UMA NOVA PORTARIA NO SEGUNDO SEMESTRE – ENTREVISTA COM GABY MILEVSKY

295_hebraica_3_1“Procuramos um projeto mais sofisticado, mais abrangente, receptivo, adequado à demanda do clube, que é anterior à Instalação da escola”.


295_hebraica_3_2A portaria da rua Alceu de Assis será de uso exclusivo do associado

A abertura da portaria da rua Alceu de Assis oferecerá mais conforto aos sócios e acesso mais prático à garagem. No período escolar, a entrada da rua Angelina Maffei Vita servirá principalmente aos alunos, pais e professores da Escola Alef Peretz

Agosto trará pelo menos uma novidade para os sócios de todas as idades com a finalização da primeira etapa do projeto de remodelação de espaços, uma nova portaria também com acesso à garagem abre mais possibilidades de integração e aproveitamento do tempono clube, além de estabelecer um novo equilíbrio na relação entre os sócios e alunos da Escola Alef.

“A portaria da Angelina Maffei Vita terá como foco o fluxo de alunos da Escola Alef durante o horário escolar”, afirma Gaby Milevsky, diretor superintendente em entrevista à revista Hebraica.


Hebraica – O que motivou a construção de uma nova portaria no clube?

Gaby Milevsky – Quando ocorreu o processo de fusão das escolas Alef e I. L. Peretz, que funcionam dentro da Hebraica, a Diretoria detectou a necessidade de fazer uma série de adequações nos espaços, tendo como objetivo a busca permanente do equilíbrio no convívio entre a escola e o clube, o que é um grande desafio. A presença da escola certamente deu mais vida e alterou a dinâmica do clube, mas a ausência de algumas medidas pode realmente comprometer essa convivência.

Uma questão que nos parece importante é delimitar uma área para os momentos escolares. Exemplo disso o Poliesportivo, remodelado para receber primeiro uma e, depois, a segunda escola em dois andares, que hoje, com os mezaninos, são quatro, de uso exclusivo dos alunos e professores. As quadras do terceiro andar ficam à disposição da escola no período matutino, para depois atenderem às atividades dos sócios. Ou seja, é possível o compartilhamento do espaço entre escola e clube.

Quais os fatores que incidiram nas decisões?

Milevsky – Durante o período letivo, no horário das 7 às 13 horas, os pais e alunos se dirigem ao Poliesportivo, onde fica a escola.

Os dois intervalos são momentos conflitivos que obrigam a um convívio maior entre sócios e alunos, além da entrada e saída de alunos. Em razão disso, notamos que é importante restringir de alguma forma o uso da portaria da rua Angelina Maffei Vita aos alunos. E essa restrição nos levou a criar uma alternativa melhor para a movimentação de sócios, e é aí que entra a nova portaria que deverá se tornar a principal via de acesso, em lugar da Angelina. Então procuramos um projeto mais sofisticado, mais abrangente, receptivo, adequado à demanda do clube, que é anterior à instalação da escola. Aproveitamos o momento para resgatar uma ideia antiga e transformá-la em algo que beneficia a todos.

Fizemos um estudo detalhado com os engenheiros e arquitetos de toda a área que vai do acesso do local, onde ficava a Central de Atendimento, embaixo do Centro Cívico, até a rampa de saída da garagem e desenhamos uma entrada para todos os sócios de modo a que, em pouco tempo, seja a portaria principal do clube. Em termos objetivos, os alunos entram e saem da escola usando a portaria da rua Angelina Maffei Vita, que ficará aberta ao clube fora do horário escolar e em ocasiões especiais que demandem um acesso extra no horário escolar.

Como será a nova portaria?

Milevsky – A nova entrada da rua Alceu de Assis receberá a totalidade dos sócios e altera o eixo de circulação, pois, por meio dela é possível acessar diretamente a Praça Carmel, que fica no coração do clube. Nesta nova entrada haverá um café atendido por renomada grife, cuja negociação está nos detalhes finais. Significará um conforto adicional para os sócios, que podem fazer desse amplo espaço local para encontros com os amigos, leitura e integração entre todas as faixas etárias. Esse projeto exigiu investimento, energia e dedicação dos voluntários e profissionais envolvidos.

É importante informar que o projeto de readequação de espaços será realizado em fases, e a nova portaria, com todos os seus benefícios, será a primeira. A etapa seguinte será a remodelação da área que circunda a nova portaria com criação de novos locais para atividades como o Fit Center, um local para atividades lúdicas infantis para os dias de chuva e um espaço de convivência para os jovens.

Tenho certeza de que, em pouco tempo, a portaria da rua Alceu de Assis se transformará no principal acesso ao clube, sem alterar o uso da acesso rua Hungria, pelo qual se alcança os restaurantes Kasher Hebraica e Casual 1000, além de os teatros Anne Frank, Arthur Rubinstein e o Espaço Adolpho Bloch. (M. B.)


Nota – matéria publicada na revista Hebraica – julho/2017

20
20