AJUDE-ME! NÃO QUERO FICAR IGUAL AO MEU PAI! – RABINO TZVI FREEMAN

304_hebraica_2_1Pergunta

Meu pai foi um hipócrita. Ele fingia levar um estilo de vida religioso, mas era tudo falso. Ele nunca passava tempo com nenhum de nós e não parecia se importar, portanto todos nos rebelamos e deixamos de lado todo o Judaísmo.

O problema é que agora estou na faculdade. Tenho alguns amigos observantes e estou realmente atraído pelo Judaismo e por um estilo de vida judaico. Mas não posso seguir este caminho, por causa do meu pai. Para onde vou?

Resposta:

Você vai aonde quiser ir. Mas para fazer isso, precisa reescrever sua história. Vou explicar:

Quando você era criança, alguém leu para você o livro infantil de Crockett Johnson, “Harold e Seu Lápis Vermelho”? É sobre um menino de pijama que começa a pintar desenhos no muro, criando uma jornada completa com estradas e árvores, cidades e trilhos de trem – e depois fica assustado e se sente perdido porque as criaturas que sua caneta pintou são muito maiores do que ele.

Criar histórias a partir dos eventos da vida é um dos passatempos favoritos de todo ser humano. Gostamos de imaginar que nossas histórias nada mais são que uma narrativa da vida à medida que ela passa. Porém, verdade seja dita, não há história na vida até que a contemos. Sim, há mais que uma parede e um lápis – há todos aqueles eventos que ocorreram um depois do outro, pessoas com vidas que não são as nossas, o clima, geografia, DNA. Mas somos nós que as juntamos com significado e direção. para criar uma narrativa.

Nada tem maior impacto em nossa vida que aquelas histórias. As criaturas da história podem ser reais, mas é você quem define a trama e o tema. Você é a vítima ou o herói? Está apenas passando por ali ou está no controle de tudo? Com uma história você pode aprisionar-se dentro de quatro paredes, colocar um teto de ferro por cima da cabeça e areia movediça sob seus pés – ou pode sentar-se na cabine de um foguete para voar até seu destino. Você é o autor, e não importa o quanto possam ser grandes os personagens da história, você sempre terá o lápis em sua mão.

Meu amigo, você escreveu uma narrativa que coloca você contra uma parede de tijolos. Voltemos para trás para reescrever a história, dessa vez escrevendo para colocar você fora do banco de trás do carro de seu pai e atrás do volante de seu próprio carro.

Vou simplificar: seu pai tentou fazer teshuvá, retornar às raízes judaicas. Ele queria ser um bom judeu, mas falhou. Você viu onde ele errou e sabe como fazer o certo. Agora, quando você se aproxima da saída da sua própria estrada, pode escolher tomar a direção oposta ou continuar onde seu pai parou. Você pode criar seu próprio futuro e curar o passado dele e o seu.

Os personagens dessa história são prisioneiros do tempo. Mas o autor é seu chefe. À medida que você reescreve a história do seu passado, assim será o seu futuro.

POR TZVI FREEMAN

304_hebraica_2_2

O rabino Tzvi Freeman é diretor da equipe “Pergunte ao rabino” do Chabad.org e é um dos seus membros mais antigos e autor de vários livros sobre cabala e filosofia chasídica


Fonte: www.pt.chabad.org

20
20