EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Leandro Karnal, Lourival Sant’Anna, Rabino Michel Schlesinger, Leonor Szymonowicz, Mauro Wainstock, Isabel e Daniel Cohn, Adriano Messias, José Luiz Goldfarb, Deia Cypri, Reuven Faingold, Margot Rothstein, Maria Luiza Tucci Carneiro, Abraham Goldstein, Gilberto Cury, Raquel Mizrahi, Eduardo Wurzmann, Adriana Amaral e Prof. Asher Cohen, dentre outros.


NOVAS GERAÇÕES DO CJL PARTICIPAM DE ATIVIDADE NO CENTRO BRASIL-TURQUIA

304_first_5_1Jovens do grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino- Americano, em parceria com a Conib, participaram de um jantar oferecido pelo Centro Brasil-Turquia. A noite começou com uma atividade artística, em que foi ensinada uma técnica milenar de pintura. Depois da demonstração, os presentes puderam experimentar essa atividade que transformou tintas naturais em desenhos. Como símbolo dessa amizade, todos foram presenteados com um desenho representando ambas as comunidades, parte da bandeira turca e outra de Israel.


CIP RECEBE LEANDRO KARNAL E LOURIVAL SANT’ANNA NO ÚLTIMO ‘’DILEMAS ÉTICOS’’ DO ANO

304_first_5_2A CIP recebeu o filósofo Leandro Karnal e o repórter e analista Lourival Sant’Anna para conversar com o Rabino Michel Schlesinger sobre a corrupção na política, tema que foi escolhido para fechar as palestras de 2017 do ciclo ‘’Dilemas Éticos’’, promovido pela CIP desde 2015 em parceria com a Livraria Cultura.

O evento lotou a sinagoga com mais de 450 pessoas que puderam participar enviando perguntas aos convidados. A novidade da CIP para a noite foi a transmissão online ao vivo pelo Facebook, que alcançou quase 20.000 pessoas em diversas partes do mundo. Pelas redes as pessoas puderam assistir e enviar perguntas.

Leandro Karnal falou sobre a corrupção em suas mais diversas dimensões, desde nosso ambiente cotidiano aos casos famosos de Brasília.

‘’Corrupção não é sempre a mesma, corrupção não é só o desvio do fundo público, é uma verdadeira atitude diante da hermenêutica, da interpretação jurídica da regra. Nem tudo é corrupção, e outras coisas que não são consideradas corrupção devem ser pensadas sempre como como me relaciono com a regra, com a lei, com a norma, e como consigo não incluir meu eu no julgamento moral….’’ Leandro Karnal.

Lourival Sant’Anna falou um pouco sobre sua visão deste assunto com base na experiência de quem passou os últimos anos na cobertura das mudanças na política brasileira e no mundo Árabe.

Crédito da foto: Roberto Setton


GRUPOS JOVENS DA NA’AMAT SÃO PAULO SE CONFRATERNIZAM EM ENCONTRO

304_first_5_3Leonor Szymonowicz, presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, abriu sua residência e recebeu com um jantar as chaverot dos grupos jovens Shamash, Aviv e Lehitraot. Conduzidas pela vice-presidente Sheila Szymonowicz, elas participaram de uma dinâmica de entrosamento em duplas onde foi possível perceber que muitas pessoas que estavam se conhecendo naquele momento, tinham muita coisa em comum, como a vontade de dançar, viajar e aproveitar a vida e a paixão pelo voluntariado.

“Estou muito feliz em ver todos os grupos entrosados e se entendendo. Vamos fazer uma Na’amat jovem e única e promover mais encontros como o de hoje”, disse a presidente da Na’amat SP, Leonor Szymonowicz.


JORNALISTA MAURO WAINSTOCK RECEBE O TROFÉU “TRANSFORMANDO MEU QUADRADO”

304_first_5_4Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, o jornalista Mauro Wainstock foi agraciado com o troféu “Transformando meu quadrado”, concedido àqueles que se destacam por desenvolverem projetos sociais em prol de comunidades carentes do Rio de Janeiro.


FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO FUTSAL SUB 11 DA HEBRAICA DE SP

304_first_5_5Para comemorar a medalha de prata recebida no Campeonato Interclubes Pepac, Isabel e Daniel Cohn abriram as portas de sua residência para receber os alunos do futsal sub 11 da Hebraica de SP, numa noite de confraternização e encerramento do ano.


JOSÉ LUIZ GOLDFARB RECEBE SEU PRIMEIRO PRÊMIO JABUTI

304_first_5_6O multicultural José Luiz Goldfarb, que durante 22 anos atuou como curador do Jabuti, o maior prêmio da Literatura do País, viveu uma noite especial. Recebeu sua estatueta como diretor da Educ – editora da PUC-SP, na categoria Comunicação, pela obra “Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura” (2016, 512 páginas), de Adriano Messias.

