ALEXANDRU SOLOMON LANÇA O LIVRO “A MARATONA DA VIDA”

Foi em São Paulo o concorrido lançamento do livro “A Maratona da Vida”, do escritor Alexandru Salomon.

“Trata-se de uma série de contos e crônicas de textos sobre bolsa de valores a caixa dois, de apresentação das fraquezas do ser humano a aspectos do fantástico – não o programa da Globo. Voltam os personagens de outros livros Ababurtinogamerontes, Lucy e Kofinski, enfim, uma simpática mistura”, disse o autor.

Prefácio da obra

Por que A maratona da vida, logo eu que critico o abuso de metáforas?

Por uma razão sentimental. Minha carreira de maratonista está prestes a se encerrar. Sou obrigado a admitir que o tempo voa.

Parece que foi ontem o lançamento do meu primeiro livro – Almanaque anacrônico. Foi na virada do milênio. Chegou a vez do 14°. Conservei a doce e inocente mania de tentar arrancar sorrisos dos meus leitores. Assim, creio que jamais desistirei de frases como: “A estátua da Vitória de Samotrácia permanece até hoje sem cabeça por causa das restrições de verbas que o governo francês impôs ao museu do Louvre”, ou “A Vênus de Milo está sem braços devido a uma reprovável mania de roer as unhas levada ao extremo”. Nessa mesma linha, poderia relatar que Schubert teve de se dobrar ante as reclamações de barulho noturno de seus vizinhos e foi obrigado a deixar uma Sinfonia Inacabada. Se essas tentativas foram bem-sucedidas ou não, caberá ao leitor decidir.

Sou bastante econômico ao escolher os nomes dos meus heróis: Ababurtino, L., Kofinsky. Para aqueles que julgarem que este último possui uma conotação ofensiva, informo que Pasepoff já está no aquecimento.

Não procuro mudar o mundo com minha prosa. Sei que a Terra continuará a girar em torno do Sol e que há fortes indícios de que ela não seja plana.

Com um pouco de objetividade, admito que o livro não alterará a marcha da História: as desigualdades persistirão, devoradores de esses mutilarão os plurais e os profetas do apocalipse deverão refazer suas previsões.

Por último, uma confissão: sei que a fama me perseguirá, mas até agora tenho conseguido ser mais rápido.

306_fique_2_1

306_fique_2_2

306_fique_2_3

306_fique_2_4

306_fique_2_5

306_fique_2_6

306_fique_2_7

306_fique_2_8

306_fique_2_9

20
20