KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

CHESHBON NEFESH

Nossos sábios nos orientam e nos dão a seguinte fórmula: Antes de dormir, faça um balanço do seu dia sobre seus relacionamentos e comportamentos. O que fiz hoje? O que me aproximou ou me afastou das metas que desejo alcançar? Como interagi com minha família, no meu trabalho e socialmente? Pelo que mais vale a pena viver? Magoei alguém? Por acaso trapaceei? Poderia ter resolvido melhor as situações? Estudei pouco? Evolui? Ajudei os outros? Honrei os outros? Fui arrogante, egoísta ou humilhei alguém? Usei bem o meu livre-arbítrio? Cuidei do meu corpo e da minha alma? Falei desnecessariamente? Falei mal dos outros?

Após estas reflexões, tente melhorar onde errou e agradeça a D´us por mais um dia que Ele lhe deu, pedindo que o oriente no dia seguinte. Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui


ESCOVAÇÃO DOS DENTES NO SHABAT

  • Pergunta: é permitido escovar os dentes no Shabat?

 

  • Resposta: uma das melachot (atividades) proibidas no Shabat é espalhar pastas ou cremes. O princípio desta melachá é “deslizar” determinados materiais sobre superfícies. Para os ashkenazim, é proibido usar pasta dental comum no Shabat por traduzir-se nesta melachá proibida. Para os sefaradim, é permitido usar pasta dental comum, pois se considera que a pessoa que escova os dentes com a mesma não tem interesse na manutenção do produto e sim apenas na limpeza de seus dentes, o que não é proibido.

Outro problema com a escovação no Shabat é o risco de sangramento da gengiva – o que denotaria uma proibição expressa no Shabat: extrair sangue. De fato, como halachá, para aqueles que costumam sangrar ao escovar os dentes (ou que haja grande chance de sangramento na escovação em questão, ou seja, que a pessoa fará no Shabat) a escovação é proibida. Para quem o sangramento não é comum é permitido escovar os dentes no Shabat. Melhor, em todo caso, que se utilize uma “pasta de dentes líquida” ao invés de pasta comum. Entre os sefaradim, quem quiser pode ser leniente e usar a pasta comum.


BRINCAR COM CACHORRO NO SHABAT

  • Pergunta: temos um cachorrinho lá em casa. Posso brincar com ele normalmente no Shabat?

 

  • Resposta: consta no Shulchan Aruch que todo animal, grande ou pequeno, é “muktze”, sendo proibido carregá-lo no Shabat. Mesmo que seja obrigatório – e até mitzvá – alimentá-lo no Shabat, de qualquer forma, é proibido deslocá-lo ou carregá-lo. Quando é necessário movimentá-lo de um lugar a outro, deve-se arrastá-lo com cuidado, sem erguê-lo. Assim, quem tem um pássaro, ou cachorro, ou gato, em casa, deve tomar esses cuidados, pois eles são muktze. Passear com eles no Shabat, sem erguê-los ou carregá-los, é permitido. Na verdade, há uma questão anterior, neste contexto: cada pessoa deve consultar seu rabino sobre criar animais impuros em casa. Ou seja, se é benéfico ou indicado mantê-los, pois este não é um assunto simples.

302_história_3_1

FONTE: KOLEL RIO

20
20