EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Mariza de Aizenstein, Alexandru Solomon, Prefeito Marcelo Crivella, Sérgio Besserman, Ester Proveller, Elisa Nigri Griner, José Gilberto Sztutman, Sheila Szymonowicz, Alessandra Kovesi, Sandra Chedid, Tania Grinberg, Leonardo Padovani, Daniel Tauszig, o rabino Ivo Zilberman, Renato Sneider, rabino-chefe de Londres Ephraim Mirvis, a Dra. Liat Ben David e Jayme Blay, dentre outros.


MULHERES DA HEBRAICA – A CHAPA

301_first_5_1Enaltecendo qualidades como experiência, sensibilidade, capacidade, firmeza e liderança, através de itens criativos de propaganda na cor rosa e de forma bem feminina, um grupo de 27 mulheres liderado por Mariza de Aizenstein criou a Chapa Mulheres da Hebraica. Elas irão concorrer à uma vaga no Conselho de A Hebraica de São Paulo nas eleições do próximo dia 12 de novembro – são 100 vagas para 151 candidatos. Dentre outras, as que estão na foto: Krystyna Okrent, Linda D.Blay, Glorinha Cohen, Mariza de Aizenstein, Vivian Didio, Debby Forman, Monica Baran, Luciana K. Fischman, Carla Regina Caldeira e Eugenia (Guita) Zarenzczanski. E todas prometendo muita agitação naquele dia.


OBRA DE ALEXANDRU SOLOMON É PREMIADA PELA SEGUNDA VEZ NA ITÁLIA

301_first_5_2

A obra “A Volta”, do escritor Alexandru Solomon, recebeu o 1º Prêmio no 17º Concorso Internazionale Poetico Musicale 2017 promovido pela Poeti Nella Societá – Delegazione Provinciale di Lecce. Esta é a segunda vez que é premiada. A primeira foi em 2016, pela Accademia Internazionale Il Convivio, na Cecilia.


MÍDIA DESTACA FESTIVAL DE CULTURA JUDAICA EM IPANEMA

301_first_5_3Prefeito Marcelo Crivella com líderes da comunidade judaica do Rio. Foto:Divulgação

O 1º Fest Rio Judaico mostrou ao Rio de Janeiro elementos da tradição e cultura judaicas, com música, dança e comidas típicas, reunindo em 22 de outubro cerca de 9.000 pessoas na praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O prefeito Marcelo Crivella louvou a iniciativa da Federação Israelita do Rio: “A presença de muitos não judeus aqui é uma demonstração da tolerância que deve haver entre todas as religiões”, afirmou. Também estiveram presentes o babalaô Ivanir dos Santos e o economista Sérgio Besserman.

O vereador Marcelo Arar proporá na Câmara Municipal que a festa passe a fazer parte do calendário da cidade.


PROJETO TIKUN OLAM, DA B’NAIB’RITH, TEVE NOVA ETAPA NO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

301_first_5_4A Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná deu sequência ao seu Projeto Tikun Olam Ismar Strachman no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, na tarde do dia 19 de outubro. Desta vez, não só as crianças internas como as mães também se divertiram decorando mochilas de tecido com enfeites coloridos, sob a supervisão das voluntárias e dos voluntários do projeto.

“Essa nova etapa do Projeto Tikun Olam, desenvolvido naquele hospital desde 2015, foi um sucesso tanto no número de crianças, como no de voluntários”, observou a presidente da B’nai B’rith, Ester Proveller. A etapa seguinte terá sequência no mês de novembro.

Tikun Olam (que em hebraico significa “reparar o mundo”) é um projeto de iniciativa da B´nai B´rith em conjunto com o Hospital Pequeno Príncipe, e homenageia a memória do médico pediatra Ismar Strachman, já falecido, e que recentemente teve seu nome oficialmente dado à UTI de Cirurgia daquele hospital. O objetivo do projeto é incentivar jovens e adultos a atuarem num trabalho voluntário com as crianças em tratamento hospitalar.


