MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA DE SP ABRE EXPOSIÇÃO SOBRE O HOLOCAUSTO

302_fique_1_1Ala dedicada à história do Holocausto, no Memorial da Imigração Judaica, em SP. Foto: Divulgação

O Memorial da Imigração Judaica, inaugurado em 2016 e onde está a primeira sinagoga do Estado de São Paulo, no bairro Bom Retiro, em São Paulo, tem agora uma nova ala: o Memorial do Holocausto.O novo espaço foi inaugurado no último dia 8, com a presença do Prefeito João Dória, diversas autoridades e líderes comunitários.

A decisão de criar a mostra se justifica pelo momento histórico, explica Reuven Faingold, diretor de projetos educacionais do memorial e membro da sua curadoria, em entrevista concedida à Folha.

“Esta geração de sobreviventes está minguando, em breve não teremos ninguém. Vai sobrar a documentação e os museus e memoriais ao redor do mundo”, afirma. Para o professor, o Brasil “corre atrás do tempo perdido”. Com apenas um museu dedicado ao Holocausto, em Curitiba, Reuven conta que a maioria dos alunos que visita o memorial desconhece essa parte da história. “Os alunos escutam que existiu o Holocausto, que os judeus morreram na [Segunda] Guerra. Na melhor das hipóteses, escutaram o número de seis milhões de judeus mortos, mas é tudo” diz ele.

Com a nova mostra, o memorial espera ampliar seus projetos educacionais. Hoje o prédio instalado no nº 160 da rua da Graça recebe alunos de escolas particulares e públicas a partir do 9º ano do ensino fundamental.

Além do desconhecimento, há aqueles que questionam a narrativa judaica das atrocidades sofridas durante a Segunda Guerra (1939-45).

Os visitantes devem fazer um cadastro prévio, via seguranca@memij.org.br

O Memorial está instalado no prédio da sinagoga Kehilat Israel, no Bom Retiro. Fundada em 1912, é a mais antiga do Estado.

A entrada é franca. Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 10h às 17h. Na sexta, das 10h às 15h. No domingo, dia 12, o Memorial abrirá excepcionalmente, das 10h às 17h. Endereço: Rua da Graça, 160, no Bom Retiro. Informações: (11) 3331-4507.

Fonte: Folha de S.Paulo

20
20