AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR…

Como o Chá da Tarde para as Mulheres com o Rabino Weitman, o Colóquio: O Olhar Enigmático de Moacyr Scliar em Belo Horizonte, o debate com Sabrina Abreu na Wizo SP, o Kleztival 2017 e as exposições ” A Minha Poesia Covarde” na Lombardi Galeria, “Portfolio #4″ na Mais Galeria de Arte e “Geníaco” na  Galeria Base com obras de Emanoel Araújo, Gilvan Samico e Mário Cravo Neto. Confira abaixo os detalhes e participe.


CHÁ DA TARDE PARA AS MULHERES COM O RABINO DAVID WEITMAN

agenda


COLÓQUIO: O OLHAR ENIGMÁTICO DE MOACYR SCLIAR

Dia: 26 de outubro de 2017
Local: Auditório 2001 da Faculdade de Letras da UFMG – Belo Horizonte/MG
Horário: de 9h às 17h
Organização: Berta Waldman, Lyslei Nascimento, Maria Zilda Cury e Saul Kirschbaum
Promoção: Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (NEJ)
Apoio: Faculdade de Letras da UFMG e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG

299_fique_5_2Inscrição (ouvinte) – Contos disponíveisProgramação


NA WIZO SP, DEBATE COM SABRINA ABREU SOBRE O LIVRO “O ÚLTIMO KIBUTZ”

299_fique_5_3


VEM AI O KLEZTIVAL 2017

Guardem as datas, de 21 a 29 de Outubro. Este ano mostrando o cabaret na música judaica. A abertura do Kleztival será no dia 21 de Outubro, Sábado, no Teatro do SESC Consolação. Toda a programação no site www.imjbrasil.com.br

299_fique_5_4


EXPOSIÇÕES

NOVA GALERIA DEDICADA À FOTOGRAFIA AUTORAL É INAUGURADA NO JARDIM PAULISTANO EM SÃO PAULO

299_fique_5_5A Lombardi Galeria inicia sua trajetória com Fabiano Al Makul, em individual que retrata o lado poético de cenas caracterizadas pelo acaso

A Lombardi Galeria, de Álvaro Lombardi, inaugura sua sede com a mostra ” A Minha Poesia Covarde“, do fotógrafo paulistano Fabiano Al Makul, sob curadoria de Diógenes Moura. Composta por 30 imagens que exploram o fascínio do artista por cenas simples e espontâneas, encontradas ao acaso, a exposição é um aprofundamento na produção recente do artista, que chama atenção pelo olhar detalhista em busca de elementos como sombra e luz, conectando as cenas através da composição de polípticos pautados pela cor. Seus personagens são todos e nenhum. Na atual seleção, o humano aparece apenas em poucos registros, mas apenas como composição. As imagens de Fabiano Al Makul contêm as referências das cidades por onde vagou, com câmera na mão, vítima do encontro ao acaso. Como um segredo, cada uma delas rompe a covardia de um verso. Nas palavras do curador: “Nesse limite, não há saída: ou tudo, ou nada”.

“’A Minha Poesia Covarde‘ não é apenas um verso. Fabiano Al Makul não é apenas um fotógrafo. É transeunte. Ou ‘enxerga’ a cidade e sobrevive ou a ‘vê’ e desaparece. Eis a decisão final. Trata-se de um jogo no singular, um retrato, um livro aberto que página por página poderá mudar a cada instante”, define Diógenes Moura.

Período: Até 22 de outubro de 2017
Local: Lombardi Galeria – Rua Joaquim Antunes, 187, Jardim Paulistano – SP – Tel.: +55 11 2528-0409


MAIS GALERIA DE ARTE PROMOVE PORTFOLIO #4, QUARTA MOSTRA DO ESPAÇO

Com curadoria de Eduardo Besen e Duílio Ferronato, mostra traz obras em gravura, mosaico, pintura e instalação de Ana Calzavara, Bartira Velludo, Felipe Guimarães e Ida Feldman

Prestes a completar seu primeiro ano de vida, a MAIS GALERIA DE ARTE inaugura sua quarta mostra, a PORTFOLIO #4, com obras de Ana Calzavara, Bartira Velludo, Felipe Guimarães e Ida Feldman. A coletiva, aberta ao público até o dia 10 de novembro, dá continuidade ao projeto do espaço de apresentar ao público o seu portfólio de artistas representados. Ao todo, serão cinco mostras coletivas, sempre com os artistas da galeria, que foi inaugurada em dezembro de 2016. A curadoria fica a cargo do arquiteto e designer Duílio Ferronato e do galerista Eduardo Besen.

