EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Alberto e Drorit Milkewitz, Daniel Fuks, Marcelo Schapo, Ariella Segre, Silvia Jane Crivella , consulesa Suzana Wurman, Marcus Strozberg, Embaixador Yossi Shelley, Pablo Schejtman, Clarice S.Jozsef, Leonor Szymonowicz, Arlene Zular, Pini Zahavi e Paula Taitelbaum, dentre outros.


FISESP HOMENAGEIA O CASAL ALBERTO E DRORIT MILKEWITZ

296_first_5_1A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) realizou em 3 de agosto uma homenagem ao casal Alberto e Drorit Milkewitz, que embarcará em breve para Israel. Alberto, que ocupava o cargo de diretor institucional, trabalhou na entidade por 28 anos.

“Quando comecei, a organização era outra; vou embora sentindo que deixei uma Federação muito melhor para si própria e para a comunidade. Me emociona estar reunido nesta homenagem com pessoas das mais diferentes entidades e áreas e lembrar quantas coisas realizamos juntos”, declarou Alberto.

“Minha esposa Drorit foi a mentora intelectual de todo esse processo. Sinto-me muito realizado em fazer Aliá e cumprir minha parte do que sempre transmiti para todos em matéria de sionismo e judaísmo”, complementou o diretor da Fisesp.

A homenagem teve a presença do cônsul-geral de Israel, Dori Goren, do presidente da Conib, Fernando Lottenberg, além de presidentes e ex-presidentes de entidades judaicas, lideranças, educadores e rabinos.

“Aprendi muito com o Alberto e posso afirmar que, depois de tantos anos trabalhando para a comunidade judaica, ele nos deixa um legado enorme. Ele foi mais do que um educador, foi um formador de pessoas e construiu importantes pontes com solidez”, frisou o presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky.

Alberto e Drorit foram homenageados com uma placa entregue pela diretoria da Fisesp, ex-presidentes e lideranças da comunidade judaica.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA JOVENS

296_first_5_2Daniel Fuks é o novo especialista do Instituto Millenium

Responsável pela criação e desenvolvimento da área de Previdência privada da Gávea Investimentos, Daniel Fuks é o novo especialista do Instituto Millenium. O economista presta consultoria financeira gratuita para jovens participantes do programa Jovem Aprendiz e diz: “Poupar é a única forma que o jovem tem de realizar um projeto ou um sonho”, acredita.

Em suas palestras, Fuks faz questão de mostrar aos aprendizes – muitos deles de origem humilde – que o discurso vitimista só torna o caminho para o sucesso ainda mais difícil de ser percorrido. O economista conta histórias de sucesso de empreendedores que começaram do zero e hoje mantêm verdadeiros impérios econômicos. Para ler mais: acesse

Daniel Fuks

Daniel Fuks é formado em administração pelo IBMEC-RJ. Com cursos de especialização em finanças na Universidade de Chicago e MBA pela Quinlan School of Business também em Chicago. Em 2005, lançou o primeiro fundo de previdência exclusivo (não vinculado a um banco/seguradora) para seus clientes. Em 2008, foi o responsável pela criação e desenvolvimento da área de previdência privada da Gávea Investimentos até a mudança dessa área para o JP Morgan em 12/2013 quando fundou a Skuf. Daniel também realiza desde 2009 o trabalho voluntário de educação financeira a estagiários do programa Jovem Aprendiz através de palestras e desafios.

Fonte: www.institutomillenium.org.br


ALUNOS BRASILEIROS DO YEMIN ORDE SE ENCONTRAM EM ISRAEL COM DIRETOR DO KKL BRASIL

296_first_5_3Alunos do Yemin Orde com o diretor do KKL Brasil Marcelo Schapo

Aproveitando a oportunidade das Macabíadas, na noite de 14 de julho após o término do Shabat, cerca de 30 jovens alunos brasileiros do Yemin Orde Youth Village participaram de uma conversa com Marcelo Schapo,diretor executivo do KKL Brasil.

“Discutimos as diferenças entre as vivencias oferecidas pelas escolas no Brasil e em Israel, bem como suas consequências na vida de cada um, assim como a forma de valorizar e curtir a natureza plena”, destacou Marcelo Schapo.

O Yemin Orde Youth Village foi fundado em foi fundado em 1953 pela British Friends of Youth Aliyah. A vila foi nomeada em homenagem ao major- general britânico Orde Charles Wingate, um fervoroso defensor da causa sionista e força influente na formação das Forças de Defesa de Israel (IDF).

A Vila, que no início se dedicou a oferecer um refúgio seguro e lar para órfãos do Holocausto e crianças imigrantes durante a grande onda de imigração para Israel dos anos cinquenta, abriga hoje 440 jovens de diversos locais, da África, Rússia e Brasil. Os jovens vivem em 20 casas e o campus inclui uma escola secundária que oferece um currículo acadêmico completo de alta qualidade; centro de arte e música, aulas de TI, oficina de carpintaria, sala de jantar central, biblioteca e instalações esportivas; propiciando a estes jovens privilegiados a oportunidade de crescimento com a vivência de cultura israeli.


ARIELLA SEGRE FALA SOBRE ISRAEL HOJE NA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

296_first_5_4Ariella Segre com as chaverot

Ariella Segre, chaverá da Na’amat e ativista do Fundo Comunitário, esteve na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo, onde falou sobre “Israel Hoje”. A chaverá traçou um panorama sobre a situação atual de Israel, com enfoque na política, na situação para os novos imigrantes, nas relações com os Palestinos, o perigo do Irã e do Estado Islâmico, bem como a democracia e a liberdade para as mulheres.

