COMO ACELERAR O METABOLISMO PARA PERDER PESO

Acelerar o metabolismo significa alterar a forma como o organismo
gasta as calorias dos alimentos ingeridos.

Quer saber como acelerar o metabolismo para perder peso? Acompanhe o nosso artigo até ao fim!

Acelerar o metabolismo significa alterar a forma como o organismo gasta as calorias dos alimentos ingeridos. Com o metabolismo acelerado, o corpo passa a consumir mais energia (calorias) nas tarefas do dia-a-dia, como caminhar, correr, fazer exercício, etc.

O aumento do gasto calórico conduz forçosamente à perda de peso, daí a necessidade de manter o metabolismo acelerado durante a fase de emagrecimento. Vários nutricionistas dizem existir uma relação entre o metabolismo lento e a dificuldade em perder peso.

Muitas pessoas têm dificuldade em emagrecer, mesmo seguindo uma deita hipocalórica (baixas calorias). Esta situação pode estar relacionada com o metabolismo lento ou com outros problemas de saúde, como o hipotiroidismo.

Causas do metabolismo lento

Existem vários factores que determinam o ritmo do metabolismo, nomeadamente a alimentação, género, idade, quantidade de exercício físico, peso, entre outros.

No que diz respeito ao gênero, por exemplo, o metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, por isso, os homens têm maior facilidade em queimar calorias e perder peso.

Em relação ao fator idade, com o passar dos anos, o nosso organismo vai perdendo algumas capacidades e o metabolismo vai ficando mais lento, é um processo natural.

A falta de exercício físico, o sedentarismo, a elevada percentagem de massa gorda e a alimentação pouco saudável, também são fatores que afetam o metabolismo.

Como acelerar o metabolismo para perder peso
Endocrinologistas defendem que é possível combater o metabolismo lento, bastando na maioria dos casos, adoptar alguns hábitos saudáveis.

Veja quais são os hábitos saudáveis que ajudam a acelerar o metabolismo:

1. Tomar o pequeno-almoço

Nunca saia de casa sem tomar o pequeno-almoço, isto porque é a ele que se deve o arranque e manutenção do ritmo do metabolismo ao longo de todo o dia.

2. Comer em menores quantidades e mais vezes ao dia

Distribua as habituais 3 grandes refeições diárias por 5 ou 6 menores. Tente comer de 3 em 3 horas, fazendo os possíveis para realizar as refeições sempre a mesma hora. Além de acelerar o metabolismo e perder peso de forma mais rápida, dificilmente, sentirá aquela sensação de fome acentuada ao longo do dia.

3. Não saltar refeições

Um dos maiores mitos em torno dos planos de emagrecimento é que saltar refeições permite uma perda de peso mais rápida. Nada mais errado. Além de correr o risco de comer exageradamente na refeição seguinte, a verdade é que o não cumprimento das refeições desacelera o metabolismo.

4. Aumentar a massa muscular

Quanto mais massa muscular tiver, mais rapidamente o organismo queimará as calorias e gorduras indesejáveis. Pessoas com muita massa muscular têm o organismo mais acelerado e perdem gordura e peso com maior facilidade. Por isso, pratique exercícios que estimulam os músculos e aumentam a força e resistência.

5 – Manter o corpo ativo

Quanto mais se mexe, mais ativo estará o metabolismo, mais calorias e gorduras serão desfeitas. Faça exercício aeróbico, caminhada, corrida, dança ou movimentos tão simples como subir escadas enquanto fala ao telefone ou alongamentos depois de algumas horas ao computador, o importante é não deixar que o sedentarismo tome conta do seu corpo.

6. Consumir alimentos picantes

Os alimentos picantes ou especialmente condimentados fazem aumentar o metabolismo em cerca de 50%, pelo menos, 3 horas depois da refeição.

7. Beber muita água

Nunca é demais lembrar a importância da água, ao eliminar as toxinas produzidas pelo organismo quando queima gordura, a água assegura que o corpo funcione a 100%, incluindo o nível do metabolismo.

8. Ingerir alimentos energéticos e termogênicos

Para acelerar o metabolismo deve incluir na sua alimentação os seguintes alimentos: gengibre, couve-de-bruxelas, espinafres, brócolos, espargos, alface romana, lentilhas, feijão, nozes, amendoins, amêndoas, cajus, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, frutos cítricos, maçãs, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto. Planeie todas as refeições para incluir estes e outros alimentos saudáveis, evitando cair em tentação e saltar refeições.

9. Melhorar o sono

Não sabia que uma boa noite de sono faz maravilhas ao organismo? Se não dormir bem ou se dormir pouco, não vai acordar com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ressente-se imediatamente. Perde massa magra e acumula massa gorda.

Suplementos alimentares também aceleram o metabolismo

Existem no mercado, uma vasta oferta de suplementos alimentares com efeito termogénico, compostos por estimulantes naturais, que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso. Estes suplementos podem ser encontrados em lojas de desporto ou nutrição desportiva.

Atletas e pessoas ligadas ao fisiculturismo e fitness, consomem suplementos termogénicos durante a “fase de secagem e definição muscular”, uma vez que estes permitem perder peso e queimar gordura mais rapidamente.

Agora que já sabe como acelerar o metabolismo, não perca tempo e ponha em prática as nossas dicas!


Fonte: www.checkinsaude.com

20
20