KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL | Glorinha Cohen

KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

INDEPENDÊNCIA

Consta no Pirkei Avot (6, 4): “Esta é a forma de estudar Torah: come um pedaço de pão com sal, bebe pouca água, dorme sobre a terra, vive uma vida árdua e esforça-te no estudo da Torah”. Esse ensinamento, muitas vezes entendido de forma restrita e automática, vem nos passar a seguinte mensagem: o estudo de Torah deve ser algo independente de qualquer condição. Mesmo que a pessoa só tenha pão com sal para comer, pouca água para beber, isso não o isenta da obrigação de estudar, de se conectar, de viver uma vida de Torah.


BE FREE (SEJA LIVRE)!

A definição de liberdade há muito foi deturpada e desviada de seu verdadeiro significado. Nossos sábios nos ensinam (Avot 6, 2): “Pois só é livre aquele que se dedica ao estudo da Torah”. O estudo da Torah nos proporciona uma visão de mundo distinta, de que o homem, para ser livre, necessita de limites. Caso contrário, seria dominado e escravizado por seus desejos e instintos! Dessa forma, a verdadeira liberdade está na Torah!


NADA É NOSSO!

Nossos sábios nos ensinam como lidar com os bens materiais deste mundo (Avot 3, 20): “Tudo é dado sob caução”. Nenhum objeto nos pertence de forma absoluta. Tudo nos foi cedido temporariamente para que possamos progredir, melhorar a nós mesmos e aos que estão ao nosso redor.


Fonte: Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

306_história_1_1