COMEMORANDO SUCOT EM ISRAEL

301_first_5_5Vice-presidente de Juventude da Hebraica de São Paulo, Elisa Nigri Griner (na foto com o filho Leonardo e os amigos Yamit Cohen e Zé Nigri) esteve em Israel para comemorar Sucot e Simcha Torá em família, retornando ao Brasil logo em seguida.


NA´AMAT PIONEIRAS SP E CINEMARK WEST PLAZA REALIZARAM COQUETEL DE INAUGURAÇÃO

301_first_5_6Sheila Szymonowicz, Alessandra Kovesi e Sandra Chedid

A Na´amat Pioneiras São Paulo e o Cinemark realizaram nesta terça –feira, 24 de outubro, coquetel de inauguração, seguido da pré estréia, de seu mais novo complexo localizado no Shopping West Plaza. Os convidados foram recebidos pelo capitão Jack Sparrow e por D. Herminia, protagonistas dos filmes “Piratas do Caribe” e “Minha mãe é uma peça”. Eles tiveram a oportunidade de assistir em primeira mão ao filme “Depois daquela montanha”, com Kate Winslet e Idris Elba, nas modernas salas do novo Cinemark do West Plaza, que prometem ser um paraíso para os cinéfilos.

Sheila Szymonowicz, vice-presidente da Na’amat SP e coordenadora do Grupo Shamash, que organizou o evento, comemorou o sucesso da iniciativa, que terá renda revertida em prol dos projetos sociais da Na’amat Pioneiras São Paulo.


O SUCESSO DE TANIA GRINBERG NA A HEBRAICA DE SP

301_first_5_7Formando trio dos mais talentosos, Tania Grinberg, cantora, atriz e arte-educadora, Leonardo Padovani (violino) e Daniel Tauszig (piano) estiveram no Show do Meio-Dia da Hebraica de São Paulo. O trio de músicos e amigos, que já tem uma grande pesquisa da música ydishe e klezmer, proporcionou um encontro musical divertido, poético e nostálgico, onde a cultura judaica foi o ponto principal.


CÂMARA BRASIL – ISRAEL E SALES BRAIN REALIZAM PALESTRA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO NEUROMARKETING

301_first_5_8Jayme Blay e Renato Sneider

Como entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas? Como acessar o verdadeiro tomador de decisões no cérebro dos clientes? As respostas podem estar no Neuromarketing, um novo campo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor e é considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo.

Antenada nesta nova ciência, a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria e a Sales Brain, primeira agência mundial de neuromarketing, com sede em São Francisco e filial no Brasil, realizaram no dia 18 de outubro, no Cubo, a palestra “Como capturar, convencer e fechar negócios cientificamente”. A capacitação foi ministrada por Renato Sneider, representante no Brasil da Sales Brain, que utiliza o NeuroMap, primeiro e único modelo mundial de Neuromarketing, com mais de 120 mil executivos treinados em 25 países.

Renato deu detalhes sobre o funcionamento do cérebro e de como acontece o processo de tomada de decisão, destacando os estímulos que ativam uma área do nosso cérebro chamada de sistema reptiliano.

“As pessoas estão aprendendo a usar cada vez mais a ciência a seu favor, e essa é uma área que vem crescendo muito. Como exemplo, podemos citar o Prêmio Nobel de Economia de 2017 concedido ao norte-americano Richard H. Thaler, por sua pesquisa sobre economia comportamental”, disse Sneider.


REINO UNIDO TERÁ MEMORIAL DO HOLOCAUSTO

Reino Unido anunciou nesta terça-feira (24) o resultado de seu Concurso Internacional de Design do Memorial do Holocausto. O projeto vencedor, escolhido entre 92 concorrentes, apresenta 23 placas de bronze altas – os espaços entre elas representam os 22 países em que as comunidades judaicas foram destruídas durante a Shoá. O monumento ficará em Londres, na região de Westminster.

