MINISTRO LUIZ FUX TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

307_first_3_1O ministro Luiz Fux, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Roberto Jayme/TSE)

Desde o último dia 6 de fevereiro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sob o comando do Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. Ele, que está substituindo o ministro Gilmar Mendes, ocupará a presidência por apenas seis meses, posto que em setembro termina o segundo biênio dele como ministro do TSE. No dia 15 de agosto Fux passará o cargo para a ministra Rosa Weber, atual vice-presidente do tribunal.

Nascido no Rio de Janeiro em abril de 1953, o novo presidente do TSE é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor titular de Processo Civil. Foi promotor de Justiça até ingressar na magistratura estadual em 1983, passando dez anos no Superior Tribunal de Justiça antes de integrar a turma do STF, em 2011.

Durante sua posse, Luiz Fux destacou que vai trabalhar na educação do eleitor, tendo como parceiros os Tribunais Regionais Eleitorais. Também se empenhará na aplicação da Lei da Ficha Limpa e no combate às notícias falsas (fake news) que veiculam pelas redes sociais, trabalhando em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público.

“A atuação proativa do TSE estará alicerçada em pilares fundamentais: aplicar sem hesitação a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2018 e combater as notícias falsas, as tão propaladas fake news”, disse Luiz Fux.

Dentre muitos, prestigiaram a posse de Luiz Fux o presidente Michel Temer; o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, o presidente do Senado Eunício Oliveira, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU) Grace Mendonça e o ministro da Saúde Ricardo Barros.

20
20