33ª BIENAL DE SÃO PAULO – AFINIDADES AFETIVAS

303_fique_2_1

Mostra terá sete artistas atuando em sua concepção

A menos de um ano de sua abertura, a 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades afetivas vem sugerir uma mudança no próprio modo de se organizar a exposição. Procurando questionar a centralidade do papel do curador na arte contemporânea, Gabriel Pérez-Barreiro foi selecionado pela Fundação Bienal com uma proposta que distribui o poder de decisão e dá prioridade às influências entre processos e artistas.

No intuito de rever o uso de temáticas nas curadorias, a 33ª edição nasce de um “sistema operacional” alternativo que privilegia o olhar dos artistas sobre seus próprios contextos criativos. Sete artistas de diferentes origens, gerações e práticas artísticas foram convidados por Pérez-Barreiro a conceber, cada um deles, uma exposição coletiva selecionando seus pares.

Dessa forma, a Bienal terá sete exposições diferentes, curadas pelos artistas: Alejandro Cesarco; Antonio Ballester Moreno; Claudia Fontes; Mamma Andersson; Sofia Borges; Waltercio Caldas e Wura-Natasha Ogunji. As exposições serão complementadas por individuais selecionadas pela curadoria geral. A lista final de participantes será anunciada no primeiro semestre de 2018.

MAIS

33ª Bienal – Afinidades afetivas
De 7 de Setembro a 9 de Dezembro de 2018
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera

20
20