KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que melhoram o nosso dia a dia.


Estude

Adote sozinho ou, de preferência, com um amigo um programa de estudos diários ou semanais de comportamento ético e religioso para o seu crescimento e aprimoramento espiritual. Afinal, é para isso que você vive. Não postergue esses estudos para o futuro, para quando achar que terá mais tempo. Organize-se e comece. Como dizem nossos sábios:“Se não agora, quando?”


D-us, já fiz a minha parte . Agora é a Sua vez!

Ensinam nossos sábios que devemos servir a D-us de forma despretensiosa. Outro ensinamento é que tudo que D-us faz é para o nosso bem! Sendo assim, quando cumprimos uma mitzvá (preceito), a recompensa vai chegar. Vale lembrar, contudo, que o retorno Divino não funciona de forma matemática e automática. Não se trata de um toma-lá-dá-cá. Geralmente, Ele nos retribui de maneira indireta, fazendo justiça e benevolências conosco sem sabermos como as coisas acontecem.


Seja discreto

A discrição é a mãe de todas as virtudes. Confie numa pessoa discreta quando estiver com alguma questão ou precisar se colocar. Saiba que o outro guardará para si o que você disser, criando uma atmosfera agradável entre vocês. A indiscrição, em contrapartida, destrói a humanidade, cujo fundamento é a discrição.


Raiva

Está escrito: quem sente raiva é como se estivesse praticando idolatria. A raiva é um defeito de caráter. Ela faz mal ao seu corpo, à sua alma e aos que lidam com você. Dizem nossos sábios que o verdadeiro herói é aquele que consegue dominar e controlar suas paixões e emoções. Simplifique sua vida e a dos outros não sendo tão justiceiro. Seja firme e flexível como o bambu.


Fonte: Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

308_história_3_1

20
20