MORRER SEM SEU TEMPO- RABINO NISSIM KATRI

309_historia_5_1Privar sua família de sua companhia porque você deseja fazer mais dinheiro, mesmo se o dinheiro é para prover mais à sua família, não é sábio.


Rabi Baruch de Mezibosh dizia: “não seja tolo, por que morrer sem o seu tempo?”.

As pessoas nunca parecem ter tempo para as coisas que são realmente importantes. Elas podem ficar no trabalho muitas horas e passar relativamente pouco tempo com suas famílias. Privar sua família de sua companhia porque você deseja fazer mais dinheiro, mesmo se o dinheiro é para prover mais à sua família, não é sábio. É essencial dizer o seguinte: “as coisas que eu te dou têm um valor maior para você do que eu mesmo”. Se nós dermos aos nossos filhos esta mensagem, nós estamos debilitando o respeito que eles têm por nós. Como podemos querer que eles nos respeitem se nós não respeitamos adequadamente a nós mesmos?

Devemos dedicar mais tempo ao estudo da Torá. Será que alocamos o nosso tempo corretamente? Frequentemente, podemos passar 30 minutos na oração e no estudo da Torá, e 9 ou 10 horas no escritório.

No ultimo dia de uma vida, ninguém disse: “o meu remorso é que eu não passei mais tempo no escritório”. O remorso é, invariavelmente, que a pessoa não passou mais tempo com sua família ou na busca da espiritualidade.

A Torá diz sobre o nosso patriarca Avraham que ele vinha com seus dias. Isto é, Avraham acumulou tempo usando sabiamente. Muito frequentemente nós gastamos o tempo, ao invés de acumulá-lo.

Esta é a lição do Rabi Baruch. “Não seja tolo, não morra sem tempo. Viva de tal maneira que você acumule tempo ao invés de gastá-lo”.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20