EM EVIDÊNCIA-GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como Sonia Gomes de Mesquita, embaixador Affonso Massot, Julio Serson, Fernando Lottenberg, prefeito João Doria, Chella Safra, Robert Singer, Bruno Laskowsky, Ricardo Berkienzstat, Claudio Epelman, Sergio Napchan, Embaixador Yossi Shelley, governador Pedro Taques, Herry Rosenberg, Esther Kuperman, Osias Wurzmann, Michel Schlesinger. Luiz Carlos Merten, Jack Terpins, Alfredo de Oliveira Neto, Silvia Lerner, Evelyn Milsztajn e Sarita Nigri, dentre outros.


CONGRESSO JUDAICO MUNDIAL TRATA DE PARCERIAS COM A PREFEITURA DE SP

295_first_5_1Sonia Gomes de Mesquita, embaixador Affonso Massot, Julio Serson, Fernando Lottenberg, João Doria, Chella Safra, Robert Singer, Bruno Laskowsky, Ricardo Berkienzstat, Claudio Epelman e Sergio Napchan

A Conib a visita de Robert Singer, CEO do Congresso Judaico Mundial. O objetivo da visita dele foi conhecer melhor as realidades brasileira e da comunidade judaica.

Em encontro com o prefeito João Doria, foi tratado o tema da tolerância como uma marca da cidade de São Paulo. A Prefeitura estudará a possibilidade de homenagear, em algum marco cultural paulistano, o prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres, como defensor do discurso de tolerância. Também foi abordada a possibilidade de o prefeito fazer uma visita a Israel em 2018, quando o Estado judeu completará 70 anos. A visita também serviria para a promoção de negócios de interesse para a cidade de São Paulo. Doria já esteve em Israel e encontrou Shimon Peres.

Em reuniões com os presidentes da Conib, Fernando Lottenberg, e da Fisesp, Bruno Laskowsky, Singer apresentou algumas iniciativas que o CJM vem desenvolvendo. Entre elas, o projeto de uma exposição, que será exibida em Washington DC e Nova York, em homenagem aos fundadores de Nova Amsterdã, judeus de Recife expulsos pela Inquisição. Outra iniciativa é a do WJC Internacional Yiddish Center, que pretende enviar professores ao Brasil com o objetivo de capacitação para ensino e aprendizagem do iídiche.


EMBAIXADOR DE ISRAEL PARTICIPA DA VI EDIÇÃO DO FÓRUM MAIS MILHO

295_first_5_2Embaixador Yossi Shelley e o governador Pedro Taques

A convite do Ministério da Agricultura, o Embaixador de Israel, Yossi Shelley, esteve na cidade de Primavera do Leste (MT) para participar da VI Edição do Fórum Mais Milho nesta sexta-feira (7). Durante a visita, o embaixador se encontrou com o governador do Estado, Pedro Taques, e o prefeito da cidade, Paulo Eromar Bersch. Cerca de 22 embaixadores de diversos países também participam no evento realizado pela Abramilho e Aprosoja. O tema central desta edição é o Cenário do Milho Brasileiro – Oportunidades e Negócios, cujo foco estará centrado na abertura de mercados externos, gestão, produtividade e abastecimento do milho. A comitiva diplomática participa também do lançamento da colheita do milho em Mato Grosso. De acordo com uma estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado colherá uma safra de 25,5 milhões de toneladas do cereal, em uma área de 4,4 milhões de hectares, neste ciclo agrícola.


COMUNIDADE JUDAICA DO RIO DEBATE A CONVIVÊNCIA COM AS DIVERGÊNCIAS

295_first_5_3Participantes do encontro

O Centro Cultural Mordechai Anilevitz e o movimento juvenil Hashomer Hatzair realizaram em 17 de julho na Sinagoga da ARI, no Rio de Janeiro, o debate “Unidade Na Diversidade – Convivemos com nossas divergências?”. O evento surgiu a partir de conversas estabelecidas entre a Federação Israelita (Fierj) e as lideranças dos movimentos juvenis.

