ELISABETE E MARCOS ARBAITMAN DOAM SEFER TORAH À SINAGOGA TALMUD THORÁ E ESCOLAS GANI-LUBAVITCH

A comunidade judaica se reuniu domingo, dia 10 de dezembro, para a chegada da nova Torá na Sinagoga Talmud Thorá e Escolas Gani-Lubavitch, doada pelo casal Elisabete e Marcos Arbaitman, em homenagem aos pais dela, Rosa e Manoel Epsten, que frequentavam a sinagoga. Durante mais de duas horas, amigos do casal preencheram as últimas linhas da Torá, tradição seguida para compartilhar o mérito de completar a escrita do livro sagrado. A Torá tem um texto único, mas a grafia de algumas palavras, no entanto, pode variar sem que o sentido mude, identificando o rito da comunidade que a imprimiu.

“O respeito ao nosso rito mostra a preocupação dos doadores em preservar a identidade de cada comunidade”, explica Marcos Arbaitman, ao enfatizar a importância da cerimônia “para que todos se sintam motivados a ganhar uma nova Torá”.

Após o término da escrita, os rabinos, juntos com os presentes, levaram a Torá pelos corredores da sinagoga até a rua onde foi festejada com muita música e dança. A banda Alpacas e o grupo Zamarim foram os responsáveis pela animação musical.

A familia Arbaitman recebeu os convidados e participou da festividade durante toda a manhã. Entre muitos estavam o cônsul de Israel Dori Goren, Daniel Bialski, Abram Szajman, Abramo Douek, Bernardo e Célia Parnes (presidente da UNIBES), Carin e Miguel Mofarrej, Milton Wagner e Adriana Proushan, Helena e Bóris Saginur.

Para Rabino Moti Begun , diretor das Escolas Gani Talmud Thorá e Lubavitch, “a cerimônia de entrega de um novo rolo da Torá para uma sinagoga, chamada de Hachnassat Sefer Tora, é uma ocasião singular e uma festividade muito alegre. Entre os vários significados desta cerimônia, podemos ressaltar o grande valor individual e a união exemplar que extraímos como lição de um Sefer Torá. Pois se faltar, nem que seja uma pequena parte de uma das 304.805 letras, todo Sefer Torá perde sua validade e valor”, completa.

304_first_1_1Marcos e Bete Arbaitman com os filhos Marjorie e Sidney

304_first_1_2Daniel Bialski e Glorinha Cohen

304_first_1_3Marcos Arbaitman e o cônsul Dori Goren

304_first_1_4 Celia e Moyses Gross, Sergio Rosenberg, Sami Sztokfisz e Daniel Bialski

304_first_1_5Moises e Estelita Cohen, Bete Arbaitman, Vera Len, Helena e Boris Saginur e Claudio len

304_first_1_6Marcos Arbaitman e Abramo Douek

304_first_1_7 Marcos Arbaitman e Bernardo Parnes

304_first_1_8Marcos Arbaitman e Daniel Bialski

304_first_1_9Bete Arbaitman, Carin e Miguel Mofarrej

304_first_1_10 Bete e Marcos Arbaitman, Shirley Bidlovski, Milton Wagner e Adriana Proushan

304_first_1_11Famílias Arbaitman e Epstein

304_first_1_12Abram Szajman, Bete Arbaitman e Cid Antão

304_first_1_13Abrão Lowenthal, rabino e Marcos Arbaitman

304_first_1_14 Celia Parnes, Marcos e Bete Arbaitman

304_first_1_15Marcos e Bete Arbaitman num dos momentos mais importantes da cerimônia

304_first_1_16Rabino Begun, Sefer Torah Roberto Arbaitman Peretz e Marcos Arbaitman

20
20