“Existe uma razão para sermos e continuarmos como um povo, que é a importância de sempre lembrarmos da nossa história. Israel é a soma de todas as entidades judaicas e por este motivo é sempre importante lembramos de quem somos, onde estamos e o que fazemos”, destacou Ariella.


COMUNIDADE PRESTIGIA EVENTO EM PRÓL DA ABBR NO PALÁCIO DA CIDADE DO RIO

296_first_5_5A primeira-dama do Rio Silvia Jane Crivella promoveu uma noite cultural filantrópica em benefício da ABBR-Associação Brasileira Beneficente De Reabilitação, nos salões do Palácio da Cidade. O objetivo foi a compra de cadeiras de roda para a instituição. Na ocasião, Jane Crivella entregou um cheque de 76 mil reais arrecadados para o presidente da ABBR, Dr. Deusdeth Gomes do Nascimento. Nas fotos, a entrega do cheque, a mesa da instituição com a consulesa Suzana Wurman e o grupo da Wizo Rio/Brasil que prestigiou o evento.

Fonte: Rua Judaica


EMBAIXADOR DE ISRAEL VISITA A COMUNIDADE JUDAICA DO CEARÁ

296_first_5_6Marcus Strozberg, Yossi Shelley e Pablo Schejtman. Foto: SIC.

Yossi Shelley, Embaixador de Israel no Brasil, discutiu com a diretoria da Sociedade Israelita do Ceará projetos e parcerias no estado e participou da cerimônia de Shabat, em 5 de agosto.


ALBERTO E DRORIT MILKEWITZ RECEBEM HOMENAGEM DA NA’AMAT PÍONEIRAS SP

296_first_5_7Alberto e Drorit Milkewitz recebendo a homenagem de Clarice S.Jozsef, Leonor Szymonowicz e Arlene Zular

A Na’amat Brasil e a Na’amat Pioneiras São Paulo realizaram na Sede uma homenagem ao casal Alberto e Drorit Milkewitz, que, após muitos anos de trabalho em prol da comunidade judaica estão de mudança para Israel.

As presidentes Leonor Szymonowicz, do Centro São Paulo e Clarice S. Joszef, da Na’amat Brasil, enfatizaram o importante trabalho realizado pelo casal, ele como diretor da Federação Israelita do Estado de São Paulo e ela, que trabalhou na Na’amat SP e em outras entidades da comunidade judaica.

“Há muitos anos fizemos a escolha de vir para o Brasil e de nos dedicarmos à comunidade judaica”, destacou Drorit.

“A Na’amat tem a forma digna de fazer o bem, e me sinto muito lisonjeado com esta homenagem. Me lembro de quando estávamos na Federação, discutindo sobre a primeira edição da Feira da Comunidade”, frisou Alberto.

Alberto e Drorit foram presenteados com uma réplica da obra do artista contemporâneo Benjamin Rothstein.


PINI ZAHAVI É O ASSESSOR FINANCEIRO DE NEYMAR

296_first_5_8

Assessor financeiro de Neymar, Pini Zahavi é apontado como artífice na venda do jogador ao Paris Saint-Germain. Ele tem 73 anos e iniciou sua carreira no futebol em 1979 quando abandonou o emprego como jornalista para organizar a transferência de um zagueiro de Israel, Avi Cohen, do Maccabi Tel-Aviv para o time inglês do Liverpool, pela soma equivalente hoje a 300.000 euros. Sua primeira grande negociação de um jogador nascido fora de seu país somente aconteceu anos mais tarde, quando conduziu o zagueiro inglês Rio Ferdinand do West Ham para o Leeds United e, posteriormente, do Leeds para o Manchester United.

Para o público brasileiro, Pini ficou conhecido à época em que o futebol do Corinthians foi administrado pela MSI, representada pelo iraniano Kia Joorabichian. Kia e Pini foram os responsáveis pela contratação do argentino Carlitos Tevez, grande nome da conquista do Campeonato Brasileiro de 2005. No ano seguinte, Tevez se transferiu para o West Ham em negociação conduzida pelo empresário israelense. Aliás, foi pela atuação de Pini que se criou a possibilidade de um jogador ser propriedade de um grupo de investidores e não apenas de um clube – prática que acabou proibida pela Fifa em maio de 2015 –, como o próprio Neymar era dividido entre Santos e o Grupo DIS, do Brasil.


ANUNCIADOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO AGES LIVRO DO ANO 2017

Em cerimônia realizada neste sábado (5/8) à noite, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) anunciou os vencedores do Prêmio AGES – Livro do Ano 2017. O escritor Caio Riter, autor de “Cecília que amava Fernando” (Editora da cidade), livro mais votado pelos associados da AGES, recebeu também o troféu Prêmio AGES/Sintrajufe-RS e R$ 1 mil. O Prêmio AGES foi conferido aos melhores livros publicados em primeira edição por autores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul no ano de 2016.Todos os escritores premiados receberam um troféu criado pela artista plástica Lília Manfrói.​

Confira abaixo os vencedores:

Categoria Infantil: Bichológico, Paula Taitelbaum, Piu

Categoria Especial: A força do tempo: Histórias de um repórter fotográfico brasileiro, Kadão Chaves, Libretos

Não ficção: O sargento, o marechal e o faquir, Rafael Guimaraens, Libretos

Narrativa curta: Idioma de um só, Ricardo Koch Kroeff, Não Editora

Narrativa Longa: A ponta do silêncio, Valesca de Assis, BesouroBox

Crônica: A persistência do amor, Rubem Penz (org), Buqui

Juvenil: Cecília que amava Fernando, Caio Riter, Editora da cidade

Poesia: Cenas mínimas, Maria do Carmo Campos, Libretos

​A noite de premiação teve também uma ​participação especial ​dos músicos Dudu Sperb e Toneco da Costa​, que fizeram um pocket show com músicas de Chico Buarque.

20
20