ARBORETUM VISITORS CENTER É INAUGURADO EM ISRAEL E CONECTA VISITANTES ÀS ÁRVORES

299_fique_3_1O Ilanot Arboretum abriu os portões do seu novo Centro de Visitantes, que conta a história dos segredos escondidos das árvores de forma experiencial e inovadora. O Centro não só fornece conteúdo profissional, mas também conecta os visitantes emocionalmente à terra e às árvores, com uma exposição que usa as tecnologias mais recentes e inovadoras disponíveis do mundo. “Este é o primeiro centro de visitantes do KKL”, disse o Dr. Haim Messing, diretor da Região Central.

299_fique_3_2O jardim botânico em Ilanot, que cobre uma área de cerca de 32 acres, é o único jardim botânico em Israel dedicado inteiramente às árvores. Foi estabelecido na década de 1950 por pessoas do Departamento de Pesquisa de Florestas no Ministério da Agricultura como um arboreto – um jardim de aclimatação para as árvores de Israel. O site serviu como um centro de pesquisa florestal em Israel, e foram realizados importantes projetos de pesquisa relacionados à coleta de sementes, pragas de árvores e de outros campos relacionados à silvicultura.

Em 1986, o Departamento de Pesquisa de Florestas foi fechado e as atividades em Ilanot chegaram ao fim. O site foi abandonado. Em 2013, o KKL decidiu salvar o arboreto e reabilitá-lo. O trabalho de reabilitação incluiu um mapeamento exato do jardim e suas árvores, cuidando das árvores existentes e plantando todo o tipo de árvores adicionais. O site tornou-se um local encantado que atrai muitos visitantes.

299_fique_3_3No antigo local, uma nova estrutura foi construída no ano 2000. Há quatro anos, o KKL decidiu transformar essa estrutura em um centro de visitantes que seria inteiramente dedicado a uma das mais maravilhosas obras de arte da natureza : as árvores e florestas.

O Centro de Visitantes contém dois espaços. No espaço maior, os visitantes podem caminhar livremente entre quatro áreas de atividade. O espaço menor serve como um auditório. No coração da sala está uma árvore artificial estilizada que é iluminada de uma maneira única. No início, há um filme curto que dá uma explicação geral sobre a árvore. Posteriormente, os visitantes podem dirigir seus fones nas raízes, tronco, copa das árvores, nas flores e frutas, e cada vez se mostrará um pequeno filme de vídeo que explica sobre a estrutura e a função das diferentes partes da árvore durante sua vida.

Há também uma bicicleta virtual que integra a realidade aumentada. Os visitantes usam óculos de realidade virtual, e no momento em que começam a pedalar, eles se encontram passeando em uma floresta do KKL. De vez em quando, o visitante “encontra” um animal ou outro, e quando ele focaliza seu olhar, um filme é exibido sobre cada uma das espécies

A estação de trabalho batizada de O Globo fornece aos visitantes uma janela para a diversidade das florestas em nosso planeta. Um globo muito grande é posicionado em frente a uma tela onde são apresentados filmes curtos. Cada filme mostra um tipo diferente de floresta e, à medida que avança, revela dicas adicionais sobre a floresta. Quando os visitantes estão certos de sua resposta, eles pressionam um botão no globo que está posicionado na região geográfica onde esse tipo de floresta pode ser encontrada: a savana africana, as florestas de coníferas nas planícies da Sibéria e assim por diante. Quanto mais visitantes pressionarem os botões à direita, mais pontos receberão. Quem comete um erro é “multado”, e fica suspenso de jogar por alguns segundos antes de continuar.

Já na estação de trabalho de reflorestamento, os visitantes são convidados a ajudar a cobrir Israel com florestas. Obviamente, isso deve ser feito com sabedoria, porque as árvores plantadas em cada região devem ser adequadas para as condições da área. Os visitantes recebem dados sobre altitude e precipitação, e percebem que a silvicultura é uma ciência em todos os sentidos da palavra.

20
20