A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO – POR AKIM ROHULA NETO

296_life_4_1

O descanso, embora necessário, pode trazer muito incômodo para algumas pessoas. Hoje em dia, todos temos muitas atividades e somos cobrados para fazer ainda mais. As pessoas cheias de energia que parecem não parar nunca se tornam nossos desejos de consumo. Porém nem todos tem o mesmo nível de energia e descansar não é sinônimo de preguiça, pelo contrário, é um atestado de um bom nível de auto percepção.

Porém, descansar não é sinônimo de ficar o dia todo deitado sem fazer nada, vendo filmes e comendo bobagem. Este é um tipo de descanso que pode ser bom. Aprendemos a descansar quando localizamos o tipo de cansaço que sentimos. Ele pode ser, via de regra: físico, mental ou emocional.

O cansaço físico se resolve com sono ou descanso do corpo. É o tipo de cansaço que tem a ver com uma semana corrida em que desempenhamos muitas tarefas e nosso corpo sente-se cansado. Alimentação, muitas vezes também é um remédio importante para este tipo de cansaço.

O mental ocorre quando usamos muito nosso poder de concentração e raciocínio. Mestrandos e doutorandos, frequentemente sentem este tipo de cansaço quando estão lendo seus artigos e escrevendo suas teses. Para isso é importante descontrair a mente. Horizontes amplos, conversas descontraídas, risadas e ver filmes podem ser soluções interessantes assim como momentos de completo silêncio.

O cansaço emocional decorre de atividades com alto grau de tensão. Assim sendo, muitas vezes não é corpo ou a mente que se esgotam, mas sim nosso sistema límbico que vive emoções demais ou poucas emoções em alto intensidade. A necessidade de ter que responder emocionalmente o tempo todo desgasta este sistema e nos cansa.

Para relaxar as emoções é importante saber qual emoção foi mais usada para dar à ela o descanso adequado. Em geral, recomenda-se que a pessoa fique em um ambiente seguro e neutro, onde a exposição à emoções ou demandas emocionais seja pequeno. Atividades braçais repetitivas costumam ser boas para este tipo de relaxamento.

Por fim, vale saber que o cansaço pode significar que está na hora de rever suas prioridades ou sua forma de viver. Algumas vezes o que nos cansa são as escolhas que fizemos e precisamos nos dar um tempo para revê-las.


AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano Psicologia Clínica e Centro de Estudos e em Programação Neurolingüística. Saiba mais.

akimrohula@gmail.com

20
20