PALAVRA DO PRESIDENTE DANIEL LEON BIALSKI

308_hebraica_1_1Qual o segredo da continuidade judaica? Não sei ao certo. Meu saudoso pai dizia sempre: siga seu coração. Assim educo meus filhos e minha esperança é poder contribuir com o melhor de meus esforços nessa tarefa de transmitir os valores éticos que constituem o judaísmo.


CONTINUIDADE JUDAICA. DESAFIO E MISSÃO

Segundo as estatísticas, nós, os judeus, somos bem menos de 1% da população mundial.

No entanto, embora quantitativamente isso signifique pouco, a história é prova de que sempre nos destacamos dando razão ao dito popular “somos poucos, mas parecemos muitos”. É grande a contribuição dos judeus em todos os ramos do conhecimento humano a ponto de mais de 150 dos nossos, uma proporção enorme em relação à população judaica, terem ganho o Prêmio Nobel.

Isso se repete no Brasil e para onde nos viramos sempre há um judeu se destacando.

Mas, um grande desafio bate à nossa porta.

A modernidade com sua carga de desapego aos valores e tradições, muitas vezes tem afastado os jovens do seio de nossa comunidade. Uma das grandes bandeiras da Hebraica, na verdade uma missão, é atrair esse público para viver mais ativamente e com mais frequência nosso clube.

Vamos insistir em firmar e confirmar a Hebraica como um verdadeiro centro comunitário com tudo o que isso significa. Aqui tem esporte, lazer, convívio comunitário e social e exerce um papel importante na transmissão de nossa história e de nossas mais caras tradições, ao longo de gerações. Le dor va dor.

Existem muitas teorias que tentam explicar a razão dessa continuidade, mas é simples: nenhum outro povo dedicou tanto de suas energias sem descansar nesse sentido.

É a convivência em comunhão que ajudará na formação da identidade judaica de nossos filhos, netos e amigos.

Não há nada inevitável sobre a identidade judaica. Na Diáspora os judeus se esforçam para parecer o que, de fato, são: judeus. Em Israel são todos judeus. São irmãos, da mesma tribo. Tal como se lê na Bíblia: Shevet achim gam iachad. Lá se é judeu porque vive no que se convencionou chamar de Estado Judeu, onde todos os aromas e sabores são judeus, do mundo todo. O idioma é o hebraico. O calendário é judaico. Os dias de descanso e celebrações são aqueles mencionados na Torá. Ali estão as cidades onde Abraham, Yitzhah e Yaacov armaram suas tendas. Há a majestosa Jerusalém, a cidade de David.

Aqui, nossa luta é manter a união e preservar nossos princípios e nossa gente. Vivemos aquilo que aprendemos. Se não aprendermos o que é ser judeu, o antissemitismo nos dirá. Porém, devemos repassar a nossos filhos o orgulho e a honra de serem judeus. Temos que ter orgulho de nossa religião, de nosso povo, de nosso clube. Celebrar e comemorar sempre a vida.

Às vésperas de Purim, dentro e fora do clube era contagiante a alegria. Diversos eventos, retorno dos treinos, aulas e convívio. E, não podemos esquecer nossa participação na folia na Faria em parceria com outros grandes clubes de São Paulo, mostrando que estamos no caminho certo. Iremos e vamos fortalecê-lo e aprimorá-lo. Esse grupo está focado nesse objetivo.

Qual o segredo da continuidade judaica? Não sei ao certo. Meu saudoso pai dizia sempre: siga seu coração. Assim educo meus filhos e minha esperança é poder contribuir com o melhor de meus esforços nessa tarefa de transmitir os valores éticos que constituem o judaísmo.


Nota – matéria publicada na revista da Hebraica – março/2018

20
20