EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE

E faz acontecer, como Sulamita Tabacof, Eva Alterman Blay, a atriz Gal Gadot, os integrantes do movimento Habonim Dror, Debora Raicher, Renata Pilnik, Glaucia La Regina, Clarice Jozsef, Leonor Szymonowicz, o rabino Motl Malowany, Eduardo El Kobbi, Marcel Rivkind, André Lajst e o ministro Naftali Benet, dentre outros.


SULAMITA TABACOF, PRESIDENTE DE HONRA DA WIZO SP, RECEBERÁ HOMENAGEM

307_first_5_1

A comemoração do Dia Internacional da Mulher acontecerá no dia 5 de Março, às 14h30, com chá da tarde no Buffet Menora, em São Paulo, ocasião em que a Wizo homenageará uma das suas mais ativas integrantes: Sulamita Tabacof, Presidente de Honra da Wizo São Paulo. Por sua trajetória, experiência e abnegada dedicação à causa WIZO, Sulamita é paradigma de trabalho comunitário e fonte de inspiração para as novas gerações que abraçam a causa. A tarde contará com animação dos cantores Claudio Goldman, Sabrina Shalom e Gabriel Goldman no clarinete. Informações e convites por adesão com Liane tel. (11) 3257.0100.

Sulamita Tabacof nasceu na Bahia e iniciou suas atividades na WIZO de lá por volta dos anos 60, a convite da Consulesa de Israel Antonietta Feffer, na época presidente da WIZO Brasil. De mudança para São Paulo, foi convidada para assumir o cargo de Secretaria Geral do Executivo da WIZO Brasil. Em 2006, com a presença da Presidente da WIZO Mundial Helena Glaser, Sulamita recebeu o primeiro broche e título de “Mulher de Valor”. Ela é a maior arrecadadora do Centro WIZO São Paulo, responsável por contatos com grandes patrocinadores, entre eles o Banco Bradesco o maior banco privado do país.


EVA ALTERMAN BLAY EM PORTUGAL

307_first_5_2Coordenadora do USP MULHERES (programa da ONU Mulheres que inclui 10 universidades do mundo, entre as quais a USP), socióloga e professora Titular Sênior do Departamento de Sociologia da USP, Eva Alterman Blay participou do 5º Simpósio Internacional da AMONET- Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas sobre a DIMENSÃO DE GÊNERO NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE. O evento foi realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e Eva desenvolveu o tema “Oportunidades Iguais para as Mulheres na Ciência: Avanços e Obstáculos. Uma perspectiva brasileira”. Ela é autora de vários livros entre os quais: “50 Anos de Feminismo: Brasil, Argentina e Chile (Edusp, 2017) e “O Brasil como Destino. Raízes da Imigração Judaica Contemporanea para São Paulo (Editora Unesp 2013).


ISRAELENSE GAL GADOT É A NOVA EMBAIXADORA MUNDIAL DA REVLON

307_first_5_3A Revlon anunciou a atriz israelense Gal Gadot, a “Mulher Maravilha”, como sua nova embaixadora global. De acordo com a empresa, ela é um exemplo do que é viver corajosamente e, nas campanhas, terá o objetivo de inspirar outras mulheres a se expressarem com “paixão, otimismo, força e estilo”. Além disto, Gal Gadot aparecerá em um episódio da série de desenho americano “Os Simpsons” e um cinema localizado no norte de Israel vai receber seu nome, por ela ser um exemplo de sucesso. Gal Gadot foi a sexta pessoa mais procurada na internet, conforme dados da Google.


HABONIN DROR REÚNE 260 JOVENS EM ENCONTRO EM SP

307_first_5_4Integrantes do movimento Habonim Dror e Ricardo Berkiensztat. Foto:Divulgação

O movimento juvenil Habonim Dror Brasil reuniu mais de 260 jovens com idades entre 15 e 22 anos em seu encontro semestral em São Paulo entre os dias 22 e 29 de janeiro e, no dia 28, participou do evento, na CIP, em Memória das Vítimas do Holocausto.

O Habonim Dror realizou o encontro com a participação de jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Manaus, Fortaleza e Campinas. As ideologias do movimento, Ética e valores judaicos, correntes sionistas, Derech Lashalom (caminho para paz), Shorashim (raízes) foram alguns dos temas debatidos na Machane, que também participou de eventos com representantes da CONIB, FISESP, Agência Judaica, Taglit e de ato de comemoração de Tu Bishvat com o KKL. O Habonim Dror é um movimento juvenil judaico sionista, presente em 21 países – quatro na América Latina – e, aqui no Brasil, atua em 11 comunidades judaicas.