A escolha do júri, que incluiu o rabino-chefe Ephraim Mirvis, o prefeito de Londres Sadiq Khan, foi unânime. O júri elogiou a proposta de criar “um lugar de vida, não apenas um monumento a algo do passado” e o desejo de criar uma jornada imersiva para o visitante, que entrará em um memorial embutido na terra.

O rabino Mirvis comentou o design vencedor: “A questão de como vamos lembrar o Holocausto nos próximos anos, em uma sociedade que não mais terá os testemunhos de primeira mão dos sobreviventes, é o que deve ocupar a mente de cada um de nós”.

Um Centro de Estudos no subterrâneo contextualizará o memorial e mostrará histórias e fatos do Holocausto.

Fonte: Boletim Conib
Leia mais.


DIRETORA DO INSTITUTO DAVIDSON VISITA SP E DESTACA A IMPORTÂNCIA DE DIVULGAR A CIÊNCIA PARA TODOS

A Dra. Liat Ben David, diretora do Instituto Davidson de Educação em Ciências do Instituto Weizmann de Ciências, visitou São Paulo na primeira quinzena de outubro, onde participou de eventos e reuniões com escolas e instituições vinculadas à educação. Ela participou de um painel sobre “Diálogos entre Universidade e Escola”, em parceria com a FEBRACE-USP, representada pela pesquisadora Roseli de Deus Lopes, na Escola Alef-Peretz. O evento contou com a participação de representantes de diversas escolas e instituições de São Paulo, Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que puderam trocar conhecimento e conhecer as experiências do Weizmann e da FEBRACE-USP.

Em Israel, a Dra. Ben David é uma referência nacional no quesito Educação, desenvolveu currículos de ciências para escolas primárias e secundárias, escreveu quase 20 livros texto em vários campos de estudo, criou o Centro para o Conhecimento e Aprendizado para profissionais que trabalham com jovens em situação de risco e agora é uma entusiasta em redirecionar a Educação. “Não precisamos de mais uma reforma educativa, o que precisamos é de uma revolução”, propõe.

“Queria trabalhar com pessoas e não com tubos no laboratório”, responde de maneira simples quando é questionada a propósito de ter abandonado a vida de cientista (obteve o seu PhD na área da Biologia Molecular no Instituto Weizmann), e ter começado a estudar educação vinte seis anos atrás. Esse aprendizado nunca parou, segundo ela, porque a educação “é uma profissão multidisciplinar fascinante em evolução continua”.

A Dra. Ben David critica o sistema educativo atual, o qual ela considera rígido demais e altamente padronizado, e se opõe a que a escola continue a aportar aos alunos fatos e números que hoje estão disponíveis de graça. Assim, com energia de militante, fala de redirecionar a educação. “Precisamos de uma mudança de paradigma”, propõe com entusiasmo. O caminho que ela enxerga para um futuro melhor é um tripé: conhecimento ativo, contação de histórias e socialização.

Instituto Davidson de Educação em Ciências, que ela dirige, é fonte de inspiração e inovação através de mais de 70 programas para alunos, professores e acadêmicos da área de educação, membros do governo e público do mundo todo.

Para os que moram em Israel, o Instituto Davidson possui o Garden of Science, que recebe pessoas de todas as idades, e conta com programas interativos específicos. Pertence também ao Instituto Davidson o programa da Escola de verão internacional, que já recebeu mais de 70 brasileiros desde o ano 1982, e os programas Science by mail e Math by Mail, com atividades on line e que há anos conta com participantes do Brasil.

A Dra. Ben David se empolga quando fala de um outro projeto internacional mais recente, o Safe cracking tournament, a edição deste ano envolve equipes de 17 países e terá seletivas no Canada, Panamá, Reino Unido e Eslovênia. Nele, cada time de até cinco alunos, tem que descobrir como abrir um cofre e para isso tem que quebrar um código baseado em diferentes princípios de física.

Convencida de que a ciência não é feita de fatos, mas sim uma maneira de viver, ela reforça importância de divulgar a ciência para todos, e não apenas aos que pretendem se tornar cientistas.

20
20