TRAZENDO SANIDADE AO MUNDO E DICAS CULINÁRIAS PARA ROSH HASHANÁ – RABINO KALMAN PACKOUZ

298_história_1_1Na verdade, podemos tornar este mundo um lugar melhor, mais amoroso e mais solidário. Isto começa com cada um de nós e a forma como nos relacionamos uns com os outros.


Quase não se passa um dia sem alguma expressão de ódio ou um ataque terrorista. Toda pessoa sã está se perguntando: “Por que não podemos todos nos dar bem?” No entanto, não parece que isto esteja acontecendo. A situação piora, o mundo se torna mais louco, mais perigoso. Nós figurativamente lançamos nossas mãos para cima em frustração e pensamos: “Gostaria de poder fazer algo para trazer um pouco de sanidade ao mundo”.

Na verdade, podemos tornar este mundo um lugar melhor, mais amoroso e mais solidário. Isto começa com cada um de nós e a forma como nos relacionamos uns com os outros.

A Torá nos diz que fomos criados b’tzelem Elokim (Genesis 1:27) — à imagem de D’us. Uma vez que D’us não tem forma corpórea, isto significa que fomos criados com uma alma e todos temos um valor intrínseco. O Zohar (o livro básico da Cabalá) nos diz que quando o Todo-poderoso criou Adão, ele o criou a partir do pó de todos os lugares da Terra de forma que ninguém pudesse dizer que é melhor que os outros com base em sua localização geográfica. Todas as pessoas têm valor. Todas as pessoas precisam ser tratadas com respeito.

A Torá declara: “Ame o próximo como a si mesmo (Levíticus 19:18)”. Maimônides acrescenta: “Portanto, devemos elogiar os outros e temos de cuidar de seu dinheiro e de seus bens da mesma maneira como nos preocupamos com o nosso próprio dinheiro e a nossa própria dignidade. Aquele que se faz honrar humilhando outras pessoas perde a sua parte no Mundo Vindouro”.

O Baal Shem Tov (Rabino Israel ben Eliezer, Ucrânia, 1698-1760) costumava dizer: “‘Ame o próximo como a si mesmo’. Você sabe que tem muitos defeitos e, mesmo assim, você ainda se ama. É assim que deve se sentir em relação aos seus semelhantes: apesar de seus defeitos, ame-os”.

Para alguns isso pode parecer difícil de por em prática. No entanto, se todos nós julgarmos os demais apenas um pouquinho melhor, o mundo será um lugar muito melhor!

A mishná em Pirkei Avót (1:12) nos conta o que disse o grande Sábio, Hilel: “Seja entre os discípulos de Aharon — ame a paz e corra atrás da paz; ame as pessoas e as aproxime da Torá”.

O mandamento de amar todo ser humano pode ser cumprido em todos os momentos, a cada segundo do dia. Qualquer favor ou bondade que fizermos para alguém é um cumprimento deste mandamento. A grande regra é: tudo que gostaríamos que fizessem para nós, devemos fazer para os outros; nada que não queremos que outras pessoas façam contra nós, não devemos fazer contra os demais. Este mandamento também pode ser cumprido através do pensamento — ficarmos felizes com a boa sorte de alguém ou tristes por causa de seu sofrimento.

Como podemos tornar o mundo um lugar melhor e mais humano? O livro HaKtav V’hakabala, de autoria do rabino Yaacov Mecklenburg (Rússia, 1785-1855), oferece uma lista para nos orientar em como tratarmos os outros da maneira que gostaríamos de ser tratados:

10 DIRETRIZES PARA MELHORES RELACIONAMENTOS

(1) Não machuque as pessoas fisicamente, financeiramente, emocionalmente ou com palavras.

(2) Cuidemos das necessidades dos outros e de seus sentimentos.

(3) Sejamos verdadeiros ao cuidar dos outros, porque o sentimento é parte do cuidado – somos ordenados a sermos como D’us.

(4) Tratemos as pessoas com dignidade e respeito.

(5) Procuremos honrar os outros.

(6) Cumprimentemos as pessoas com alegria e busquemos o seu bem-estar.

(7) Condoamo-nos com os outros e os ajudemos em seus momentos de tristeza ou necessidade.

(8) Julguemos as pessoas favoravelmente.

(9) Não sejamos arrogantes com os outros.

(10) Alegremo-nos em sua felicidade.

Nunca desista, dizendo que está tudo perdido. Se começarmos aos poucos e tratarmos cada pessoa melhor, com o tempo construiremos uma sociedade e um mundo de amor e paz!


VOCÊ GOSTARIA DE PROPORCIONAR ÀS FAMÍLIAS CARENTES UM ROSH HASHANÁ MELHOR ?

Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos básicos para Rosh HaShaná. As duas instituições abaixo estão se esforçando muito para prover vinho, halá, mel e outros produtos casher a estas famílias carentes. São instituições muito sérias e eu também as ajudo com dinheiro. Envie sua contribuição para:

UNIÃO O JUDAICA KEH HAYREIM – BANCO ITAÚ – AG. 0064 – C/C 44.122-3
Maiores informações com o Rabino Horowitz – tel: 011-3224-8639 – CNPJ: 05.112.407/0001-24
ORGANIZAÇÃO ISRAELITA O.I.S.E.R – BANCO BRADESCO – AG. 114 – C/C 79.589-5
Maiores informações com a Sra. Rivka – tel: 011-3082-1562 – CNPJ: 45.884.426/0001-93


Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “Juízes e policiais vocês devem designar para vocês (Devarim 16:18)”. Além de ser um mandamento para se criar uma sociedade justa e correta, que lição podemos aprender deste versículo?

O Rabino Simha Bunim de Pshischa (Polônia, 1767-1828) explicou: nomeie para VOCÊ juízes e policiais. Antes que faça julgamentos sobre outras pessoas, julgue a si mesmo primeiro. Como nossos Sábios ensinaram no Talmud (Baba Batra 60b): “Primeiro corrija a si próprio e somente então corrija os demais”.

É muito fácil encontrar defeitos nos outros. Entretanto, isto pode facilmente nos tornar arrogantes e fazer com que mantenhamos nossas falhas intactas. Embora tenhamos a obrigação de ajudar os outros a melhorar, continuemos sempre revisando o nosso próprio comportamento para ver onde podemos melhorar. O propósito da polícia é garantir que as leis sejam cumpridas. Da mesma maneira, ao encontrarmos uma falha em nós mesmos, tomemos atitudes para corrigi-la!


Gostaria de algumas dicas culinárias e outros ‘toques’ para Rosh HaShaná?
Acesse nosso site www.aish.com/h/hh/


298_história_1_2The High Holidays: Rosh Hashanah, Yom Kippur, Elul

www.aish.com

The Jewish High Holidays: Rosh Hashanah, Yom Kippur, Elul – Laws, customs, recipes and inspiring videos and articles.
em inglês) ou www.aishlatino.com/h/rhyik/


298_história_1_3Rosh HaShaná 2017 – Año Nuevo Judío – Rosh HaShana
www.aishlatino.com

Rosh HaShaná 2017 – Altas Fiestas: ¿Qué es Rosh HaShaná? Leyes, Costumbres, Shofar, Recetas e inspiradores artículos y videos.
(em espanhol) para descobrir mais!


Pensamento :“Não espere de nenhuma pessoa mais do que você espera de você mesmo(a)!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20