KEY WEST – LOCAL DE TESOUROS – POR FELIPE DAIELLO

296_life_3_1

Terra do sol, dos prazeres, do nada fazer, de escritores e artistas, aqui galos, galinhas e seus pintos circulam livres pelos parques.


296_life_3_2Uma fileira de ilhotas, recifes, extensão de praias, num total de 180 quilômetros, hoje unida por pontes, constitui uma entrada e mesmo uma barreira entre o Caribe e o Golfo do México.

O passeio é deslumbrante, mas em época de furacões as ondas passam, sem convite, de um lado para o outro.

O turismo tem fulcro principal nas pequenas localidades e pousadas ao longo do caminho. Os esportes aquáticos, os mergulhos e as águas claras são tentações.

A noite é recomendada para apreciar a culinária local nos diversos restaurantes e terminar a madrugada nos muitos bares e boates em busca de diversão. Key West é local de descanso, de prazeres e de tesouros.
Muitos que chegam como turistas, depois permanecem como residentes. “Conch” é a denominação dada aos primeiros imigrantes, nativos vindos de Cuba e das Bahamas.

Terra do sol, dos prazeres, do nada fazer, de escritores e artistas, aqui galos, galinhas e seus pintos circulam livres pelos parques.

296_life_3_3

Para os pesquisadores e os fanáticos na busca por tesouros, ainda existem chances. Muitos galeões espanhóis, fustigados pelos “Hurricaines”, terminaram sua jornada nos corais da região, espalhando tesouros que as areias e as águas procuram rápido esconder. Naufrágios trágicos, furacões desastrosos são mencionados. Em 1650, as ondas destruíram o cemitério , em 1935 a rede ferroviária que trazia os turistas foi aniquilada para sempre.

Aqui o amanhã pode ser postergado, não há pressa alguma. Instalá-se uma típica ” República de Bananas”, contradição ao espírito americano.Aparece um meio diferente de viver. Pubs, bares e o neon invadem as madrugadas.

296_life_3_4Na extremidade sul, ao norte de Cuba, mais de 90 milhas de oceano, encontramos a cidade preferida de Ernest Hemingway. Key West era ponto de repouso das suas pescarias em alto-mar. A sua casa, os seus bichanos, o bar preferido, até hoje podem ser bisbilhotados. Os residentes afirmam, categóricos, que foi aqui que o famoso escritor, Nobel em Literatura, criou a sua obra-prima – O velho e o mar.

296_life_3_5

Key West é local de chegada de muitos cubanos que tentam escapar do paraíso criado pela ideologia marxista em Cuba. Usando todo o tipo possível de transporte, inclusive câmaras de pneus de trator, enfrentam correntes perigosas, ondas violentas, fortes tempestades e os tubarões tigres da região, os devoradores de humanos. É façanha ultrapassar uma distância tão pequena: 90 milhas.

296_life_3_6As peças recolhidas do naufrágio do galeão “Santa Maria de La Tocha estão expostas no museu local. A visita vale não apenas pelo valor monetário do tesouro, pela beleza das peças transportadas, mas, principalmente porque é possível ter um testemunho de um período de fausto, de saques, dos destemidos colonizadores espanhóis.

Key é corruptela do espanhol coral. A conexão de 800 ilhas e ilhotas, de pântanos, de mangues, através de 42 pontes, forma rosário estreito entre dois mares. Caminho e vista magnífica entre Caribe e Golfo do México.

296_life_3_7

Key West também ficou famosa por acolher sem restrições a comunidade gay de todo o mundo. O bom gosto, a decoração dos hotéis, a limpeza dos ambientes, tudo reflete o alto padrão dos convidados. A liberdade, no geral,é atributo da cidade. Os desfiles, maluquices totais, as paradas, as noitadas nos bares não possuem limites.

A boa vida, os trajes informais, a ausência de relógios, da pressa, do stress, é caraterística de povoação que já teve várias atividades econômicas: colheita de restos de naufrágios, a pesca de peixes e de tartarugas, a fabricação de charutos e a coleta de esponjas.

296_life_3_8

Hoje, o turismo, as lojas de grife, as galerias de arte, a pesca esportiva e todas as atividades náuticas são a base da economia de cidade já importante quando Miami era simples entreposto de trocas , cheia de índios e repleta de mosquitos.

Em 1982, num ato de revolta, a independência foi proclamada. Surgiu a República das Conchas — ” Conch Replubic”. A data ainda é comemorada. Venha participar das festividades. Vale o desvio, mas não tente chegar em Cuba, você pode ser confundido como outro invasor clandestino.


FELIPE DAIELLO – Autor de vários livros, dentre os quais “Ventos do Deserto”, “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.
daiello@mrpost.net
www.daiello.com.br

20
20