VENTOS DO DESERTO – O NOVO LIVRO DE FELIPE DAIELLO

296_fique_2_1

O autor mergulhou profundamente nas delicadas questões do Oriente Médio, buscando esclarecer os mistérios e as razões históricas que as cercam.


296_fique_2_2

296_fique_2_3

Felipe Daiello lançará dia 26 de agosto, às 16h, na Livraria Decameron do Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre/RS, sua décima segunda obra literária. Depois dos dois volumes de As Rodas da Fortuna, o escritor gaúcho enfrentou o desafio que lhe foi lançado pelo também escritor Carlos Abbud e, em mais um romance, mergulhou profundamente nas delicadas questões do Oriente Médio, buscando esclarecer os mistérios e as razões históricas que as cercam.

296_fique_2_4

–AllahAkbar! / Haran! Haran! A obra retoma o que a mídia internacional mostra: movimentos populares, guerras tribais, extremismos políticos e religiosos, querelas entre sunitas e xiitas, o surgimento dos guerreiros de preto, o Estado Islâmico, a Sharia como constituição, a luta contra os pecados da civilização judaico-cristã, entre outras questões seculares daquela conturbada região do planeta.

296_fique_2_5

Daiello descobriu que se tratava de ambiente extremamente favorável para relatos de espionagem e para os eternos conflitos entre homens e mulheres. Decisões nas encruzilhadas da vida alteram destinos, deixando dúvidas sobre as escolhas mais adequadas. Ir para a direita? Para a esquerda? Estarei no rumo certo quando a agulha da minha bússola apontar para determinada direção?

–Maktub! Maktub! As ações se passam em múltiplas viagens pela região, com passagens por Iêmen, Emirados Árabes, Somália, Mar Vermelho, Canal de Suez, Sinai, Omã, Jerusalém, todas alimentando ideias e fantasias, enriquecidas com idas à Jordânia, contatos com refugiados e com minorias cristãs, em que se destacam as proximidades das fronteiras da Síria, do Iraque, da Arábia Saudita e a presença da Unicef, das tropas da ONU, despertando lembranças como a do Lawrence das Arábias e dos Sete Pilares da Sabedoria.

Os personagens (re)criados por Daiello, é claro, precisavam respirar. Roma, Veneza, Nápoles e Istambul foram escolhidos para servirem de refúgio.

296_fique_2_6

A narrativa registra os noticiários da BBC e da CNN, mostrando a rotina de massacres, decapitações, pilhagens, destruições e combates em cidades destruídas. InshaAllah!

Como pano de fundo, o romance aborda ainda a luta pela Terra Prometida, assim como a questão do Kurdistão, fatos importantes na geopolítica do Oriente Médio. Juntam-se a isso: a expansão da nova Rússia, a política de Obama, o surgimento de novos califados e o retrocesso da democracia na Turquia.

O personagem central é Miguel / Michael Müller, espião e homem de negócios atuante em duas frentes e que enfrenta, como sua mais forte angústia, a necessidade de escolher entre duas mulheres, representantes de culturas completamente opostas.

296_fique_2_7Enfim, Ventos no Deserto narra episódios de lutas, disputas entre religiões e conflitos de personagens de dupla face, perdidos entre perigos, dunas e costumes tribais, meio em que Miguel sobrevive como um camaleão escondido nos desertos. Mash’Allah?

O QUÊ: Livro Ventos do Deserto, de Felipe Daiello (Editora AGE, 408 páginas).

 


296_fique_2_8

Personagem, ambiente e ação são os três ingredientes básicos de qualquer boa narrativa. Este romance de Felipe Daiello os tem imponentes e em profusão.

Em torno do personagem central, o espião e empresário Michael Müller, transcorre uma ação ágil, cercada de mistério, angústia e permanente dúvida. O ambiente principal é o sempre conturbado e beligerante Oriente Médio, envolvendo todos os grupos e interesses atualmente em jogo, que fazem surgir extremismos políticos e religiosos, como as querelas entre sunitas e xiitas, o Estado Islâmico, a difusão da Sharia como constituição, entre outros.

Ao narrar episódios de lutas, disputas entre religiões e conflitos de personagens de dupla face, perdidos entre perigos, dunas e costumes tribais, Ventos do Deserto proporciona momentos de intenso envolvimento com o rico enredo, sem contar que leva o leitor ao conhecimento das razões do permanente conflito entre os povos daquela região.

Paulo Flávio Ledur
Professor, escritor e editor


296_fique_2_9

Felipe Daiello, engenheiro, gaúcho de Porto Alegre, após a conclusão da trilogia As Rodas da Fortuna, agora efetua mergulho nas delicadas questões do Oriente Médio.

Desafio proposto pelo escritor Carlos Abbud, a execução de narrativa longa resultou nesta nova obra. Ventos do Deserto narra episódios de extremismos contra a civilização judaico-cristã, de querelas entre sunitas e xiitas, do surgimento dos guerreiros de preto, da Sharia como constituição obrigatória para muçulmanos e não crentes e da implantação de novos califados para lutar contra os pecados do ocidente.

– AllahAkbar! Haran! Haran!

Daiello descobriu que se tratava de ambiente favorável para relatos de espionagem e para os eternos conflitos entre homens e mulheres. Decisões nas encruzilhadas da vida alteram destinos, deixando dúvidas sobre as escolhas mais adequadas: Yasmin? Júlia?

Miguel Müller, espião e homem de negócios, como personagem principal, atuante em várias frentes, precisa escolher entre duas mulheres, representantes de culturas opostas. Rotinas de massacres, de pilhagens, o drama dos refugiados aparecem na luta permanente pela Terra Prometida, sem contar a questão do Kurdistão. Maktub!


296_fique_2_10

20
20