A TEORIA DA FELICIDADE DE EINSTEIN – RABINO DOVI GOLDBERG

301_HISTÓRIA_3_1“Uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com constante inquietação”


Caros amigos,

Quanto você estaria disposto a pagar por uma nota, escrita pelo próprio Einstein, com sua teoria da felicidade?

Bem, ela foi leiloada esta semana, em Jerusalém, por 1,3 milhão de dólares. Tudo é mesmo relativo…

A nota foi escrita no Japão, onde Einstein realizou uma turnê de palestras em 1922. Quando viajava da Europa para o Japão, Einstein foi informado de que havia recebido o Prêmio Nobel de Física. Mesmo assim, decidiu continuar a jornada, e não participou da cerimônia de entrega do prêmio, em Estocolmo.

Em Tóquio, no hotel, Einstein rabiscou a nota em alemão para o mensageiro, após ter percebido que estava sem dinheiro para dar gorjeta. “Talvez, se você tiver sorte, essa nota valerá muito mais do que apenas uma gorjeta”, disse-lhe o cientista.

E qual é o segredo do renomado cientista para a felicidade? Em suas palavras: “Uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com constante inquietação” ( Veja a nota aqui ).

É claro que o alto valor alcançado no leilão foi devido ao valor histórico da nota, e não pelo seu conteúdo, que pode ser encontrado, gratuitamente, nos nossos livros sagrados…

Um abraço Shalom.


Rabino Dovi Goldberg é da Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20