“Foi muito emocionante, após distribuir milhares de prêmios, receber pela Educ o meu primeiro Jabuti”, diz Goldfarb.


DEIA CYPRI É HOMENAGEADA EM XX ENCONTRO DE PERSONALIDADES DE DESTAQUE DO ESTADO DE SÃO PAULO

304_first_5_7A apresentadora Deia Cypri foi homenageada pela Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo no XX Encontro de Personalidades de Destaque do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no Auditório Teotônio Vilela, onde os maiores expoentes da sociedade brasileira foram contemplados. Deia Cypri conquistou o reconhecimento como influenciadora digital e formadora de opinião após o lançamento de seu blog. A Influencer se tornou apresentadora do Programa Deia Cypri, na AllTV, a maior emissora de televisão na internet. Com um Talk Show diferenciado, Deia fala sobre moda, beleza, cultura, música, variedades, entre outros assuntos.


CHAVEROT DA NA’AMAT DE SANTOS VISITAM O MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA

304_first_5_8O professor Reuven Faingold e as chaverot santistas

Um pequeno grupo de chaverot da Na´amat Santos, visitou o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, onde foram recebidas pelo professor Reuven Faingold e pela orientadora educacional Ilana Iglicky. Elas visitaram a Sinagoga mais antiga do Estado de São Paulo e as alas sobre Imigração Judaica, Bom Retiro, Judeus que contribuem e contribuíram para o Brasil, Judaísmo e Holocausto.

“Eu já tinha visitado o Memorial, mas quando soube da inauguração da nova ala sobre o Holocausto, resolvi trazer algumas chaverot para visitarem o Memorial. Cada vez que venho a este lugar, aprendo algo novo sobre a imigração judaica ”, destacou a coordenadora da Na’amat Santos, Margot Rothstein.

“Foi um prazer enorme receber as chaverot da Na’amat. Quando estou monitorando um grupo de senhoras judias, costumo dizer que estou passeando, pois a troca é sempre muito intensa”, destacou a orientadora Ilana.


COLEÇÃO VOZES DO HOLOCAUSTO É LANÇADA NA PRESENÇA DE SOBREVIVENTES E FAMILIARES

304_first_5_9Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro ladeada por Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith e Dr. Gilberto Cury, da Comunidade Rhema e Comissão de Direitos e Liberdade Religiosa da OAB-SP.

O teatro Anne Frank ficou pequeno para acolher o público no lançamento da Coleção Vozes do Holocausto – Histórias de Vida, da Editora Maayanot, no último domingo, 3 de dezembro de 2017. A Hebraica de São Paulo recebeu os sobreviventes da Shoah e seus familiares em um emocionante evento, homenageando-os e aos patrocinadores do projeto Vozes do Holocausto. O novo presidente Daniel Leon Bialski falou sobre a importância de trazer o tema para dentro do Clube.

Os dois volumes têm como organizadoras as Profas. Dras. Maria Luiza Tucci Carneiro e Raquel Mizrahi e trazem 37 testemunhos.

Abraham Goldstein, em nome da B’nai B’rith São Paulo agradeceu às Profas. Dras. Maria Luiza e a Raquel e à equipe do ARQSHOAH pelo registro da memória dos que passaram pelo mais terrível ato da crueldade humana. Lembrou que o nazismo foi derrotado militarmente em 1945, mas, seu ideário e inclusive, condutas discriminatórias persistem até hoje e disse: “Nós, da B’nai B’rith, temos atuado desde 2002 para que os ensinamentos dessa história sejam conhecidos e entendidos pela sociedade brasileira, essa ação não teria sido possível sem o apoio e participação da Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro e sua equipe, com as suas preciosas pesquisas e documentos, e da Profa. Leslie Marko, através de seu expressivo e comunicador teatro, e principalmente dos depoimentos em viva voz e emoção dos sobreviventes que tem participado intensamente”.

Um inédito Certificado de Testemunho, outorgado pela Universidade de São Paulo (USP) e assinado pelo novo reitor Vahan Agopyan foi entregue aos sobreviventes que já relataram suas histórias de vida.


CONIB INICIA CONTATO PARA PARCERIA ENTRE UFSC E UNIVERSIDADE DE TEL AVIV

304_first_5_10Eduardo Wurzmann, Ubaldo Balthazar (no centro) e equipe da gestão. Foto: Divulgação.

Com o objetivo de estreitar os laços da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Universidade de Tel Aviv, o secretário-geral da Conib e também presidente da Asssociação dos Amigos da Universidade de Tel Aviv, Eduardo Wurzmann, reuniu-se em 30 de novembro com o reitor pro tempore da UFSC, Ubaldo Balthazar, e equipe da gestão.

