e antissemita, com poderes sobrenaturais, é contratado para amaldiçoar o povo de Israel, e assim acabar com os judeus, que eram vistos como problemáticos.

Porém, ao observar o acampamento do povo judeu, ele percebeu algo extraordinário: ninguém construiu a sua janela de frente para a janela do vizinho!!!

Não era somente o caso de se afastar da curiosidade e da fofoca sobre o que acontecia na casa dos vizinhos, mas sim um olhar diferente sobre a vida. Não havia disputa por ascensão social. Não ficavam se comparando com o outro. Ninguém dizia ao seu filho para que ele fosse igual ao filho do vizinho.

O valor pessoal não era baseado na opinião dos outros. Cada um se concentrava no seu próprio papel, seguindo o roteiro definido lá em Cima. E dessa forma todos viviam felizes, não havia competição social.

Quando Bilam viu isso, sua boca só conseguiu pronunciar bênçãos.

A grama do vizinho não é mais verde do que a sua!

Um abraço e Shalom.


DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – SP

20
20