A CORAGEM NO DIA A DIA – RABINO KALMAN PACKOUZ

296_história_5_1Todos nós precisamos de coragem na vida – por vezes apenas a coragem para enfrentar o próximo dia. E aqui tem uma lista de ideias para ajudar as pessoas a fortalecerem a sua coragem.


O rabino Noach Weinberg, o querido e saudoso diretor da Yeshivá Aish HaTorá, era um homem que vivia com uma constante consciência de D’us. Ele sempre focava no amor do Todo-Poderoso por todos e esforçava-se por compartilhar esta visão com os outros. Um colega meu, Shmuel, certa vez chegou tarde ao escritório após uma manhã frustrante de problemas com seu carro, quebra do computador e um tráfico terrível. Quando entrou no escritório, Rav Noach o cumprimentou com um alegre e bem humorado: “Você sabe que D’us o ama?”

Meu colega respondeu: “Por favor, rabino, perdoe-me. Tive uma manhã difícil. Podemos conversar mais tarde?” Rav Noach imediatamente retraiu-se. “O que aconteceu? Qual foi o problema?”, e conversou empaticamente por alguns minutos, até Shimon se acalmar. Depois, Rav Noach perguntou: “Posso lhe fazer uma pergunta?” “Lógico”, disse Shmuel.

“Se fosse obrigado a escolher, você preferiria ter um câncer terminal ou sofrer uma cirurgia no coração? “Uma cirurgia no coração”. “Você preferiria uma cirurgia no coração ou um braço quebrado?” “Um braço quebrado, é claro”. “Um braço quebrado ou uma gripe muito forte?” “Uma gripe muito forte”. “Uma gripe muito forte ou um leve resfriado?” “O resfriado”…“Você preferiria um resfriado ou uma manhã frustrante como hoje?” “Uma manhã frustrante”. “Ahá! AGORA você percebe que o Todo-Poderoso o ama?”

Precisamente neste momento estamos escrevendo as histórias de nossas vidas, e podemos escolher como este nosso livro será lido. Podemos, neste instante, por de lado dúvidas, raiva e frustrações. Podemos, agora mesmo, escolher a felicidade.

A vida é cheia de desafios. Decisões precisam ser feitas, atitudes devem ser tomadas. As situações podem parecer confusas e as consequências assustadoras. Precisamos de coragem para tomar decisões e Ajuda Divina para que sejam decisões corretas. A coragem é definida como algo que nos ajuda a transpormos nossos medos, algo que permite que as pessoas falem e tomem atitudes mesmo quando tudo está muito difícil. A falta de coragem é uma das grandes limitações que uma pessoa pode ter.

Todos nós precisamos de coragem na vida – por vezes apenas a coragem para enfrentar o próximo dia. No entanto, para nos mudarmos ou para arriscar novos caminhos, sem dúvida precisamos de coragem. Pedi ao meu amigo, Rabino Zelig Pliskin – que escreveu o livro Coragem (http://www.artscroll.com/Books/9781578194810.html) – uma lista de ideias para ajudar as pessoas a fortalecerem a sua coragem. Eis aqui:

20 IDEIAS PARA ESCOLHER A CORAGEM

É muito bom ter coragem e a coragem nos faz grandes. A coragem é uma decisão de transcender os nossos medos. Quando falamos e agimos em uma situação que nos é difícil, isto é coragem. Decidamos superar os medos que desnecessariamente nos limitam.

A coragem está em nossas mentes. A coragem vem dos pensamentos que pensamos em nossas mentes. Nós escolhemos os nossos pensamentos. Escolhamos coragem agora.

Coragem não significa não ter receios. Significa que estamos dispostos a falar e agir mesmo com sentimentos de medo. Às vezes podemos ‘derreter’ estes receios. E mesmo se não, digamos o que tem de ser dito e façamos o que precisa ser feito.

Peçamos ao nosso Pai amoroso e Rei poderoso, o Criador e Provedor do universo, para nos dar força interior e a coragem. E a recebamos quando Ele nos der.

Cada palavra e ato de coragem são armazenados em nossos cérebros. Nossos cérebros estão sempre conosco para sempre podermos utilizar esta coragem.

Se já tivermos feito ou dito algo que exigiu coragem, então já fomos corajosos ao menos uma vez. Identifiquemo-nos como pessoas que têm coragem.

Este momento é o único momento que existe. Para falar e agir com coragem, só precisamos falar e agir com coragem neste momento.

Estejamos cientes que existem ‘falas internas’ que impedem a nossa coragem. Mentalmente atualizemos a ‘gravação’ que ‘toca’ em nossas mentes. Ouçamos então uma ‘fala corajosa’. Releiamos esta lista frequentemente. Ela, então, se tornará a nossa nova ‘fala interna’.

Ao precisarmos de um estímulo de coragem, digamos para nós mesmos – com entusiasmo e intensidade: “Tenho enorme e intensa coragem agora”. Repitamos isto com mais e mais intensidade até que realmente vivenciemos isto.

O medo e a falta de coragem são criados com a nossa imaginação. Por conseguinte, a nossa imaginação pode criar muita coragem. Imaginemos tendo toda a coragem que gostaríamos de ter.

Aprendamos de cada pessoa que fala e age com coragem. Na tela de nossas mentes, vejamo-nos falando e a agindo com a mesma coragem. Repita isto até internalizar a mensagem.

Lembremo-nos de nossos momentos mais corajosos. Tomemos aquela ‘ energia de coragem’ e a dupliquemos. Agora dupliquemos novamente. Dupliquemos de novo. Continue duplicando até sentir-se irradiando coragem.

Se for difícil dizer alguma coisa a alguém, pergunte-se: “Tenho o direito de dizer isso?” Se sim, apenas diga!

Tenhamos a coragem de nos recuperar de erros e adversidades.

Tenhamos a coragem de fazer o que é certo mesmo que outros zombem de nós. Quanto mais difícil, maiores seremos.

Tenhamos coragem para – respeitosamente – dizer às pessoas para pararem de falar negativamente dos outros. Sintamos alegria por agir.

Visualizemos uma grande multidão torcendo por nossa coragem. Ouçamos os aplausos. Vejamo-los acenando para os seus heróis: Nós!

Bebamos uma bebida imaginária que nos dá uma magnífica coragem.

Não tomemos riscos desnecessários e tolos. Diferenciemos entre riscos inteligentes e sábios e aqueles que são imprudentes e tolos.

A todo e cada dia façamos algo corajoso.


Pensamento: Coragem não é a ausência de medo … É persistir apesar do medo!


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20