QUATRO ANOS NOVOS? – RABINO KALMAN PACKOUZ

306_história_5_1Você sabia que as árvores não apenas fazem aniversário, mas também têm seu próprio Ano Novo?Quarta-feira, dia 31 de janeiro, iniciou-se Tu B’Shevát (o décimo quinto dia do mês hebreu de Shevát) e o dia do Ano Novo para as árvores!

Nos tempos do Templo Sagrado de Jerusalém esta data era usada com referência para o cálculo do dízimo que seria retirado das frutas das árvores. O Talmud nos relata que as árvores paravam de absorver água da terra e se nutriam de sua própria seiva nesta data. A data para o cálculo da idade das árvores para efeitos de Orlá (Vaikrá 19:23) – em que as frutas das árvores só podem ser comidas de árvores que tenham pelo menos 4 anos de idade – é em Rosh Hashaná.

Como celebramos Tu B’Shevát? Comendo frutas – especialmente as frutas pelas quais a Torá louva a Terra de Israel: “Uma terra de trigo, cevada e uvas, e árvores de figo e romãs; uma terra de oliveiras e mel (de tâmaras)” (Devarim 8:8). E também: “… e deverão comer e se satisfazer e abençoar o Todo-Poderoso, seu D’us, pela boa terra que Ele lhes deu” (Devarim 8:10). O Povo Judeu se alegra com as frutas, com a Terra e com o Todo-Poderoso que nos deu vida.

Os cabalistas da cidade de Tsefat (Safed), em Israel, compilaram no século 16 um ‘Seder’ de Tu B’Shevát algo parecido com o Seder de Pessach, com meditações e explicações sobre as dimensões espirituais das frutas, junto com suas bênçãos, músicas e seus significados mais profundos. Você pode encontrar tudo isto em http://www.aish.com/h/15sh/ho/48965616.html.

Em nossa casa nós fazemos uma ‘mesa de frutas’ – inclusive e especialmente com aquelas mencionadas acima pelas quais a Terra de Israel é louvada. É um momento de agradecimento por tudo o que o Criador nos dá e que poderíamos pensar que é óbvio que temos direito.

O homem é comparado a uma árvore. No livro Pirkei Avót (Ética de Nossos Antepassados) está escrito o seguinte: “Uma pessoa cuja sabedoria excede seus bons atos é comparada a uma árvore cujos galhos são numerosos, porém com poucas raízes. Um vento forte bate e acaba arrancando a árvore de seu lugar. Entretanto, uma pessoa cujos bons atos excedem a sua sabedoria é comparada a uma árvore com poucos galhos, mas cujas raízes são numerosas. Mesmo se todos os ventos do mundo a açoitarem, não conseguirão movê-la de seu lugar (Pirkei Avót, capítulo 3, mishná 22)”.

Como numa árvore, nossas ‘raízes’ são a fonte de nutrição para nossas vidas. A nutrição judaica é a Torá – a sabedoria e os significados para criarmos nossa conexão com o Todo-Poderoso. O Maharal de Praga, Rabino Yehuda Loewe (Tchecoslováquia, 1526-1609), ensinou que da mesma maneira que uma árvore desenvolve galhos, flores e frutas para cumprir o seu propósito, o homem precisa trabalhar para produzir conquistas morais, intelectuais e espirituais para cumprir o seu propósito de vida. Estes são os frutos de nossa existência!

Da mesma maneira que uma árvore necessita de solo, água, ar e luz solar, assim as pessoas precisam estar espiritualmente enraizadas e conectadas a uma fonte de nutrição. Água para as árvores, sabedoria da Torá para nós, como Moisés proclamou: “Possam meus ensinamentos gotejar como o orvalho” (Devarim 32:2). Ar para as árvores e espiritualidade para nós, como declara a Torá: “D’us soprou a vida nas narinas do Homem” (Bereshit 2:7). Luz solar para as árvores e o calor da amizade e da comunidade para os seres humanos. O Rabino Shraga Simmons escreveu um belo artigo intitulado “Man is a Tree” (O Homem é uma Árvore), desenvolvendo mais sobre este tema, cuja íntegra (em inglês) pode ser lida em http://www.aish.com/h/15sh/i/48960526.html .

306_história_5_2Há muito mais disponível em nosso site, no endereço www.aish.com/tubshvat (em inglês) ou www.aishlatino.com/h/15sh (em espanhol).

FELIZ ANO NOVO DAS ÁRVORES A TODOS!


Pensamento: “Você pode reclamar porque as rosas têm espinhos, ou pode se alegrar porque os espinhos têm rosas!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20