NA’AMAT PROMOVE SEMINÁRIO EM ISRAEL

307_first_5_5A primeira reunião de 2018 realizada na Sede da Na’amat Pioneiras São Paulo contou com a participação das chaverot Debora Raicher, Renata Pilnik e Glaucia La Regina (na foto com Clarice Jozsef e Leonor Szymonowicz), que fizeram parte do grupo de 13 brasileiras que participaram do Seminário de Lideranças da Na’amat Pioneiras Brasil, que aconteceu em Israel. As chaverot frisaram o grande aprendizado que tiveram durante a viagem, destacando a união do grupo, a calorosa recepção em Israel, bem como a intensa programação que lhes permitiu conhecer de perto creches, escolas e centros da Na’amat que oferecem ajuda à mulheres, crianças e famílias em Israel, independente de credo, religião ou nacionalidade.


KNESSET ISRAEL E KKL BRASIL PLANTAM JUNTOS EM TU BISHVAT

307_first_5_6

A Sinagoga Knesset Israel e o KKL Brasil se uniram para a festividade de Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores, comemorado em 31 de janeiro. A programação teve início com a reza de Shacharit e um café da manhã especial com frutas típicas de Eretz Israel na Sinagoga da Avenida Angélica e teve sequência na nova sede, localizada à Rua Dr. Brasílio Machado, 91, onde foi feito o plantio de uma árvore, além de uma visita à obra do novo Centro Cultural que abrirá suas portas em 2018. Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil, marcou presença.

“Há várias lições que o homem pode e deve aprender com as árvores e seus frutos, que representam nossa continuidade. Estamos comemorando Tu Bishvat em nossa futura Sede, que vem dar sequência à uma história centenária provando que somos um elo de uma grande corrente”, destacou o rabino Motl Malowany.

“Ficamos muito envaidecidos em receber a diretoria do KKL Brasil para juntos plantarmos uma árvore em Tu Bishvat, simbolizando a renovação e o crescimento da nossa comunidade judaica aqui no bairro de Higienópolis”, finalizou o presidente da Knesset Israel, Marcel Rivkind.


CONFERÊNCIA EM ISRAEL ABORDA RACISMO E ANTISSEMITISMO NO BRASIL

O brasileiro-israelense André Lajst, mestre em diplomacia pela IDC Herzlyia e especialista em questões do Oriente Médio, deu palestra em Israel sobre a situação de racismo e antissemitismo no Brasil. Ele falou na Conferência Legal Network Initiative 2018, que começou na segunda-feira (5) e terminou nesta quarta-feira (7) e foi promovida com o apoio do Ministério da Estratégia e Diplomacia Pública de Israel. O objetivo da conferência foi o de criar uma rede de informações entre especialistas, ativistas e advogados, além de representantes de governos, para combater o movimento palestino de boicote e deslegitimação de Israel no mundo. André Lajst foi pesquisador da ICT (International Institute for Counter-Terrorism), uma organização sem fins lucrativos vinculada à IDC Herzlyia. Escreve para Times Of Israel e Jerusalém Post e frequentemente para mídia do Brasil no UOL, Folha, Exame e Istoé. Especialista no conflito israelo-palestino, André Lajst foi oficial acadêmico da inteligência da Força Aérea de Israel.


ISRAEL LANÇA SISTEMA PARA RASTREAR ANTISSEMITISMO NAS REDES

O ministro de Assuntos da Diáspora da Israel, Naftali Benet, anunciou nesta quinta-feira a implementação de um novo sistema de rastreamento e análise capaz de detectar, em escala global e em tempo real, qualquer mensagem antissemita divulgada na internet, principalmente no Facebook e no Twitter.

“Como ministro de Assuntos da Diáspora, me sinto responsável por cada judeu do mundo”, acrescentou Benet. O novo sistema de rastreamento está sendo desenvolvido há dois anos com o apoio dos ministérios de Defesa e Assuntos Estratégicos de Israel.

Um dos objetivos do sistema, segundo Benet, é detectar onde há maior atividade antissemita no mundo. “Só é possível agir quando você sabe onde isso está ocorrendo”, ressaltou o titular do Ministério de Assuntos da Diáspora. Segundo o ministro, cerca de 10 mil publicações e tweets antissemitas são identificados por dia pelo sistema, que analisa por volta de 200 mil mensagens suspeitas em 24 horas. Essas informações serão repassadas posteriormente aos governos de cada país ou cidade para que elas encontrem soluções para conter o problema.

Benet explicou que os dados serão divulgados ao público mensalmente. O objetivo, disse o ministro, é “envergonhar aqueles que geram esses conteúdos”. “Queremos que eles se comportem bem”, ressaltou. “A cada mês publicaremos um relatório não só com as dez pessoas mais influentes no Twitter que divulgam antissemitismo, mas também com as dez cidades mais antissemitas, etc. Eles não vão querer ficar nessa lista por muito tempo”, indicou.

20
20