Wurzmann falou sobre a cidade de Tel Aviv e os projetos desenvolvidos na Universidade. Contou que dos 30 mil alunos da universidade, 10% são estrangeiros. A Universidade de Tel Aviv mostra interesse na internacionalização e sempre procura parceiros em países com os quais tenha afinidade, como o Brasil, que tem boa imagem em Israel.


ADRIANA AMARAL LANÇA COLEÇÃO DE ALTO VERÃO COM A CIA DE MODA

304_first_5_11Aconteceu o evento de lançamento da coleção de alto verão da Cia de Moda com peças assinadas por Adriana Amaral, reunindo algumas personalidades, amigos, clientes da grife e colegas da repórter da Record TV. Adriana se arriscou nos vocais e acompanhada por Binho Prado e banda, fez uma apresentação musical em um clima descontraído e regado a comidinhas de boteco. A coleção total chega às lojas da CIA de Moda com mais de 200 peças, com inspiração no Marrocos e Japão. Vestidos, saias, pantalonas e maxi casacos foram apresentados em tecidos leves, na sua maioria de fibras naturais, com muito azul, dourado e tons de amarelo.


A UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALÉM É A 82ª UNIVERSIDADE MAIS INOVADORA NO MUNDO

Segundo o Ranking Anual das Universidades mais Inovadoras do Mundo da Reuters, a Universidade Hebraica de Jerusalém ocupa hoje o 82º lugar na classificação geral. Se considerarmos somente Israel, a UH é a que tem melhor colocação, seguida pela Universidade de Tel Aviv (88ª) e Technion – Instituto de Tecnologia de Israel (89ª).

A Universidade Hebraica subiu 14 posições no ranking em relação ao ano passado, quando foi classificada como a 94ª universidade mais inovadora.

O Reuters é um fornecedor de informações e de notícias internacionais com alcance de mais de um bilhão de pessoas todos os dias. A análise deles identifica as instituições de ensino que fazem o máximo para o avanço científico, inventar novas tecnologias e impulsionar novos mercados e indústrias. O ranking se baseia em uma série de indicadores, incluindo pedidos de patentes e citações de pesquisas.

O Reuters mencionou a Yissum – Companhia de Pesquisa e Desenvolvimento, companhia de transferência de tecnologia da Universidade Hebraica por disponibilizar no mercado as descobertas e tecnologias dos alunos e pesquisadores, com 10000 patentes registradas cobrindo 2800 invenções, mais de 900 tecnologias licenciadas e 125 startups aceleradas.

“Estamos agradecidos por este reconhecimento da Universidade Hebraica como líder em inovação” disse Prof. Asher Cohen, Presidente da Universidade Hebraica de Jerusalem.” Há um século, essa herança de inovação começou com os nossos fundadores, Albert Einstein, Sigmund Freud e Martin Buber. Mais de meio século atrás, estabelecemos a Yissum para transformar pesquisa científica acadêmica em aplicações comerciais. E hoje, essa cultura de inovação continua com os esforços e a excelência de nossos alunos, professores e funcionários, cujo trabalho é criar um mundo melhor para pessoas em todos os lugares”.

“A Yissum – Cia de Pesquisa de Desenvolvimento da Universidade Hebraica de Jerusalém, traz tecnologias e descobertas de estudantes e pesquisadores ao mercado”, disse o perfil da Reuters. “Os administradores afirmam que os produtos com base em suas patentes comercializadas geram mais de US $ 2 bilhões por ano nas vendas. Os desenvolvimentos bem-sucedidos incluem a droga Exelon, usada para tratar a doença de Alzheimer; Doxil, para câncer de ovário; e Mobileye, um sistema de alerta de colisão para veículos”.

“Essas inovações altamente bem-sucedidas são excelentes exemplos do tipo de pesquisa transformacional que continuamente se origina na Universidade Hebraica”, disse o Dr. Yaron Daniely, CEO e Presidente da Yissum. “Nossa missão como uma das primeiras empresas de transferência de tecnologia já criada é certificar-se de que a pesquisa inovadora da Universidade Hebraica continue a atrair o apoio empresarial e industrial e a se traduzir em soluções para os desafios enfrentados hoje em dia no mundo”.

Yissum é a empresa de transferência de tecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Fundada em 1964, é a terceira empresa desse tipo a ser estabelecida e hoje serve de ponte entre pesquisa acadêmica de ponta e uma comunidade global de empreendedores, investidores e organizações industriais. Para mais informações, visite www.yissum.co.il.

A Universidade Hebraica de Jerusalém é a principal instituição acadêmica e de pesquisa de Israel, onde a ciência e o conhecimento são avançados em benefício da humanidade. A Universidade Hebraica produz um terço de toda a pesquisa civil em Israel. Para obter mais informações, visite http://new.huji.ac.il/pt .

20
20