PERGUNTE AO RABINO

Dúvida sobre como raspar os cantos da cabeça e a barba? Aqui o rabino responde.


Raspar os cantos da cabeça e a barba

  • Quem costuma cortar o cabelo em salões de cabeleireiros ou barbearias, deve prestar atenção, pois os profissionais costumam usar a navalha para dar acabamento ao corte na região da nuca – ação que não representa qualquer proibição. O problema ocorre quando o barbeiro eleva a navalha à altura da região posterior às orelhas. Neste caso, há risco de se transgredir uma proibição “Deoráita” (da Torá) de raspagem das Peot Harosh (“cantos da cabeça”) ou da barba.
  • A proibição da Torá é raspar as Peot Harosh – “cantos da cabeça”, regiões que correspondem às têmporas e a parte das costeletas. Se desenharmos uma linha imaginária entre as pontas superiores de cada orelha teremos a delimitação da parte superior das Peot Harosh. Desta linha para baixo, até o osso superior da mandíbula próximo à orelha, é proibido pela Torá raspar os pelos. É permitido cortá-los com tesouras, e é obrigatório deixá-los com, no mínimo, meio centímetro de comprimento.
  • Para entender com maior facilidade e exatidão as definições e limites das proibições citadas, anexamos algumas figuras elucidativas.

 

296_história_3_1 296_história_3_2296_história_3_3

 

 

FONTE: KOLEL RIO

20
20