ASSUNTO SÉRIO – É PRECISO SABER

Acontecimentos ao redor do mundo que influenciam nosso dia a dia. Confira aqui alguns deles.


EUA ANUNCIAM INAUGURAÇÃO DE EMBAIXADA EM JERUSALÉM PARA MAIO

308_fique_2_1Bandeira de Israel sobre a Cidade Velha de Jerusalém – Ammar Awad / REUTERS

O Departamento de Estado dos EUA anunciou que o país inaugurará sua controversa embaixada em Jerusalém em maio. Segundo a porta-voz Heather Nauert, o planejamento antecipado foi feito para coincidir a data de inauguração com o 70º aniversário da fundação do Estado de Israel, em 14 de maio.

Inicialmente, segundo informaram à Reuters autoridades sob anonimato, a representação diplomática terá apenas alguns escritórios num edifício que já é administrado pelos EUA na cidade. A inauguração viria no mesmo dia em que, em 1948, Israel declarou independência e o então presidente Harry Truman reconheceu o anúncio.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como capital de Israel no ano passado, anunciando o processo de transferência da embaixada de Tel Aviv para a cidade sagrada. Abrir a embaixada em maio implicaria em acelerar consideravelmente o planejamento do governo.

Inicialmente, a previsão do vice-presidente americano, Mike Pence, era que a inauguração aconteceria no fim de 2019. O secretário de Estado Rex Tillerson, por sua vez, disse que o processo levaria anos. Ainda segundo Tillerson, seria necessário adquirir um local, estabelecer planos de construção, obter as autorizações necessárias do Congresso americano e, depois, depois construir a embaixada. Ele negou, no início deste ano, uma declaração do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que disse que os EUA poderiam transferir a sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém dentro de um ano.

— Não é uma coisa que vá acontecer este ano, nem provavelmente o próximo ano, mas o presidente quer que avancemos de maneira muito concreta e resoluta — declarou Tillerson em dezembro, após participar de um compromisso com o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, em Paris.

A decisão do presidente americano de transferir a embaixada foi denunciada pelos palestinos e muito criticada por grande parte da comunidade internacional. Desde então, a medida frustrou o sonho palestino de ver a cidade sagrada como capital de um futuro Estado e acirrou os ânimos na região. A medida coloca em perigo os esforços de paz no Oriente Médio e gerando desconfiança tanto no mundo árabe quanto nos aliados ocidentais.

União Europeia apoia capital palestina em Jerusalém Oriental

Embaixada dos EUA irá para Jerusalém no fim de 2019, diz vice-americano

Fonte: O Globo


POLÔNIA ESTUDA LIMITAR O ABATE KASHER

Não contentes com a lei que proíbe ligar a Polônia ao Holocausto, agora uma nova lei para restringir o abate de animais segundo as leis judaicas, para a obtenção de carne kasher está sendo estudada no país.
A lei polonesa sobre os direitos dos animais poderia impor restrições ao abate de kosher e bloquear a exportação de carne kasher para outras comunidades judaicas na Europa, dizem os líderes da Associação Judaica Europeia.

“O projeto de lei exige restrições à exportação de carne kosher da Polônia, o que afetaria uma grande parte das comunidades judaicas na Europa “, disse o rabino Menachem Margolin, presidente da EJA, depois de examinar o projeto de lei. Margolin acrescentou que iria lutar contra a legislação, salientando que isso contradiz a liberdade de religião.

Ele disse que o projeto de lei poderia impor uma pena de até 4 anos de prisão.

“Eu não quero imaginar o que será a próxima etapa após a promulgação da Lei do Holocausto e a introdução de restrições ao abate de kosher na Polônia. Exorto o governo de Israel a abordar o assunto em qualquer discussão entre os governos,” ele disse em um comunicado.
Haaretz | www.haaretz.com


RELATÓRIO DO WJC APONTA AUMENTO DO ANTISSEMITISMO NAS REDES SOCIAIS

Relatório divulgado pelo World Jewish Congress (WJC) revela que aumentou ‘dramaticamente’ o número de publicações antissemitas nas redes sociais em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. O relatório apontou um aumento de 30% das mensagens antissemitas nas redes sociais em relação a 2016. O relatório “Símbolos antissemitas e negação do Holocausto nas redes sociais: janeiro de 2018” foi apresentado no final do mês de janeiro por Robert Singer, CEO e vice-presidente da organização na Conferência Internacional de Roma sobre a Luta contra o Antissemitismo.


INCIDENTES ANTOSSEMITAS AUMENTAM NOS ESTADOS UNIDOS

A ADL (Anti-Defamation League) revelou que incidentes antissemitas tiveram aumento de 57% nos Estados Unidos em 2017. Segundo a organização, ocorreram 1.986 incidentes no ano passado, incluindo ações de vandalismo, constrangimento, ameaças de atentados e até mesmo agressões físicas a judeus. Jonathan Greenblatt, diretor e CEO da ADL, disse que o “alarmante” aumento desses incidentes vem sendo alimentado por extremistas de extrema-direita. Greenblatt admitiu, porém, que as denúncias sobre casos de antissemitismo no país têm levado a um aumento dos relatos. A ADL e outros grupos de direitos humanos relataram um aumento do número de incidentes em que grupos extremistas de extrema direita distribuíram panfletos racistas e antissemitas em campi universitários. O porta-voz da ADL, Todd Gutnick, disse, porém, que o relatório da organização contabilizou apenas incidentes com mensagens antissemitas em campi universitários.

20
20