CONFORTO ANTES E DEPOIS DO CINEMA – POR MAGALI BOGUCHWAL

300_hebraica_3_1Quem frequenta as sessões de cinema certamente reparou no visual renovado do foyer do Teatro Arthur Rubinstein. O projeto foi assinado pela Awds Arquitetura e Design de Interiores, empresa capitaneada por Alexandra Edelsberg Weigier e Daiene Schulze. No momento, Alex cuida dos projetos realizados no Rio de Janeiro, mas acompanhou a obra realizada na Hebraica e concedeu a entrevista a seguir.


Hebraica – Qual é sua ligação com a Hebraica?

Alexandra Edelsberg Weigier – Sou carioca, mas morei em São Paulo por quinze anos e durante esse período frequentei a Hebraica, até a mudança para o Rio de Janeiro e a abertura da nossa filial carioca da Awds, pois o escritório de São Paulo continua sendo gerenciado pela minha sócia Daiene Schulze. Morávamos na esquina e a Hebraica sempre foi o nosso playground; meus filhos faziam todas as atividades e frequentávamos vários eventos, sem falar nos finais de semana. Sendo o maior centro comunitário judeu no mundo, a Hebraica desperta o sentimento de orgulho e impressionando a todos pela sua grandeza e importância.

Chegou a frequentar o Teatro Arthur Rubinstein enquanto morava em São Paulo?

Alexandra – Todas as quartas feiras frequentávamos o cinema para ver as pré-estréias, além de várias peças de teatro ou fi lmes, nos finais de semana. Estive também em grandes eventos comunitários com a presença de lideranças judaicas.

Para você, qual a função de um foyer em um teatro na atualidade?

Alexandra – O foyer tem a função de reunir os espectadores antes das sessões começarem ou mesmo nos intervalos e depois do término de cada uma.

O que pensou quando foi convidada para repaginar um local tradicional como o foyer do Teatro Arthur Rubinstein?

Alexandra – Receber o convite para renovar o foyer foi muito gratifi cante, pois sempre frequentei o local e sabia da importância que seria agregar valor a um espaço que merecia ser devidamente projetado para um melhor convívio dos frequentadores. O foyer do teatro serve como porta de entrada para inúmeros eventos culturais, assim como um ponto de encontro de pessoas que adoram estar na Hebraica para confraternizar.

300_hebraica_3_2O foyer do Teatro Arthur Rubinstein ganhou um visual contemporâneo

Quais as linhas mestras do seu trabalho no foyer?

Alexandra – Seguindo o briefing inicial fornecido pela vice-presidente Social e Cultural Mônica Tabacnik Hutzler, nosso escritório AWDS projetou um ambiente com no estilo retrô, onde as pessoas se sentissem aconchegadas e permanecessem mais tempo antes ou depois de cada evento. Assim, criamos um espaço com itens, ao mesmo tempo práticos e funcionais, não deixando de lado a beleza e o aconchego necessários;utilizamos o piso vinílico que, além de resistente, é de fácil manutenção e instalamos uma iluminação agradável com luz direta e indireta, composta de lâmpadas LED e sanca com fita de LED para gerar um contraste com as cores fortes e marcantes presentes no papel de parede e na pintura. Preservamos as antigas paredes de mármore, instalando acima delas um painel de TV para a divulgação dos eventos do clube. No espaço sob as escadas, projetamos um jardim com seixos e vasos de plantas, trazendo mais cor e harmonia. Em destaque, a parede com revestimento hexagonal em 3D, bem ao lado das duas escadas de acesso proporcionando impacto tanto pelo seu movimento quanto pela iluminação especial instalada no piso. Em breve, será executado o balcão para receber um café e bombonière, além do mobiliário que será espalhado pelo foyer, para que as pessoas fiquem bem instaladas antes e depois do início de cada sessão. Pelos comentários ouvidos durante o Festival de Cinema Judaico, quando o projeto ainda não estava totalmente concluído, percebemos que atingimos os objetivos.


Fonte: Revista A Hebraica – outubro/2017

20
20