Quatro artistas, quatro estilos

Os quatro artistas que compõe a mostra possuem obras bem distintas. Ana Calzavara tem uma obra focada na gravura e pintura e, para essa mostra,uniu as duas técnicas em obras únicas onde a xilogravura é a base para intervenções da pintura a óleo.

Bartira Velludo é uma arquiteta que trabalha com criação de mosaicos para pisos ou fachadas. Nesta mostra ela traz obras abstratas inspiradas em artistas modernistas que funcionam como quadros.

O jovem Felipe Guimarães trabalha com telas e com uma pintura que, para desavisados, pode parecer ter sido feita com pincel e tinta óleo. Na verdade, o artista que bebe na fonte do expressionismo abstrato, usa somente tinta spray, levando um toque urbano para as telas.

Ida Feldman completa o time da PORTFOLIO #4. A artista, que faz uso de suportes como vídeo e redes sociais, fazendo colagens digitais, traz para a mostra uma série de azulejos com frases repletas de filosofia e humor.

Endereço: Rua Ásia, 219 – São Paulo – Tel. 11.36240301


GALERIA BASE HOMENAGEIA A CULTURA BRASILEIRA EM NOVA EXPOSIÇÃO COLETIVA

299_fique_5_6Mário Cravo Neto, “Figura Voodoo” (1988)

Obras de Emanoel Araújo, Gilvan Samico e Mário Cravo Neto compõem a mostra

A Galeria Base, de Fernando Ferreira de Araújo e Daniel Maranhão, exibe “Geníaco“, composta por 17 obras – esculturas, xilogravuras e fotografias – de Emanoel Araújo, Gilvan Samico e Mário Cravo Neto, sob curadoria de Paulo Azeco. A coletiva busca valorizar a cultura nacional – no sentido mais impactante e restrito que este conceito possa ter -, destacando a simbologia, o etéreo e as religiosidades portuguesa e africana, elementos em comum na produção destes artistas e presentes no imaginário do povo brasileiro.

“Ser Poeta é ser um geníaco, um filho assinalado das Musas.” A citação de Ariano Suassuna, em “O Romance d`A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” (marco inicial do Movimento Armorial no Brasil), não somente permeia o título da nova mostra da Galeria Base, como também é essencial para compreendê-la e as conexões que são estabelecidas entre os três artistas participantes.

Gilvan Samico apresenta sua obra fundamentada na Xilogravura, importante técnica da produção nordestina, tendo o Cordel como inspiração primordial.

Ao longo de sua carreira, Emanoel Araújo pesquisou a geometrização ancestral dos africanos e a tomou como elemento principal de sua produção, com presença forte da Xilogravura – reflexo também da influência regionalista. Na exposição, são exibidas três esculturas que se desenvolvem a partir de uma matriz xilográfica e avançam à tridimensionalidade, revelando signos da cultura negra e sua relação com o Brasil.

Já a Fotografia de Mário Cravo Neto atinge seu ápice nas imagens em branco e preto, as quais retratam a sua Bahia e formulam questionamentos acerca dos pontos mais sensíveis na formação antropológica da região. Participa de “Geníaco” a premiada série “The Eternal Now”, em que documenta o Candomblé através de imagens impregnadas de emoção, como as que sugerem o momento de epifania no contato entre o carnal e a divindade.

Período: Até 4 de novembro de 2017
Local: Galeria Basewww.galeriabase.com/
Endereço: Av. 9 de Julho, 5593/11 – Jardim Paulista – São Paulo/SP – Telefones: (11) 3071-3614

20
20