O diretor de relações institucionais da Conib, Sergio Napchan, abriu o debate abordando os princípios de atuação política da entidade: “A Conib sempre pautou ações e interlocuções perante a esfera pública sem distinguir posicionamentos ideológicos, ou seja, conversamos com todos aqueles com quem podemos manter um entendimento em relação às nossas causas. Negociamos nossos pleitos de forma indistinta, ou seja, independentemente de orientação partidária. Nossos limites são o respeito à democracia e o reconhecimento da existência do Estado de Israel”.

Napchan falou também sobre a diversidade no judaísmo: “Consideramos que a comunidade judaica deve assumir uma postura de equilíbrio e de desarmamento dos espíritos, atuando para que as diferenças políticas sejam discutidas e resolvidas de forma civilizada. (…) Somos herdeiros de uma tradição que privilegia o debate. A saudável diferença de opiniões jamais foi um empecilho para o desenvolvimento da vida judaica. Aqui se manifesta a nossa diversidade”.

Herry Rosenberg, presidente da Fierj, Osias Wurzmann, cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, e Esther Kuperman, professora da UFRJ, responderam aos jovens presentes sobre divergências na vivência judaica, nas perspectivas sionistas, na política brasileira.

“Foi uma excelente oportunidade para estreitar laços e aproximar a liderança adulta com a liderança de um dos movimentos juvenis ativos na comunidade carioca, o Hashomer Hatzair”, avaliou Napchan. Os líderes comunitários têm criado pontes importantes com os jovens”.


CIP EXIBE “OS MENINOS QUE ENGANAVAM NAZISTAS”, FILME QUE FAZ PARTE DO 21º FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DE SP

295_first_5_4Michel Schlesinger e Luiz Carlos Merten. Foto: CIP

A Congregação Israelita Paulista e a Paris Filmes realizaram no dia 24 de julho a pré-estreia do filme “Os meninos que enganavam nazistas”, no Cine Arte do Conjunto Nacional, em São Paulo com a presença de 340 convidados, entre os quais o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, e o secretário da entidade, Rony Vainzof. O filme, que faz parte do 21º Festival de Cinema Judaico de SP, conta a infância dos irmãos Joseph e Maurice. Eles receberam de seu pai um pouco de dinheiro e um mapa para que pudessem escapar da Paris ocupada pelos nazistas, no início dos anos 1940. Após a sessão, o crítico de cinema do jornal “O Estado de S. Paulo”, Luiz Carlos Merten e o rabino Michel Schlesinger debateram o filme com o público.


VISITA AO CONGRESSO NACIONAL AFRO-BRASILEIRO

295_first_5_5Alfredo de Oliveira Neto, Fernando Lottenberg, Cleide de Almeida e Jack Terpins

Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Jack Terpins, presidente honorário do Congresso Judaico Latino-Americano e membro do Comitê Permanente do Congresso Judaico Mundial, visitaram a sede do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), em São Paulo. Eles foram recebidos pelo presidente do CNAB, Alfredo de Oliveira Neto, e pela secretária de Finanças, Cleide de Almeida.

“Viemos conhecer os projetos da comunidade negra e manifestar nosso apoio e parceria constantes”, declarou Lottenberg.

“Ficamos muito felizes com a visita e honrados em rever Lottenberg e Terpins, para tratar de uma ótima integração nas nossas lutas”, afirmou Almeida.


LIVRO DE SILVIA LERNER ABORDA A PRODUÇÃO MUSICAL JUDAICA DURANTE O HOLOCAUSTO

295_first_5_6Herry Rosemberg, Silvia Lerner, Evelyn Milsztajn e Sarita Nigri

O recém-lançado livro “A Música como Memória de um Drama: o Holocausto”, de Silvia Lerner, aborda a produção musical realizada pelos judeus sob domínio nazista, nos guetos, campos de concentração e de extermínio e nas florestas. Também apresenta a constituição e participação nas orquestras que se organizaram nesses espaços e traz 36 composições escritas originalmente em ídish e/ou alemão, transliteradas e traduzidas para o português pela autora.

Produto de oito anos de pesquisa, a obra tem apresentação da professora Maria Luiza Tucci Carneiro e prefácio da professora Helena Lewin. “A Música como Memória de um Drama: o Holocausto” está relacionada à dissertação de mestrado da autora, apresentada em 2012 na Universidade Veiga de Almeida, sob o título “A Arte em Tempos de Intolerância”, e tem o apoio acadêmico do Programa de Estudos Judaicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

20
20