CONVENÇÃO DA CONIB TROUXE DAVID HARRIS, DIRETOR DO AMERICAN JEWISH COMMITTEE

Com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro da Educação, Mendonça Filho, do senador José Serra e do prefeito João Doria, a 48ª Convenção Nacional da Conib, realizada no último fim de semana em São Paulo, reelegeu por aclamação Fernando Lottenberg como seu presidente para o triênio 2017-2020.

Com a presença de muitos jovens e de representantes das entidades federadas de 14 estados brasileiros, a 48ª edição do evento, teve a participação de um convidado especial: David Harris, diretor executivo do American Jewish Committee, considerado pelo ex-presidente de Israel, Shimon Peres, o “ministro das Relações Exteriores do povo judeu”.

Entrevistado em um dos painéis pelo jornalista Caio Blinder, Harris abordou, entre outros temas, o governo Trump e a relação Israel-EUA, BDS e assimilação. Ele contou aspectos marcantes de sua trajetória e de como despertou para a causa judaica nos anos 1970, com o movimento pela emigração dos judeus da União Soviética. “Minha conexão com o judaísmo é tribal, tenho muita história, em várias línguas”, disse.

Os jornalistas Sergio Malbergier, diretor de Comunicação da Conib, e Alon Feuerwerker, debateram os principais temas da conjuntura nacional e internacional, tais como Fake News e Antisemitismo no Brasil. A mediação foi de Milton Seligman, diretor da Conib.

Os advogados Alexandre Pacheco da Silva e Marina Feferbaum, da FGV, apresentaram a proposta Projeto “Contra o Discurso de ódio”, criado em parceria com a Conib. O Centro pretende lançar um e-book com o ferramental para identificar discursos de ódio, com lançamento previsto para o final de 2018.

David Diesendruck apresentou o Instituto Brasil-Israel e coordenou uma dinâmica onde os participantes da Convenção foram divididos em três grupos para definir formas de atuação do IBI com respeito a três grandes temas: as comemorações dos 70 anos de Israel, as universidades e as redes sociais.

Durante a Convenção, houve também uma homenagem ao ministro Mendonça Filho por sua compreensão e sensibilidade para que o Enem deixasse ser aplicado aos sábados.

Crédito fotográfico: Eliana Assumpção

303_fique_3_1 Floriano Pesaro e Fernando Lottenberg entregam placa ao ministro Mendonça Filho

303_fique_3_2Alon Feuerwerker, Milton Seligman e Sergio Malbergier

303_fique_3_3Apresentação do projeto “Contra o Discurso de Ódio”.

303_fique_3_4 David Diesendruck apresenta o Instituto Brasil-Israel

303_fique_3_5 Fernando Lottenberg, David Harris e Caio Blinder

303_fique_3_6 Presença jovem na 48ª Convenção da Conib

303_fique_3_7Participantes do evento

20
20