REFLEXÕES DO LUTO – RABINO DOVI GOLDBERG

307_história_4_1Estes momentos nos despertam para pensarmos além da rotina, do dia a dia, diferenciando as coisas que são supérfluas daquelas que têm significado, e que são de fato a verdadeira razão e prazer de nossas vidas.


Escrevo este papo em homenagem à minha irmã mais jovem, a Chomie, durante o período de Shiva pelo seu passamento.

Estes são momentos em que o sentimento é de perda e vazio no coração. Mas, ao mesmo tempo, sinto gratidão por ter sido abençoado por ter essa alma maravilhosa em nossas vidas.

Aqui na Bélgica, minha irmã era conhecida como a “mulher de hospitalidade”. Isto porque a sua casa estava sempre aberta a qualquer pessoa, seja Seder de Pessach, Shabat, Yom Tov ou mesmo um dia da semana qualquer, era sabido que podia encontrar-se conforto em sua casa.

Ela faleceu na manhã de Sábado. Algumas horas antes, de sua cama no hospital, ela pediu ao seu marido para agilizar os preparativos de Shabat pois ela queria acender as velas e aceitar o Shabat um pouco antes. E esta foi a sua última Mitzvá, algumas horas antes de Hashem levar de volta a sua alma.

Estes momentos nos despertam para pensarmos além da rotina, do dia a dia, diferenciando as coisas que são supérfluas daquelas que têm significado, e que são de fato a verdadeira razão e prazer de nossas vidas.

Um abraço e Shalom.

RABINO DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20